Por que os restaurantes devem aderir o pagamento por QR Code?

Não há dúvida de que o QR Code já faz parte do dia a dia dos brasileiros. Inserido em publicidades, informativos e identificações, agora vem crescendo cada vez mais a adesão do comércio e restaurantes para o pagamento através do código bidimensional. Essa funcionalidade é interessante tanto para o cliente, quanto para o estabelecimento, por garantir mais segurança e rapidez na transação.

Com a inserção do método PIX, uma das opções é o uso de QR Code. Dessa forma, o cliente pode pagar na hora sua conta, seja como débito automático em conta corrente ou através do seu cartão de crédito. Essa funcionalidade é mais uma do uso de QR Code, tornando o dia a dia mais prático e seguro para todos.

Ótimo negócio para restaurantes

Todo cliente procura um bom atendimento e comida de qualidade, quando busca um restaurante. Independente do tipo de comida oferecida, o importante é sair satisfeito com o serviço e isso inclui também a facilidade para efetuar o pagamento.

Os restaurantes já oferecem uma boa gama de métodos de pagamento, que incluem bandeiras de cartões de crédito, débito, dinheiro e vale alimentação. Mas agora vem surgindo um método ainda mais prático e rápido, que pode incluir quase todas as formas de pagar, através do QR Code.

Feito através da leitura de um código bidimensional que contém todas as informações necessárias sobre o pagamento, basta que o cliente use seu smartphone no mesmo aplicativo do restaurante. A leitura feita em segundos faz com que o pagamento seja feito imediatamente, com confirmação e sem precisar entrar em filas do caixa.

Outro fator muito importante dos pagamentos realizados por QR Code é a segurança. Em geral, os estabelecimentos comerciais enfrentam dificuldade em dar troco para pagamentos em dinheiro, além do risco de receber o valor errado.

O restaurante também economiza, porque a taxa que ele paga por venda. A diferença é que nas máquinas de cartão, há uma mensalidade a ser paga independente de seu uso. Muitas vezes, essa taxa é bastante alta e inibe o restaurante a oferece produtos com pagamento de cartão. Com o QR Code, só o uso gera cobrança, fugindo do modelo tradicional de recebimentos e inovando no sistema de recebíveis.

O restaurante precisa apenas ter um smartphone com o aplicativo que gera o QR Code a ser emitido para o cliente. Mas serviços de entrega de refeições já oferecem aplicativos próprios com QR Code, atendendo a demanda de seus clientes altamente digitalizados. Mesmo que em fase inicial de implantação, o sistema de pagamento já tem sido bastante procurado.

O sistema PIX, que já está implantado em todos os bancos e cartões de crédito, também utiliza o QR Code como forma de transferir dinheiro para estabelecimentos comerciais. Para isso, basta que o cliente acesse o aplicativo de seu banco, direcione para Pix, pagamento com QR Code e concluir a transação.

Muitos restaurantes também utilizam o QR Code como cardápio. Enquanto o cliente aguarda na fila para fazer seu pedido ou espera o garçom, ele já pode navegar pelos pratos oferecidos e seus preços. Em alguns, o pedido também é feito dessa forma.

Disponível 24 horas por dia, o pagamento instantâneo do QR Code ajuda o estabelecimento, já que permite que o dinheiro seja disponibilizado em alguns segundos. Já os pagamentos online demoram uma média de 30 dias para ser depositados.

A evolução do QR Code

O código bidimensional, criado pela Denso-Wave, do Grupo Toyota, já tem mais de 25 anos. Sua função inicial era de catalogar as peças dos carros a serem montados na fábrica, sendo rapidamente adotado por outras empresas para as mais diversas finalidades.

Considerado uma evolução, até mesmo para os dias atuais, o QR Code é uma versão muito mais elaborada do código de barras. Feito como um gráfico em 2D, que pode ser identificado tanto na horizontal, quanto na vertical, é lido através de câmeras de smartphones.

Se até pouco tempo era preciso baixar aplicativos para ler um QR Code, hoje em dia as empresas já o incluem desde a fábrica nos seus smartphones. Mas há alguns ótimos aplicativos, que oferecem ferramentas mais elaboradas para a utilização de um QR Code, inclusive com a possibilidade de leitura nos mais diversos canais.

Por ser um método de comunicação visual, o QR Code pode ser lido por meio de um gráfico físico e impresso ou por meio virtual. É muito comum hoje assistir a um comercial na TV, que apresenta um QR Code no canto da tela. O seu acesso pode levar o telespectador a uma oferta diferenciada, a mais detalhes do produto e muito mais.

Uma das vantagens do QR Code é que ele pode levar o leitor a uma grande gama de conteúdo. Sem a necessidade de inserir qualquer tipo de endereço. Basta posicionar a câmera no QR Code e seguir os caminhos determinados pelo aplicativo, para ter acesso a ele.

É possível acessar um vídeo, uma música, receitas culinárias, manual de instrução, detalhes sobre o produto e sua fabricação, promoções, entretenimentos, ou mesmo servir como cartão de visitas, direcionando o leitor a um número de telefone e um mapa.

Conheça mais sobre o mundo de QR Codes, por meio do <a href=”qqrpaga.com.br”site e fique atento às novidades. Sempre temos informações prontas para ajudá-lo!