Prós e contras de fazer pagamento por QR Code

A tecnologia realmente tomou conta da vida do brasileiro, transformando radicalmente o modo com que lidamos com as transações comerciais.

Aqueles que pensavam que o código de barras tradicional seria sempre a primeira opção para pagamentos de mercadorias e boletos, podem ter se enganado redondamente. Isso fica cada vez mais evidente quando observamos a ascensão do QR Code no Brasil.

Embora ainda seja uma tecnologia desconhecida de grande parte da população, esse sistema de pagamentos, controle de acesso, ações de Marketing, entre outras utilidades, acompanha um significativo crescimento de interesse, tanto por parte dos vendedores, quanto por parte de uma camada de usuários que veem nessa tecnologia uma opção ágil e eficaz para navegar na rede.

No entanto, quais seriam as vantagens e desvantagens na adoção do QR Code? Se você gostaria de saber a resposta, fique com a agente e confira no artigo a seguir os prós e contras de fazer pagamento por QR Code. Acompanhe!

O que é QR Code?

O QR Code (Quick Response Code ou Código de Resposta Rápida), é basicamente um código de barras em duas dimensões. No entanto, diferentemente do código de barras, essa tecnologia pode ser usada tanto para compra e venda de produtos, quanto para uma gama muito abrangente de ações e promoções.

De início, era usado para oferecer conteúdos bônus em direcionamento de sites e plataformas digitais. Depois, começou a ser amplamente usado no varejo e o pagamento por QR Code passou a ser uma realidade muito mais palpável.

Prós

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) realizou um estudo onde afirma que pelo menos 17% dos consumidores já aderiram ao pagamento por QR Code, realizando suas compras a partir dessa tecnologia.

O mesmo estudo, divulgado em meados 2019, demonstra ainda que, nesse ano de 2020, o QR Code presenciará um crescimento de 82% dos usuários de QR Code entre donos de lojas físicas.

Todavia, o que faz com que esse aumento de pagamento por QR Code seja tão significativo? Alguns tópicos podem nos dar a resposta para essa pergunta. Confira:

  1. Custo mínimo

Além da certeza de realizar um negócio sem os trâmites de filas, acesso a senhas, declarações, preenchimento de dados e formulários, entre outras burocratizações, o pagamento por QR Code pode significar uma queda significativa dos custos.

Tendo em vista que toda a operação é automática, todas as burocracias citadas previamente são abolidas e, consequentemente, os custos que porventura estariam atrelados a elas.

  1. Autonomia

De maneira que o pagamento por QR Code é realizado por meio de aplicativos de celular, há uma liberdade muito maior para efetuá-lo. A autonomia que advém do seu uso permite que você agende pagamentos ou realize-os a qualquer hora do dia, facilitando a sua vida e aquecendo ininterruptamente a economia.

  1. Praticidade

O acúmulo de cartões de crédito, débito e de dinheiro na carteira sempre foi uma preocupação. Esses itens, além de serem facilmente clonados, são muito propensos a perdas e extravios.

Já o QR Code, além de dispensar o uso de senhas, dispensa também o uso cartões e a exposição desnecessária de nossos dados.

Sucintamente, as vantagens do pagamento por QR Code podem ser agrupadas da seguinte maneira:

  • Uma nova opção para pagamentos;
  • O pagamento por QR Code estabelece pontes entre o mundo online e o mundo offline;
  • É adaptável a vários formatos e tamanhos;
  • Alta criptografia na proteção de dados;
  • QR Code possui uma codificação rápida e segura;
  • Armazena infinitas informações;
  • Compatibilidade com qualquer aparelho celular.

Contras

Evidentemente, como quase tudo em nossas vidas, o QR Code pode possuir algumas desvantagens.

No entanto, essas desvantagens são mais teóricas do que práticas e, uma vez que grande parte dos comerciantes e lojistas adote o QR Code, a sua utilização se tornará cada vez mais segura.

No entanto, ainda podemos mencionar algumas desvantagens no pagamento por QR Code:

  1. Um pouco mais demorado

Os códigos 2D, como são os QR Code, podem ser mais demorados do que os códigos de barras tracionais.

Todavia, essa é uma desvantagem que afeta mais o ambiente industrial, onde é preciso escanear milhares de códigos por dia, do que o consumidor.

  1. Maior dificuldade na impressão

Outra desvantagem desse código é a sua impressão que, por ser mais complexa, precisa ser feita com total critério para não interferir no pagamento por QR Code.

Assim, uma vez que haja erros na impressão, é preciso reformular todos os rótulos e realocá-los antes que chegue ao consumidor, o que pode gerar um pequeno prejuízo para as empresas.

  1. Custos maiores

Outra questão que envolve o QR Code é o seu custo um pouco mais elevado. Isso significa que a proliferação da tecnologia pode esbarrar na barreira do preço, o que pode afetar indiretamente o pagamento por QR Code.

Resumidamente, os contras do QR Code são:

  • A sua utilização pode ser usada para disseminação de vírus e malwares maliciosos;
  • Desconhecimento por parte da população sobre o uso dessa tecnologia;
  • Necessidade de instruções básicas de uso;
  • É preciso de um chamariz para que o usuário execute a ação;
  • Leitores geralmente caros para empresas.

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