Primeiros países a utilizar QR Code

O QR Code está cada vez mais em uso em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde você pode encontrar esse tipo de código em publicidades, embalagens e até mesmo para realizar transações bancárias e financeiras em geral. Mas você sabe quais foram os primeiros países a usar QR Code?

países

Conheça, com esse artigo, os países que foram pioneiros no uso do QR Code e entenda um pouco mais sobre esse formato de código que vem conquistado um espaço cada vez maior!

Quais foram os primeiros países a usar QR Code?

O primeiro país a utilizar e gerar QR Code foi o Japão, pois foi uma empresa automobilística japonesa que criou o sistema para ser utilizado na parte de estoque. Inicialmente, o QR Code foi uma forma mais fácil que a empresa encontrou para ler as informações de mercadorias de estoque e fazer o controle.

Isso aconteceu no ano de 1994, e até então só existia o código de barras, aquele que é em formato horizontal. No entanto, com o passar do tempo o uso foi ganhando outras proporções e a partir de 2003 começou a ser utilizado também no mercado móvel, pois os celulares passaram a poder escanear o código com o uso da câmera.

Dentro disso, um dos primeiros países que passou a utilizar o QR Code para finalidades parecidas com as do momento atual, com uso em lojas e mercadorias, foi os EUA.

Portugal foi um dos países europeus que inovou com o QR Code e passou a utilizar inclusive nas calçadas para contar a parte histórica da cidade, o que pouco tempo depois foi implementado nas praias do Rio de Janeiro também.

No Brasil, a partir de 2011 o uso passou a ser mais disseminado, pois foi quando a primeira loja de eletrônicos e eletrodomésticos do mundo fez um anúncio utilizando QR Code. Com isso, o Brasil passou a figurar no polo de inovação de utilização de QR Code.

Veja a evolução do QR Code

Como você pode notar, desde o momento de criação, até os dias atuais, o QR Code passou por grandes evoluções. Inicialmente era utilizado apenas no controle de estoque de uma empresa japonesa e era lido por um equipamento scaner especialmente feito para isso.

Atualmente, você pode gerar QR Code e usar QR Code de forma fácil e rápida, apenas com o celular, sem precisar de nenhum tipo de equipamento específico.

Dentro disso, as empresas passaram a usar e a cobrar com QR Code , pois você pode encontrar muitos locais onde o código é utilizado na hora de pagar a mercadoria, através de aplicativos bancários.

Dessa forma, é cada vez mais comum usar QR Code , inclusive porque para gerar QR Code você não precisa de uma licença ou de algo em especial, basta utilizar um dos aplicativos disponíveis que geram o código de forma gratuita e utilizar como for necessário.

Isso porque, a empresa japonesa criadora optou por não utilizar a patente de criação, o que permite que o você possa usar QR Code com mais facilidade e economia.

É difícil gerar QR Code ou usar QR Code?

Depois de conhecer mais sobre a criação e os primeiros países que utilizaram, entender mais sobre como usar QR Code também é de relevância. E não é difícil gerar QR Code ou usar, muito pelo contrário, é bastante simples.

Para gerar existem diversos aplicativos em que você consegue criar o código com diferentes variações, pois não existe apenas uma forma. Você, inclusive, já deve ter visto esse tipo de código de diferentes jeitos.

No próprio aplicativo você vai ter as formas possíveis de criação e irá escolher o estilo desejado. Depois basta inserir o conteúdo, que pode conter:

• URL de site;
• Telefone;
• Textos;
• Mensagem SMS;
• E-mail;
• Imagens

Em relação ao uso, também é muito simples. Em regra, o usuário apenas precisa abrir e apontar a câmera do celular para usar QR Code e a leitura ocorre instantaneamente, redirecionando o usuário para a finalidade do QR Code.

Considerações finais

Como você pode notar, o QR Code é muito prático e eficiente, por isso vem ganhando espaço cada vez mais em diversos setores e em mais países, desde empresas de grande porte, até pequenos empresários e empreendedores individuais utilizam.

Você encontra o código em uso em muitas regiões do mundo, tanto na América do Sul, como na América do Norte, Europa e Ásia. Ele é utilizado em diversos países ao redor do mundo, podendo ser implementado em mercadorias nos supermercados, em cardápios em restaurantes, estacionamentos, anúncios publicitários, formas de pagamento nos mais variados locais e muito mais.

Isso graças ao grande número de possibilidades que o QR Code possui, permitindo que seja implementado em praticamente todos os setores do mercado, gerando maior qualidade e facilidade na transmissão de informações e dados. Inclusive, essa é uma das principais diferenças entre ele e o código de barras comum, pois comporta mais informação e é mais versátil.

Gostou de conhecer um pouco sobre os países e as formas de uso do QR Code? Entre em nosso site agora mesmo e conheça outros artigos relacionados para você ficar ainda mais por dentro desse assunto!