QR Code Aracaju – Como comprar e como funciona

A cidade de Aracaju, capital do Sergipe, é conhecida pela sua hospitalidade com os turistas e beleza natural. A menor e menos populosa capital nordestina, tem a maior qualidade de vida com baixo custo, além de pessoas com maior acesso a saúde e a tecnologia.

A busca por aprimoramento tecnológico faz com que documentos e outros acessos aos bens públicos, já tenham o QR Code como princípio. O pequeno código em 2D, capaz de armazenar uma grande quantidade de conteúdo, vem se popularizando entre a população e é uma ferramenta eficaz de ajuda aos turistas que visitam a cidade.

Aracaju: uma cidade que abraça os turistas

Capital de Sergipe, Aracaju é a menos populosa das capitais nordestinas, mas que se localiza num ponto estratégico e que centraliza a economia, política e cultura do Estado.

Mesmo sem ter uma dimensão e população maior, Aracaju se destaca por ter a menor desigualdade e qualidade de vida da região. Há um forte estímulo para o uso de bicicletas, possuindo o menor índice de fumantes do país e baixo custo de vida. O turismo é a principal fonte de economia da capital, com sua exuberante beleza natural.

A palavra tupi Aracaju tem como significado o “cajueiro das araras”, dado pela rua repleta de cajueiros de onde foi construída a primeira casa da cidade. Nessas árvores, ainda permanecem repletas de papagaios e araras que fazem jus ao nome da capital. Primeira capital a ser planejada no Brasil, seu desenho urbanístico se assemelha a um tabuleiro de xadrez, para que as ruas chegassem até o Rio Sergipe.

Até 1855, a capital de Sergipe era São Cristóvão, fundada pelo militar português Cristóvão de Barros, que fica bastante distante do mar. O principal cartão postal da cidade é a Orla de Atalaia. A praia é bastante procurada por moradores e turistas, mas mantém sua beleza e ótima infraestrutura. Nela é possível usufruir de ciclovias, quadras esportivas, lago artificial, laser para crianças, feira, quiosques, bares e um ambiente bastante agradável e heterogêneo.

Na Passarela do Caranguejo, com um monumento ao crustáceo, há uma série de restaurantes cuja maior parte oferece pratos típicos da região. Para os aventureiros, há ótimos passeios de buggy para conhecer outras belezas do litoral. Com piscinas naturais, dunas e outros aspectos da natureza, o passeio fica cheio de emoção e inesquecível.

O mais interessante é que as águas das praias são mais quentes e as chuvas raras na maior parte do ano. Para conhecer melhor a história e cultura da cidade, há ainda construções históricas que preservam a arquitetura colonial.

O Museu da Gente Sergipana se destaca nacionalmente por expor a arte de sua população e para quem deseja conhecer o artesanato local, os mercados do Centro são perfeitos.

25 anos de QR Code

A “Quick Response”, que significa “resposta rápida”, é a melhor definição de sua abreviação QR Code. Uma variação muito mais abrangente e eficaz do código de barras, o QR Code se constitui num pequeno quadrado com códigos em 2D, capaz de guardar uma grande quantidade de dados para várias tipos de canais.

Criado em 1994 pela indústria automobilística japonesa Danso-Wave, do Grupo Toyota, tinha como objetivo classificar peças de carros. Dessa forma, bastava acessar o código para saber detalhes sobre a peça, data de validade e até manual técnico sobre seu uso. Rapidamente o código foi absorvido por outras indústrias e empresas, pela sua capacidade de oferecer conteúdos abrangentes e até exclusivos.

Pela sua rapidez de acesso e capacidade de armazenamento, o marketing vem utilizando com maior frequência e ampliando a capacidade do QR Code. Tudo porque o código visual, quando lido corretamente, pode levar ao consumidor exatamente o que se deseja, sem necessidade de uma ação para digitar endereços de sites ou baixar aplicativos.

A criação do QR Code já tem mais de 25 anos, mas só agora vem se popularizando. Quando saiu da logística das empresas e passou a ser usado pelo cidadão em seu cotidiano, começou a ser testado em várias formas, até que hoje pode surgir em versões inovadoras e surpreendentes.

O QR Code é visto em anúncios de programas de TV, para que o consumidor possa ser direcionado a um site exclusivo e promocional, em restaurantes com o cardápio, panfletos que levam aos contatos e sites, identificação de animais, documentos, vídeos e muito mais.

QR Code e Aracaju

O QR Code já faz parte do dia a dia dos sergipanos, especialmente da sua capital Aracaju. Até mesmo para solicitar documentos, como é o caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cuja renovação do documento requer o QR Code para iniciar o processo. Outros documentos como identidade e IPTU também vem sido preparados para facilitar sua inscrição pelo QR Code.

Os serviços públicos da capital incluíram o QR Code, para enriquecer com mais detalhes o assunto desejado, assim como acesso a portais mais abrangente. Ele já está inserido para oferecer informações de atrações turísticas, muitas vezes como uma espécie de museu virtual, além de direcionar os turistas para trafegar pelas ruas da cidade.

Alguns restaurantes incluíram o QR Code em seus cardápios, dando mais informações sobre os pratos oferecidos, inclusive os ingredientes. O mesmo ocorre com a forma de pagamento do consumo, em que alguns estabelecimentos comerciais já aceitam QR Code para crédito e débito, se a instituição financeira oferecer o serviço.

Embora muitos smartphones já estão sendo fabricados com a ferramenta de leitura de QR Code, a maioria exige um aplicativo externo. Dessa forma, é necessário baixar um aplicativo, que possam ter as ferramentas capazes de suprir suas necessidades e que se adequem ao seu smartphone.

Conheça mais sobre QR Code e aplicativos, com as novidades da tecnologia, por meio do nosso site WWW.qrpaga.com.br.