QR Code Araguaína – Como pagar e comprar

Araguaína é um município localizado no estado de Tocantins, região Norte do nosso Brasil. Sua população no último senso foi estimada em 180 mil, o que pode parecer pouco, mas definitivamente não é: a cidade é a segunda mais populosa do estado, ficando atrás apenas da capital Palmas.

QR Code

Uma curiosidade interessante sobre Araguaína é que a cidade já foi a maior do estado, mas depois sua população foi ultrapassada por Palmas, capital que foi planejada e que nasceu junto com a emancipação do estado.

A localização de Araguaína, no entanto, dá a mesma um altíssimo potencial econômico. Ela está entre dois rios federais, o rio Tocantins e rio Araguaia, muito próxima das divisas de estado com o Maranhão e Pará e, ainda, possui facilidades para acesso ferroviário e rodoviário para diversas regiões do Norte e Nordeste do país, fazendo com que se destaque tanto no sentido comercial, como também de saúde, educacional e de serviços.

A região também é conhecida como “capital do boi gordo”, uma vez que abriga um forte movimento de consolidação de propriedades do tipo rurais. Desta forma, também tem recebido cada vez mais investimentos imobiliários e no segmento de infraestrutura, que leva muitos trabalhadores para lá.

Considerando o alto potencial da região em todos os aspectos mencionados acima, não é à toa que nos últimos tempos a cidade esteja apostando na implementação de diversos novos recursos e tecnologias de pagamento para que se adapte às tendências atuais e, principalmente, atenda a um número cada vez mais elevado de pessoas. Vamos falar um pouco sobre esse assunto?

Conhecendo a nova tecnologia do QR Code

É fato que a cidade de Araguaína está passando por diversas transformações, especialmente no que diz respeito à infraestrutura e urbanismo. De alguns anos para cá, a cidade tem recebido investimentos imobiliários de forma expressiva, o que também abre espaço para a chegada de segmentos que vão atender aos novos moradores, empreendedores e trabalhadores, tais como indústrias, fábricas, shoppings, lojas e muitos outros.

Diante disso, fica claro que o município terá que se adaptar também aos mais diversos meios atuais de pagamento, como é o caso da implementação do QR Core em Araguaína. O investimento na nova tecnologia visa facilitar a adaptação dos novos moradores, trabalhadores e visitantes da cidade.

Você já sabe o que é QR Code e como ele funciona?

O QR Code nada mais é do que um código muito similar ao código de barras. A diferença é que ele é quadrado e possui linhas disponíveis não só no sentido horizontal, como também na vertical. O código é completamente visual e sempre único, como acontece também com o código de barras.

O QR Code é um método de pagamentos que já vem sendo implementado no Brasil há algum tempo, principalmente nas capitais e nos grandes polos. Aos poucos, ele vem chegando com tudo em demais localidades, como é o caso do QR Code em Araguaína.

Basicamente seu objetivo é trazer um método prático, rápido e simples de pagamento que facilite tanto a vida do consumidor como também do estabelecimento.

Quer entender como?

• Estabelecimento: pode fornecer um novo tipo de pagamento extremamente ágil (o QR Code é gerado em pouquíssimos instantes) e principalmente seguro para o cliente;
• Consumidor: tem acesso a uma nova forma de pagamento mesmo quando não está com dinheiro ou em posse de seus cartões de débito e crédito.

Isso é possível uma vez que o código único gerado pelo comerciante é lido em instantes pela câmera do smartphone do cliente, que efetiva e finaliza o pagamento com rapidez e segurança.

Assim que a implementação do QR Code em Araguaína for uma realidade na maior parte dos estabelecimentos, os clientes poderão fazer pagamentos utilizando apenas o seu próprio celular.

Nos dias de hoje a maioria dos smartphones já vem de fábrica com uma tecnologia de leitura de QR Code com câmera, como é o caso dos aparelhos da Apple, por exemplo. Outros dispositivos, como os mais antigos, também podem ter acesso à tecnologia com facilidade: basta baixar um leitor de QR Code em lojas oficiais do Google Play ou Apple Store. Esses aplicativos são leves, gratuitos e altamente seguros, então não há motivo para preocupação.

A leitura do código é efetuada de forma muito simples: basta o cliente direcionar a câmera do smartphone para o código. Em questão de instantes a leitura é feita e o pagamento, efetivado. Quanto ao método de pagamento, quem escolhe é o cliente: pode ser seu saldo em carteira digital (em bancos ou demais aplicativos financeiros) ou cartão de crédito, desde que já esteja previamente cadastrado no aparelho.

Sobre o uso de QR Code em Araguaína

Pronto para as novas tecnologias?

Certamente o pagamento por QR Code em Araguaína é uma tendência que veio para ficar, uma vez que vai facilitar (e estimular!) cada vez mais o comércio local do município. Com ele, os clientes podem escolher como pagar e os estabelecimentos oferecem uma forma ágil e prática de pagamento.

Tudo para dar certo!

E se você estiver interessado em saber como anda a implementação do QR Code nas demais cidades do Brasil, não hesite em acompanhar esse cenário em nosso blog!