Passo a passo para criar um QR Code de endereço

O QR Code foi originalmente desenvolvido pela indústria automobilística japonesa. Em linhas gerais, trata-se de um código bidimensional e de uma evolução em relação aos códigos de barra, usados para identificar produtos em momentos anteriores da história.

criar um QR Code de

Nos últimos anos, criar QR code se tornou algo comum em vários setores diferentes do comércio e em alguns outros meios. Isso ocorre em virtude da facilidade de compartilhamento de informações como endereços, detalhes a respeito de produtos, localizações e vários outros aspectos que podem facilitar bastante a vida.

Para fazer uso da tecnologia basta que uma determinada pessoa tenha em mãos um smartphone ou tablet, aparelhos que serão responsáveis por possibilitar a leitura do código e o acesso às informações contidas nele. Portanto, antes de criar QR Code , independente da função, é interessante verificar questões relativas à acessibilidade do público.

Vale ressaltar que nos dias de hoje uma série de projetos interessantes estão sendo desenvolvidos a partir dessa tecnologia. Por exemplo, alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro passaram a criar QR Code para fornecer informações a respeito da sua história, que pode ser consultada pelos turistas de forma prática e enriquecer ainda mais o passeio.

Também é interessante destacar que criar QR Code é algo que qualquer pessoa pode fazer hoje em dia. A tecnologia é bastante acessível e um código dessa natureza pode ser gerado por meio de aplicativos e sites diversos, independente do objetivo.

Portanto, um uso dos códigos bidimensionais que vem crescendo bastante nos últimos anos é o compartilhamento de endereços. Assim, caso você esteja interessado em criar QR Code dessa natureza para a sua empresa ou mesmo para um evento que promoverá, o tutorial abaixo vai ajudá-lo a fazer isso sem dificuldades, de forma que você possa usufruir dos benefícios dessa tecnologia.

Como criar QR Code de endereços online compartilhar um endereço rapidamente?

Graças à possibilidade de personalização oferecida pela tecnologia do QR Code, é possível inserir as mais variadas informações no seu interior. Basta que você escolha um serviço da sua preferência para fazer a geração do código. Então, siga os passos abaixo para concluir a criação.

  1. Abra o site ou aplicativo da sua preferência para criar QR Code ;
  2. Na interface, selecione qual o tipo de informação você deseja compartilhar com alguém. Nesse caso, escolha endereço de um determinado espaço físico. Essa etapa é importante visto que as informações pedidas pelo gerador de QR Code variam de acordo com a especificidade de cada código bidimensional gerado. Portanto, tenha bastante atenção.
  3. Posteriormente, clique no botão “finalizar QR Code” e o seu código já estará pronto;
  4. Uma vez que o código esteja gerado, será possível realizar uma série de personalizações, que se adequem à sua proposta. Então, clique na opção de “moldura” para escolher o formato do seu QR Code. Essa função se mostra interessante especialmente para quem deseja fazer, por exemplo, campanhas publicitárias;
  5. Dando prosseguimento à etapa de criar QR Code com identidade visual personalizada, escolha a cor que você deseja. É importante pontuar que algumas ferramentas oferecem várias opções nesse sentido, como a possibilidade de usar mais de uma cor no mesmo código.
  6. Por fim, defina a forma com você pretende salvar o QR Code no seu aparelho. Ao criá-lo você precisa decidir se deseja um link para ser compartilhado com terceiros ou uma imagem que será anexada a um site, campanha ou convite para um determinado evento.

Então, uma vez que o processo descrito esteja concluído, o usuário somente precisará compartilhar o QR Code com aqueles que deseja informar o endereço de um determinado local e eles conseguirão encontrá-lo sem maiores problemas. Atualmente, vários serviços de mapas já fazem uso dessa opção para ajudar os usuários a se orientarem melhor.

Entretanto, antes ainda de começar a veicular o código bidimensional é muito importante que você realize testes. Dessa forma, aponte a câmera do seu smartphone para o QR Code e verifique se ele está funcionando de forma correta e se leva o usuário exatamente para o ponto que você deseja. Assim, você evitará erros futuros e possíveis transtornos.

Por fim, vale ressaltar mais uma vantagem de criar um QR Code: a possibilidade de monitorar o seu desempenho. Uma vez que ele foi compartilhado com o público-alvo, você poderá ter controle de quantas pessoas clicaram para acessar o endereço, bem como quantas efetivamente chegaram a usar as informações contidas no código e foram até o endereço.

Tudo isso pode ajudar empresas nas suas estratégias de marketing, mas existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para que o QR Code seja realmente efetivo. Abaixo, serão abordados alguns desses pontos.

1) Coloque o seu código em locais que sejam de fácil acesso. É preciso considerar também que o consumidor precisa ter tempo para fazer o escaneamento. Portanto, locais que contam com rotatividade de pessoas, mas no qual elas não têm tempo para parar, devem ser evitados;
2) Crie uma página otimizada para veicular o QR Code;

Caso esse assunto tenha te interessado e você deseje conhecer mais a respeito das possibilidades oferecidas pelos QR Codes, consulte o site do QR Paga para obter mais informações sobre como usar essa tecnologia em ascensão.