Por que tem celulares que não leem o QR Code?

O QR Code está presente de uma forma cada vez mais comum na vida das pessoas, uma vez que muitos serviços e atividades são disponibilizados por meio desta tecnologia. Porém, ainda existem alguns aparelhos celulares que não leem QR Code, o que pode gerar alguma dificuldade na realização de ações cotidianas.

Isso pode fazer com que muitas pessoas se questionem a respeito do fato de alguns modelos de celulares que não leem QR Code seguirem em estoque em muitas lojas, tanto de aparelhos usados quanto novos. Isso significa que é possível, ainda hoje, adquirir um aparelho que não possui a capacidade de decodificar os códigos visuais, tão comuns no dia a dia.

Assim, é preciso que se esclareça o motivo pelo qual celulares que não leem QR Code ainda seguem em linha no mercado, para que se compreenda as razões que podem levar algumas empresas a ainda manterem este tipo de aparelho em uso.

Os motivos que fazem com que existam celulares que não leem QR Code

Diferente do que se pode imaginar, não são apenas os aparelhos mais antigos que não possuem o leitor de QR Code em seu sistema de fábrica. Até mesmo modelos mais novos podem apresentar essa característica, o que pode ser explicado de maneira bastante simples.

Isso porque, os aparelhos celulares que não leem QR Code são aqueles mais básicos, ou seja, que possuem uma capacidade de armazenamento interno reduzida. Assim, esse recurso poderia utilizar uma parte desta memória e tornar o espaço disponível ainda menor para o usuário.

Desta maneira, os aparelhos mais básicos, que também tendem a ter um preço de mercado bem mais reduzido, deixam para que o próprio usuário decida se desejará utilizar parte do armazenamento de seu aparelho para que possa conseguir ler QR Code.

Ou seja, ainda existem celulares que não leem QR Code para que se possa ter, em oferta no mercado, aparelhos mais simples, com um valor reduzido, de forma que todas as pessoas tenham acesso a um smartphone, ferramenta essencial para qualquer pessoa atualmente.

O que fazer para ter acesso à tecnologia QR Code nestes aparelhos

Embora existam aparelhos celulares que não leem QR Code, isso não significa que os seus usuários não possuem forma alguma de conseguir decodificar os códigos visuais. Diferente disso, adaptar estes aparelhos para esta tecnologia pode ser algo muito mais simples do que se possa imaginar.

Isso porque, para que se consiga utilizar esta tecnologia em celulares que não leem QR Code, basta que se faça a instalação de um aplicativo decodificador em seu aparelho. Este aplicativo será o responsável por decodificar as informações dos códigos e lhe permitir acesso a qualquer tipo de serviço ou conteúdo disponibilizado pelo QR Code.

O download e a instalação deste aplicativo decodificador em celulares que não leem QR Code é bastante simples e pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo que não possua grandes conhecimentos tecnológicos. Isso porque estes aplicativos são disponibilizados pelas lojas virtuais de aplicativos de seu celular, como a Play Store, por exemplo.

Além disso, o uso destes aplicativos não representa custo algum para os seus usuários, uma vez que a grande maioria das opções disponíveis nas plataformas é gratuita. Desta maneira, mesmo que você tenha um dos modelos de celulares que não leem QR Code, com apenas alguns poucos cliques em seu aparelho você poderá ter acesso a esse recurso sem qualquer dificuldade.

As diferenças na leitura de QR Code nestes celulares

Outra dúvida que pode ser bastante comum para aqueles que possuem celulares que não leem QR Code é a respeito de como fazer a leitura por meio do aplicativo complementar. Ou seja, se a forma como a tecnologia é utilizada possui grandes diferenças em relação a um aparelho mais moderno, que seja capaz de realizar esta decodificação.

Embora seja uma dúvida comum, é completamente desnecessária, pois não existem diferenças entre a leitura de QR Code em aparelhos mais modernos e por meio do aplicativo decodificador em celulares que não leem QR Code.

O único ponto que pode apresentar alguma diferença é a necessidade de acionar o aplicativo antes de abrir a câmera de seu aparelho, enquanto modelos mais modernos podem ter a câmera aberta diretamente em sua tela de bloqueio para a leitura dos códigos.

Isso também ajuda as pessoas que precisam realizar a troca de seu celular por um modelo mais simples, mesmo que por pouco tempo. Assim, mesmo que seja preciso recorrer a um aplicativo complementar, a leitura de QR Code não será tarefa difícil em seu dia a dia, de forma que possa realizar qualquer ação em poucos segundos com esta tecnologia.

Agora que você sabe um pouco melhor sobre o porquê de existirem celulares que não leem QR Code, bem como a maneira de contornar esta limitação do aparelho, coloque isso em prática e tenha acesso a todos os serviços e recursos oferecidos por meio dos códigos visuais.

Para conhecer a tecnologia QR Code ainda melhor e saber como este recurso pode lhe beneficiar em seu dia a dia, ou mesmo em seu trabalho, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações!