QR Code Angra dos Reis – Como cobrar

O município de Angra dos Reis, localizado na chamada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, possui uma das bacias mais lindas do mundo. Suas águas com uma cor peculiar que varia entre vários tons de azul e verde, rodeiam centenas de ilhas e praias com areias branquíssimas. Mas a cidade vai muito além do turismo e se destaca economicamente pelas únicas usinas nucleares do país.

celular qr code

A exuberante natureza também atrai a tecnologia, através do uso do QR Code. Muito comum no comércio local, assim como usado para informar sobre pontos turísticos, o código vem ajudando a dinamizar a comunicação, informação e documentação da cidade, tanto pela própria prefeitura quanto pelas empresas.

O paraíso de Angra dos Reis

Com uma população de cerca de 207 mil habitantes, Angra dos Reis possui 365 ilhas que se destacam pela vegetação da Mata Atlântica, areia extremamente branca das praias e águas em tons de verde-água excepcional. Com poucos atrativos turísticos, o principal foco dos turistas é vivenciar a natureza com passeios de escunas e lanchas.

O local foi descoberto no dia 6 de Janeiro de 1502, Dia dos Reis Magos. Ao chegar, o português avistou uma enorme angra pontilhada de ilhas e exuberância de recursos naturais, com um mar de azul profundo, logo dando o nome de Angra dos Reis.

Os índios Tamoios e Tupinambás eram os nativos locais e a região eram constantemente invadida por piratas em busca das riquezas locais da natureza. Angra dos Reis começou a ser colonizada em 1556, por Francisco Silvestre e Lucas Geraldes, trazendo uma parte da população dos Açores, especialmente na região da Ilha Grande.

A cana-de-açúcar foi a primeira atividade econômica da região, mas foi como principal ponto de parada entre o Rio de Janeiro e Santos, até que o seu próprio porto passou a ser o mais importante do país. Por escoar a produção de Minas Gerais e São Paulo, entrou em decadência com o surgimento da ferrovia São Paulo/Rio de Janeiro.

Só em meados do século XX que Angra dos Reis saiu do ostracismo e voltou a agitar a economia do Estado. Como destaque empreendimentos de grande dimensão como a instalação do Estaleiro da Verolme, seguido de Angra I, a Usina Nuclear de Furnas, e o Terminal da Petrobrás.

Essas grandes obras causaram uma grande preocupação pelo impacto ambiental que poderia proporcionar e até hoje são foco de movimentos contrários a sua existência, em especial as Usinas Nucleares Angra I e II.

A área urbana da cidade é distribuída entre morros da Mata Atlântica, que já ocasionaram desastres naturais graves para a população. Mais de um terço da população de Angra dos Reis mora em favelas espalhadas pelos mangues e morros, fazendo um grande contraponto com os milionários donos de ilhas paradisíacas.

O turismo é a principal fonte econômica da cidade, atraindo pessoas não só do Brasil, mas do mundo. De todas as suas inúmeras ilhas, a principal é a Ilha Grande, um verdadeiro paraíso cercado de belezas naturais, pousadas, casas, trilhas, praias e até a ruína de um antigo presídio.

Apesar do foco ser a natureza, Angra dos Reis possui prédios tombados pelo IPHAN, com um belo conjunto arquitetônico composto por sobrados no estilo colonial. Dentre eles estão a Igreja de Santa Luzia, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e o Convento de São Bernardino de Sena.

A hotelaria da cidade possui uma boa variedade que vai das cinco estrelas até hostes. Com vários resorts famosos, como o Club Mediterranée, Bosque Eco Resort, Frade, Vila Galé Eco Resort Angra, Mercure Angra dos Reis e Samba Angra dos Reis, entre outros luxuosos e repletos de atrações como passeios no mar com suas embarcações, mergulho, quadras poliesportivas, vasta variedade gastronômica, piscinas naturais e muito mais.

O litoral da cidade não tem muitos atrativos, já que são raras as faixas de areia e sua infraestrutura é bastante precária. Há muitos barcos atracados voltados para o turismo e a pesca. Mas o foco dos passeios são mesmo as suas ilhas. As Ilhas Grande, Cataguases, Botinas e Gipoia são as mais visitadas pelas escunas turísticas.

Angra dos Reis é dos melhores pontos de mergulho do país. Tudo pela abundante vida marinha e os naufrágios locais, especialmente de navios piratas. Pelas águas translúcidas, é possível ter uma boa visibilidade de tudo ao redor.

Como destaque de praias há a Praia de Lopes Mendes, Praia do Pouso, Lagoa Azul, Praia do Dentista, Praia do Aventureiro, Lagoa Verde na Ilha Grande, Praia de Dois Rios, Praia do Laboratório, Praia Preta, Praia Brava, Praia do Abraãozinho, Praia da Feiticeira, Praia Parnaioca e Praia da Biscaia.

O QR Code em Angra dos Reis

O QR Code começou a se destacar em Angra dos Reis, por ser o passaporte de entrada na cidade, durante a pandemia do Covid-19. Com as medidas restritivas, só é possível entrar na cidade após a apresentação de um QR Code emitido pelo hotel, pousada ou resort que vai hospedar o turista.

O mesmo tem ocorrido com outras cidades turísticas do Rio de Janeiro, que além dos moradores locais, só aceitam quem comprova ter feito reserva de hospedagem na região. No período mais crítico, só é permitido o acesso às praias para esportes individuais.

A região também utiliza a tecnologia para pagamentos, acesso a informações de hotéis e turismo, embalagens e publicidade, assim como documentação da prefeitura.

Conheça mais sobre o mundo do QR Code, visitando nosso site Lá você encontra informações sobre sua utilização e muito mais!