Pix e o QR Code

Nos últimos meses, um dos temas mais comentados dentre os assuntos financeiros foi a chegada do Pix, que permitirá a realização de transferências bancárias e pagamento de contas de forma gratuita e imediata. Ou seja, diferentemente das transferências tradicionais, como TED e DOC, o dinheiro será creditado na conta do destinatário de forma automática, em um prazo de até dez segundos.

Mas para que isso seja possível, é necessário utilizar o QR Code no Pix, pois será por meio da visualização deste tipo de código visual que os seus pagamentos e transferências poderão ser concretizados. Desta maneira, compreender como utilizar o QR Code no Pix é essencial para que você possa fazer uso de mais esta tecnologia e ter maior facilidade em suas transações financeiras.

O primeiro passo para que se possa ter acesso a esta facilidade é possuir uma conta em um banco, ou carteira digital, e possuir o aplicativo de sua instituição financeira. Dentro deste aplicativo, basta que você acesse a opção do Pix e gere o seu QR Code no Pix, para que possa receber transferências e pagamentos.

Neste momento, será possível optar pela geração de dois tipos diferentes de QR Code no Pix, que são os códigos dinâmicos e estáticos. Estes dois tipos diferentes de códigos poderão ser utilizados em ocasiões distintas, para garantir uma segurança e facilidade ainda maior para os seus usuários.

Saiba quando utilizar o QR Code dinâmico ou estático no Pix

Antes de saber qual o melhor tipo de QR Code no Pix para você utilizar, é preciso que se compreenda a diferença entre estes dois tipos de códigos. De uma maneira geral, o QR Code dinâmico é um código que pode ser modificado após a sua geração, enquanto o QR Code estático não possui alterações em seu conteúdo, independentemente de quanto tempo antes tenha sido gerado.

No caso do QR Code no Pix, estes diferentes tipos de códigos serão utilizados de maneira um pouco distinta. O QR Code dinâmico permitirá que seja feita apenas uma única transação financeira, ou seja, após o seu uso para uma movimentação, este código perderá o seu valor, de modo que, se necessário, outro código deva ser gerado.

Já o QR Code estático permitirá que se tenha um número ilimitado de transações financeiras, sem que seja preciso gerar um novo código para receber novos pagamentos ou transferências financeiras. Isso permitirá uma comodidade ainda maior para os clientes, de modo que possa compartilhar seu código de recebimento apenas uma única vez.

Desta maneira, é preciso saber quando utilizar o QR Code no Pix da maneira correta, de acordo com a sua diferença de finalidade. Este conhecimento tornará esta forma de se realizar estas tarefas mais segura para você, além de toda a sua agilidade.

O primeiro tipo de QR Code no Pix, o QR Code dinâmico, deverá ser utilizado para transações financeiras esporádicas, para prestação de serviços pontuais, por exemplo. Isso faz com que seja um código mais indicado para ser compartilhado com as pessoas que você não conhece, ou não tem grandes vínculos, de forma que o código perca a sua utilidade após a primeira utilização.

Diferentemente disso, o outro modelo de QR Code no Pix, os códigos estáticos são mais indicados para transações recorrentes ou para ser compartilhado com as pessoas próximas a você que possam precisar lhe transferir dinheiro. Isso irá evitar que você precise reenviar o mesmo código de forma mensal a estas pessoas, e tornará todo o processo ainda mais rápido e fácil de ser realizado.

Além de conhecer todos estes detalhes do QR Code no Pix, é preciso que você acesse o seu aplicativo financeiro e cadastre as suas chaves no Pix, para que possa, posteriormente, vir a gerar estes códigos. Estas chaves são cadastradas de acordo com o seu número de CPF, celular, ou mesmo com seu e-mail, e não levam mais do que alguns minutos para serem reconhecidas.

No entanto, mesmo que você já saiba de todos os detalhes sobre o QR Code no Pix e deseje começar a utilizar esta ferramenta em busca de suas vantagens e benefícios, ainda é preciso que se tenha um pouco mais de paciência. Isso porque, embora as chaves já tenham começado a ser cadastradas por cada instituição financeira, o Pix ainda não está em funcionamento.

Este primeiro momento é apenas para que as pessoas, e as próprias empresas, possam se adaptar a esta novidade e se prepararem para o seu uso. Assim, apenas a partir do dia 16 de novembro, segundo informações do Banco Central, é que as transações poderão começar a serem feitas por meio desta nova tecnologia.

Assim, aproveite estes últimos dias antes do início do funcionamento para cadastrar as suas chaves e se aprofundar ainda mais no tema, para que, no momento de utilizar o QR Code no Pix, você não tenha nenhum tipo de problemas ou dificuldades.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia do QR Code, a forma como deve ser utilizado e a diferença que este recurso pode trazer para o seu dia a dia, visite a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados!