Pagar com QR Code – Saiba como funciona o pagamento por Código QR

Os códigos QR têm ganhado um interesse crescente dos consumidores, lojistas e usuários de tecnologia em geral, principalmente agora, que é possível fazer pagamento com QR Code.

A maioria das pessoas já viu aquele pequeno e curioso código inserido em propagandas, rótulos de produtos diversos, chamadas televisivas e inúmeros aplicativos para celular. Contudo, você sabe para o que realmente serve ou como funciona?

O universo expandido do QR Code

É seguro afirmar que a maioria dos usuários possui apenas uma visão superficial do QR Code, sabendo que se trata de uma espécie de “cifra” que traduz links e outros textos. Porém, o alcance do QR Code vai muito além!

Os códigos QR já estão presentes em diversas cidades do mundo, como forma de transmitir informações a turistas! Basta que eles escaneiem o código para aprender sobre atrações e locais, por exemplo.

As Carteiras de Habilitação emitidas mais recentemente também já possuem o código QR! É possível verificar informações através dele, evitando fraudes e problemas de segurança.
No mercado financeiro, o QR Code é um fenômeno recente, mas que possui uma tendência vertiginosa de crescimento.

Eles têm uma enorme utilidade no contexto do mercado tecnológico e dinâmico atual, e estão cada vez mais sendo utilizados como um meio de pagamento.

QR Code no comércio

Os lojistas devem estar atentos ao assunto. Isto ocorre porque há uma tendência forte no comércio de pagamento com QR Code! A versatilidade demonstrada pelo QR Code faz com que seja imprescindível conhecer melhor a tecnologia e inseri-la no seu negócio, seja ele qual for.

Se você ainda não conhece muito sobre QR Code, fique tranquilo. Aqui, vamos entender o que é, como funciona, as suas vantagens e muito mais para que não restem dúvidas sobre a necessidade deles no seu negócio.

O que é o QR Code?

O QR Code (Quick Response Code) pode ser compreendido como um código de resposta rápida. Em resumo, o QR Code nada mais é do que uma evolução daquele código de barras tradicional utilizado pelo comércio desde a década de 1970.

O nome já esclarece muito do seu significado: trata-se de um formato específico de código de barras bidimensional, cujo conteúdo pode ser escaneado por câmeras de celulares e convertido em um texto, um link da internet, um local, um número qualquer ou até mesmo em um valor financeiro. O código é dito de “resposta rápida” porque consegue ser lido imediatamente após a câmera do dispositivo focar no seu conteúdo.

Atualmente, o QR Code é padronizado e a maioria das pessoas já deve ter visto um. Trata-se de um quadrado maior preenchido com outros pequenos quadrados, formando padrões que são traduzidos por diversos aplicativos de celular.

Deste modo, através da câmera do celular, os aplicativos que utilizam o QR Code conseguem ler os códigos e traduzi-los em informações que são úteis ao consumidor.

Sistema de correção de erros

Uma característica importante do QR Code é o fato de que ele possui um sistema de correção de erros. Assim, um código que não esteja em perfeitas condições – sujo, rasgado ou incompleto – pode ser escaneado sem perda de dados!

Por este motivo, os QR Codes são lidos mesmo por celulares com câmeras ruins ou de baixa resolução. O próprio código, através da correção de erros, consegue encontrar a informação completa, sem perda de dados ao usuário final.

O sistema de correção de erros também faz com que o código consiga ser lido sem estar diretamente no melhor ângulo de visão da câmera ou um pouco desfocado. Preste atenção na importância deste sistema de ajuste de erros no QR Code!

Por permitir que os usuários consigam ler as informações do código em condições desfavoráveis, o alcance do sistema vai muito além do que o código de barras convencional.

Através do código, mesmo os usuários inexperientes, os de pouca idade, os idosos ou pessoas em geral que possuam telefones modestos conseguem fazer o uso e pagar com QR Code.

Aplicação do QR Code no mercado

Embora o uso mais comum dos QR Code ainda seja atrelado às ações de marketing e informação, o mercado brasileiro está começando a ser inundado pela tecnologia como método de pagamento.

As aplicações do QR Code para pagamento são inúmeras, o que tem incentivado lojistas a adotarem a tecnologia.

Segundo pesquisas de mercado da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mais de 80% dos lojistas pretendem implementar a tecnologia nos próximos ano no Brasil. Deste modo, é impossível ficar de fora da tendência.

Os consumidores mais antenados às tecnologias já estão utilizando o sistema e é certo que a maioria dos compradores também irá aderir ao produto, tendo em mente suas facilidades. Mas, afinal, como funciona o pagamento com QR Code?

Como funciona o pagamento com QR Code?

Os pagamentos com código QR são extremamente simples e acessíveis.

O lojista deverá contar com uma carteira digital. Existem dezenas de opções no mercado, portanto é possível escolher a que oferece as melhores condições para o seu negócio.

Diversas empresas não cobram taxa de adesão, implementação dos serviços e sequer mensalidade! Além de todos estes fatores, a taxa de uso é geralmente menor do que os métodos de pagamento tradicionais.

Com a sua carteira digital, o lojista terá acesso a um programa de gerenciamento dos recebíveis de fácil utilização. Muitas empresas oferecem alternativas para o computador e para o celular!

Na sequência, as vantagens da utilização do QR Code como método de pagamento pelo lojista serão aprofundadas, a fim de sanar qualquer dúvida quanto a sua utilidade. Inclusive, as redes grandes e estabelecidas de pagamento já estão oferecendo estes serviços aos interessados.

No caso dos consumidores, a utilização é ainda mais simples. Mas, como fazer pagamento pelo QR Code? Para que o usuário consiga realizar um pagamento por meio dele, deverá estar conectado à internet, seja por wi-fi ou pela rede 3G/4G da sua operadora.

Com o celular conectado à internet, o comprador acessa o aplicativo de pagamentos da sua preferência e aponta a câmera do celular ao código que estará disponível na loja. Muitos lojistas utilizam adesivos grandes e chamativos com frases como “PAGUE PELO APLICATIVO” ou semelhantes, para que a visualização seja fácil e a utilização ocorra sem problemas. O aplicativo fará basicamente todo o trabalho, descontando o valor da carteira do cliente enquanto o lojista recebe o valor.

Vejamos agora as vantagens que o comprador tem ao pagar com código QR.

Vantagens de pagar com QR Code

Os consumidores possuem diversos benefícios ao utilizar os QR Code para o pagamento de compras no comércio em geral.

Comodidade

Em primeiro lugar, é necessário destacar a facilidade de pagamento via QR Code. Basta ter um celular conectado à internet e voilá! Em pouquíssimos segundos, a transação é concluída.

É importante ressaltar que, segundo dados fornecidos pelo IBGE, 92% dos brasileiros possuem celular. Por esse motivo, a gigantesca maioria das pessoas já está familiarizada com os aplicativos e não terá dificuldade alguma em realizar pagamento por QR Code.

No caso brasileiro, no qual quase todos os consumidores possuem celulares, é tranquilo que as pessoas aprendam como pagar com QR Code. A comodidade da utilização do pagamento com QR Code também faz com que a tecnologia ganhe cada vez mais adeptos. Novamente, é importante lembrar que o mercado já está preparado para usar a tecnologia, já que vem utilizando aplicativos há décadas.

Alternativa às grandes instituições bancárias

No caso das novas gerações, o pagamento por código QR já vem acontecendo. O público na faixa dos 35 anos confia nos aplicativos e não vê os novos métodos de pagamento com desconfiança. Pelo contrário, a tendência dos jovens em fugir dos bancos tradicionais já é uma realidade.

A maioria das pessoas que adquirem acesso à renda, seja por mesada ou primeiro emprego, vê na utilização da tecnologia um importante aliado para fugir da burocracia dos métodos tradicionais, como cartões e cheques.

A aceitação dos meios digitais de pagamento como o QR Code é crescente. Os jovens não têm mais interesse em ficar nas filas de banco ou em negociar com gerentes, e querem que tudo seja resolvido pelo digital.

O internet banking é importante, mas foi apenas o começo de uma verdadeira revolução tecnológica no mercado financeiro. É preciso entender que o pagamento via QR Code agrega naturalmente à essa revolução, sendo um caminho natural dos pagamentos eletrônicos.

E os clientes tradicionais?

Se o cliente é do perfil mais tradicional e não abre mão das grandes instituições, não há problema! A maioria dos grandes bancos já oferece a leitura de QR Code diretamente no aplicativo oficial, com desconto na conta corrente do usuário.

Mesmo a necessidade de conexão à internet não deve ser vista com desconfiança. Atualmente, é comum oferecer wi-fi no comércio. Um lojista que deseja oferecer o QR Code como meio de pagamento pode também oferecer um wi-fi aos clientes, a fim de possibilitar as transações. O wi-fi sequer precisa ser de alta velocidade. É possível limitar a banda apenas para que os pagamentos sejam feitos.

Sair sem carteira no bolso

A outra vantagem de pagar com código QR é dar uma alternativa aos consumidores que não gostam de carregar dinheiro e outros meios de pagamento na rua. Dificilmente alguém sai de casa sem o celular para realizar qualquer atividade.

Com o pagamento via QR Code, o comprador pode sair apenas com o celular (para ir à academia, por exemplo) e fazer compras sem problemas! Em um ambiente em que a violência urbana é um problema da maioria das cidades brasileiras, as pessoas evitam carregar meios de pagamento que podem ser facilmente cedidos a criminosos.

Para resumir, com o QR Code o consumidor tem diversos benefícios:

  • Facilidade no pagamento com o celular;
  • Comodidade de já saber utilizar aplicativos;
  • Nova geração já está antenada com a tendência;
  • Fuga dos meios tradicionais de pagamento;
  • Afastamento dos custos das instituições bancárias tradicionais;
  • Deixar a carteira em casa.

Assim, o código QR é uma alternativa que proporciona mais segurança aos clientes!

Quais as vantagens de receber pagamento via QR Code?

Para o lojista, receber o pagamento por QR Code possui enormes vantagens!

O que já funcionava continua valendo

Inicialmente, é preciso entender que todas as grandes bandeiras são aceitas como forma de pagamento. Desta maneira, não é mais preciso se preocupar com a bandeira do cartão do cliente.

Essa característica facilita a interação com o consumidor e aumenta as chances de o negócio ser concluído sem problemas ou constrangimentos. Tudo é feito de maneira prática e rápida, conforme será melhor explicado.

Ampla variedade de oferta para o lojista

O lojista possui inúmeras opções de escolha no mercado. Desde as instituições bancárias tradicionais, passando aos novos bancos digitais e às fintechs, que são as empresas de tecnologia que trabalham no setor financeiro.

Com o recente aumento de oferta de empresas, as condições melhoraram drasticamente. Empresas que cobram taxas elevadas não têm chance no mercado atual. Tudo isso beneficia o próprio lojista que, além de poder escolher, paga menos para utilizar o pagamento por QR Code.

Taxas menores

As taxas praticadas pelo mercado para o uso de QR Code são menores do que aquelas cobradas pelas maquininhas de cartão de crédito e débito. Por ser um sistema simplificado e totalmente digital, os custos de manutenção caem drasticamente, o que permite às empresas que oferecem o serviço cobrar menos pela operação.

Deste modo, a maioria das empresas não cobra pela adesão ou instalação do serviço, tampouco cobra mensalidade. No caso, ocorre a aplicação da taxa sobre as vendas em percentuais menores do que praticados tradicionalmente, conforme abordado.

Sistema de gerenciamento de recebíveis

Em adição a todas estas vantagens, o sistema de recebíveis funciona como uma espécie de administração virtual da carteira digital do estabelecimento. Não há necessidade de contabilizar as entradas e saídas. Tudo já fica disponível de maneira fácil para o lojista, que tem uma preocupação a menos na hora de faturar as vendas.

Saldo disponível na hora

Precisa do dinheiro na hora? Sem problema! Muitas das empresas que oferecem os serviços de pagamento via QR Code permitem que o pagamento realizado pelo cliente caia no mesmo momento na conta do estabelecimento ou fique disponível como saldo para ser utilizado para o pagamento de contas da loja.

Pode não parecer tão vantajoso, mas o saldo pode ser muito útil para pagar contas de água, luz e energia, principalmente nos momentos do mês em que o volume de vendas cai um pouco.

Este saldo fica disponível no sistema de recebíveis que as empresas disponibilizam ao lojista. São aplicativos intuitivos, de fácil utilização, que podem ser acessados até mesmo por pessoas que não têm muita experiência com o universo digital.

Suporte e segurança

Geralmente, é oferecido suporte através de chats online e de telefones da Central de Atendimento da empresa, que podem auxiliar os navegantes de primeira viagem a conseguir utilizar o sistema de recebíveis sem grandes complicações.

A agilidade e comodidade são outros fatores indispensáveis ao lojista. Com o pagamento por QR Code, é possível realizar transações em poucos segundos de maneira segura, já que não há necessidade de manipular dinheiro em espécie ou o cartão dos clientes.

Lojas que trabalham e incentivam o pagamento via QR Code conseguem diminuir a quantidade de dinheiro em caixa, a fim de se prevenir contra possíveis problemas de segurança.

Algumas empresas oferecem também um controle rigoroso das operações realizadas, a fim de prevenir fraudes contra os lojistas. Deste modo, o sistema de código QR se transforma em uma alternativa segura e confiável como meio de pagamento.

Maquininhas de cartão que geram o QR Code

Quer controlar o valor da venda ou deixar para o cliente? Com o pagamento via QR Code, é possível unir o melhor dos mundos. Quer utilizar uma maquininha? Já existem maquininhas que geram o QR Code com o valor da compra na hora!

Além de funcionar como maquininhas de cartão tradicionais, elas também geram o QR Code na tela. Basta o consumidor focar a câmera do celular usando o aplicativo de pagamentos e a transação é realizada.

Aos que não fazem questão da maquininha, não há com o que se preocupar. É possível gerar um QR Code da sua loja e deixar visível na forma de um adesivo ou cartaz. Assim, o cliente consegue realizar o pagamento inserindo o valor no próprio celular. A comodidade de pagar com QR Code é para ambos!

Diversos códigos para cada necessidade

Caso seja do seu interesse, é possível gerar quantos códigos QR forem necessários para o seu estabelecimento. Isso é bem útil no caso de o lojista ter interesse em diferenciar caixas de setores diferentes ou até mesmo vendedores.

No próprio sistema de recebíveis, será possível verificar o fluxo de cada um dos seus caixas por meio dos diferentes códigos gerados pelo fornecedor.

Vamos rever todas as vantagens na hora de receber pagamento via QR Code:

  • Agilidade e comodidade nas transações;
  • Diversas bandeiras são aceitas;
  • Bancos tradicionais, digitais e fintechs já possuem o serviço;
  • Sistemas de recebíveis intuitivos;
  • Taxas baixas aplicadas no montante de vendas;
  • Zero taxa de manutenção ou mensalidade;
  • Zero taxa de instalação;
  • Dinheiro cai na hora como saldo;
  • Controle de fraudes através de centrais de monitoramento;
  • Utilização das maquininhas para gerar o QR Code;
  • QR Codes diversos para diferentes caixas/funcionários.

Deu para entender bem as vantagens para o cliente e para o lojista, correto? Vamos explicar agora o que é necessário ter e fazer para usar o QR Code.

O que é preciso para usar o QR Code?

Já conhecemos diversas funcionalidades e aplicações do QR Code. Mas como utilizá-lo?

O lojista

Para o lojista, basta entrar em contato com uma das dezenas de empresas que disponibilizam o QR Code como sistema de recebível. A maioria dos bancos tradicionais oferece o sistema.

Além deles, os novos bancos digitais também estão investindo pesado na tecnologia, já que o QR Code cresce como tendência de pagamento no mundo todo, em especial nos países desenvolvidos.

Uma terceira opção que tem tido bastante aceitação nos anos recentes são as fintechs: empresas de tecnologia voltadas para o mercado financeiro que oferecem soluções específicas.

Não se trata de bancos. As fintechs são menores, mas a sua vantagem vem na especialização e no atendimento, que consegue dar atenção e resolver problemas de clientes sem burocracias.

O QR Code apresenta muitas vantagens para os pequenos comércios, incluindo os MEIs. Basta entrar em contato com a empresa de preferência e realizar um cadastro online. A empresa fornecerá o código para o seu estabelecimento! A maioria delas já possui cartazes e adesivos padronizados que se encaixam perfeitamente no layout do seu negócio.

Na hipótese de que prefira agilidade, o lojista pode imprimir o código na hora e passar a usá-lo no mesmo dia da adesão. Caso seja do interesse do lojista, é possível negociar a maquininha que gera o QR Code com o valor das transações. Neste caso, a disponibilidade da maquininha deve ser verificada junto ao estabelecimento da preferência do lojista.

O Consumidor

O consumidor precisa, basicamente, de três coisas: um celular, o aplicativo e conexão à internet. Naturalmente, quase todos os brasileiros se adequam ao perfil. Como pagar com QR Code é uma tecnologia recente, algumas pessoas ainda não estão familiarizadas com este sistema.

No entanto, muitos consumidores já sabem utilizar os QR Code para fins publicitários. A adesão crescente dos usuários de telefone celular ao QR Code para pagamento é irreversível.

Aos lojistas que saem na frente, será permitido estabelecer uma base de consumidores que já sabem onde conseguem comprar com o QR Code. Além disso, a loja que começar a utilizá-lo sairá na frente dos concorrentes, já que será reconhecida como um estabelecimento antenado às novas tecnologias.

Veja como funciona o pagamento por celular com QR Code

O consumidor que deseja realizar o pagamento por meio do QR Code deve possuir o aplicativo para o pagamento, bem como conexão à internet. Atualmente, ainda não é possível pagar off-line com o QR Code. Na maquininha, o procedimento é padrão.

São inseridas as informações da transação como qualquer outra compra. Porém, ao invés de pedir o cartão, a maquininha irá apresentar o código QR. Neste caso, basta o cliente usar o app para escanear o QR Code e na sua tela aparecerá o valor e a confirmação. Pronto, venda realizada.

No caso do código disponível na loja sem a maquininha, o procedimento é muito semelhante. Na hora de pagar, o cliente aponta a câmera do celular para o código QR disponibilizado pelo lojista através do adesivo, cartaz ou banner.

Dependendo do aplicativo, o usuário deve preencher o valor. Em outros casos, o valor já fica disponível automaticamente quando o lojista utiliza a sua carteira digital. Basta confirmar e a transação será concluída.

Em ambos os casos, o que ocorre é que o dinheiro da carteira digital ou do próprio banco do cliente é enviado à carteira digital do lojista de maneira instantânea. É importante lembrar que o cliente não paga nada por utilizar o serviço!

Também, conforme já explicado, não há preocupação para os estabelecimentos que estão receosos em “perder” os poucos clientes que não estão conectados no momento da compra. Basta oferecer um wi-fi com banda limitada no seu estabelecimento, ou seja, internet com velocidade limitada, voltada aos clientes que precisam dela para concluir a transação.

O lojista também deve considerar que cada vez mais clientes estão buscando soluções digitais para os seus problemas. É melhor se colocar à frente da evolução do que esperar e não ter a solução que o cliente precisa quando for comprar na sua loja.

Como testar no celular?

Baixou o aplicativo? Como você deve fazer para testar no celular? Primeiramente, é necessário escolher entre as diversas empresas que oferecem aplicativos para o celular. São inúmeras opções para o consumidor.

O Brasil está sofrendo uma revolução tecnológica que permite a entrada de diversas empresas no ramo financeiro, ampliando as possibilidades para pessoas de qualquer faixa de renda e idade de obterem acesso a novas soluções digitais.

Assim, basta que o usuário escolha uma ou várias das opções disponíveis no mercado! É muito comum que usuários novos ganhem descontos promovidos pelos aplicativos nas primeiras vezes que os utilizam.

Além disso, é necessário que o consumidor possua uma conexão de dados 3G/4G ativa. Infelizmente, ainda não é possível realizar essas transações off-line.

Com o celular na mão conectado à internet e o aplicativo de sua preferência, basta utilizá-lo em uma transação, em uma das diversas lojas que oferecem o serviço! Caso você esteja receoso, utilize o código QR numa transação de baixo valor. Lembrando que todos os aplicativos voltados ao consumidor são gratuitos e isentos de taxas.

Segurança e prevenção de fraudes

Diversos órgãos públicos estão implementando o QR Code para aumentar a segurança das operações, além das empresas privadas.

Vale lembrar que um pagamento nunca será realizado sem a confirmação na tela do aplicativo! Caso o valor esteja errado ou qualquer outro problema venha a ocorrer, basta encerrar a operação.

Outra característica importante dos QR Code é que o próprio código já possui proteção contra vendas duplicadas. Não precisa ter medo de pagar repetido, pois o sistema de gerenciamento faz esse controle automaticamente.

Aos mais cautelosos, é possível testar os QR Code em aplicativos não financeiros. Existem várias opções gratuitas que você pode baixar e testar com embalagens que possuem QR Code, por exemplo.

Não é preciso se preocupar em ter um celular de última geração. A tecnologia QR Code já é testada e utilizada em celulares desde o início dos anos 2000. Qualquer câmera de celular é suficiente para checar o código. Em adição, o QR Code possui um sistema de prevenção de erros.

Carteiras digitais que permitem pagamentos por QR Code

Os consumidores não têm do que reclamar quando o assunto é carteira digital. Atualmente, as lojas virtuais da Google e Apple possuem centenas de opções gratuitas. É claro que, com tantas opções, vale a pena investir nas empresas que são conhecidas no mercado, a fim de evitar problemas.

As carteiras digitais

Uma carteira digital (e-wallet) é um aplicativo que funciona como um dispositivo eletrônico, permitindo a realização de transações financeiras.

A carteira digital pode ser integrada ou não a uma conta bancária tradicional e utilizar o saldo desta conta para fazer os pagamentos. Esta é uma maneira simples e prática de usar a carteira, sem a necessidade de ficar acrescentando fundos.

Em outros casos, você pode adicionar saldo à uma carteira digital por meio do pagamento de boletos ou fazendo transferências bancárias. Nesta hipótese, o usuário tem um maior controle dos gastos.

Algumas carteiras digitais permitem o armazenamento de documentos como as Carteiras de Habilitação digitais, por exemplo. Assim, funcionam quase como uma carteira comum, porém com a segurança de ter as informações armazenadas num ambiente criptografado.

Criptografia, segurança e comodidade

As informações constantes nas carteiras digitais são criptografadas. Não há com o que se preocupar quanto à segurança. É possível garantir que, em um futuro próximo, as pessoas não tenham mais a necessidade de levar documentos pessoais consigo, já que a carteira digital proporcionará todas as informações pessoais de um indivíduo de maneira segura, num ambiente digital controlado.

Aos que ainda ficam com medo da tecnologia, deve ser ressaltado que documentos e informações digitais são extremamente difíceis de serem corrompidas ou hackeadas. Ao contrário dos documentos físicos, cuja falsificação ocorre cotidianamente no país.

Todas as grandes empresas de tecnologia financeira possuem carteiras digitais extremamente seguras, pensadas e mantidas por especialistas em tecnologia e engenharia da informação.

As carteiras digitais permitem que usuários façam transações entre si de maneira segura! Por exemplo, quem necessita transferir uma quantia a um conhecido não precisa tirar o cartão ou dinheiro na rua, mas pode fazê-lo de maneira discreta pelo aplicativo.

Integração com o QR Code

Outra vantagem das carteiras digitais é a possibilidade de realizar os pagamentos via QR Code! A maioria delas já possui embutido em seu aplicativo o leitor de códigos QR e permite pagar uma transação em poucos segundos.

Quem utiliza uma carteira digital na transação possui a segurança das etapas de verificação em qualquer compra. Jamais um valor será descontado sem que o usuário confirme a compra, o que evita erros e fraudes.

Para acessar a carteira, será necessário inserir uma senha. Esta é outra garantia de segurança que uma carteira comum não possui.

Além de todas essas vantagens, é possível bloquear uma carteira digital, caso ocorra o roubo de um celular, por exemplo. Rapidamente, as informações são preservadas sem o prejuízo de ter que fazer novos documentos e cartões. Vale a pena testar uma delas.

Qual é a tecnologia envolvida?

As carteiras digitais são aplicativos com alto grau de criptografia. Existem carteiras digitais que podem ser armazenadas em dispositivos físicos, como cartões e tokens, mas este não é o foco por aqui.

Não é apenas dinheiro!

Como um aplicativo pode guardar infinitas informações, as carteiras digitais possuem a enorme vantagem de conter informações infinitas, no limite da memória do seu celular.

Nestes apps, podem ser guardadas informações, cartões de crédito e débito digitais, documentos de identidade, cartões de fidelidade, cartões de alimentação e restaurante, passes de transporte e muito mais. Não há limite. Desde que exista o documento ou cartão no formato digital, é possível armazenar a sua informação na carteira.

Logicamente, algumas carteiras permitem guardar informações a mais e outras não. Por exemplo, a carteira digital de um banco dificilmente permitirá o armazenamento de informações de uma conta existente em outra instituição!

Contudo, há centenas de opções, principalmente oferecidas pelos bancos digitais e fintechs que permitem o armazenamento de múltiplas informações. Muitas carteiras oferecem programas de fidelidade e bônus, bem como incentivo às pessoas que conseguem convidar novos usuários para o app!

Carteiras digitais são seguras

Por fim, é necessário ressaltar a segurança envolvida por trás das transações realizadas via QR Code através das carteiras digitais. Considere que é muito mais difícil hackear uma transação que ocorre instantaneamente do que fraudar uma transação com cartão de crédito, por exemplo.

Todas as transações são realizadas através de uma rede segura e criptografada, ou seja: mesmo que alguém tenha a habilidade de conseguir as informações, não conseguirá entender o código.

As transações realizadas via QR Code são virtualmente incorruptíveis. A energia necessária para hackear uma transação eletrônica é muito superior àquela para hackear uma máquina de cartão ou um caixa eletrônico, que pode ser arrombado fisicamente. Com as informações armazenadas de maneira segura, é possível utilizar a carteira digital para fazer pagamentos através do QR Code de maneira segura e prática.

Diferenças do QR Code e o NFC

Do que se trata o NFC, afinal? O NFC (Near Field Communication) significa comunicação por campo de proximidade. É uma tecnologia de comunicação sem fio presente em alguns aparelhos premium do mercado. Os celulares mais acessíveis e comuns geralmente não possuem a tecnologia.

A forma de comunicação do NFC é completamente diferente do QR Code, pois não utiliza a câmera do celular.

O NFC é uma tecnologia mais recente, que utiliza um chip presente no celular e outro no dispositivo de destino para realizar a comunicação entre os dois aparelhos. Normalmente, é necessário encostar ou quase encostar os dois dispositivos para que a comunicação seja estabelecida.

O NFC está presente em alguns celulares, tablets e algumas maquininhas de cartão e caixas eletrônicos. De todo modo, a tecnologia ainda está fora do alcance da maioria das pessoas comuns, já que apenas os celulares mais caros contam com o NFC atualmente.

Ao contrário do NFC, o QR Code não precisa de um celular de última geração e tampouco caro para operar. Seu funcionamento é seguro e simples, o que incentiva o seu uso pelos lojistas.

Talvez, no futuro, o NFC venha a se tornar uma tecnologia interessante e acessível a todos. Mas, no momento presente, os altos custos envolvidos na tecnologia e a necessidade de aparelhos caros com o chip específico afastam a sua utilidade do público em geral.

Prós e contras dos pagamentos digitais

Os pagamentos digitais vieram para ficar. No Brasil, mais da metade da população já utiliza algum meio de pagamento digital.

As formas são várias. Há o internet banking, os aplicativos dos novos bancos digitais, os cartões pré-pagos, aplicativos que permitem transações digitais entre os usuários sem custos, o próprio QR Code, o NFC, bitcoin e outras moedas blockchain, entre outros.

Quais seriam, então, as vantagens dos pagamentos digitais?

Praticidade

A primeira e mais conhecida de todos é a praticidade. Os meios digitais permitem transferências e pagamentos em segundos, sem que ocorra a necessidade de ir ao banco ou casa lotérica.

Cada vez mais pessoas não abrem mão da comodidade de fazer tudo na hora, sem intermediários. Os pagamentos digitais oferecem soluções rápidas em um mundo em que tempo é dinheiro.

Deixe a carteira física em casa

Na mesma esteira, quase todas as pessoas levam o celular para todos os lados. Portanto, utilizar o aparelho para fazer pagamentos digitais é esperado e incentivado. É mais fácil sair de casa sem levar a carteira do que o celular nos tempos atuais.

Taxas menores

Outro benefício dos pagamentos digitais, principalmente quando ocorrem fora dos aplicativos das grandes instituições, é o pagamento de menos taxas por operações digitais. Algumas soluções financeiras chegam a zerar taxas de transferência para os usuários da mesma plataforma, incentivando o aumento no número da base de usuários.

Democratização do mundo financeiro

Outro problema que é resolvido com os pagamentos digitais, incluindo os QR Code, é a democratização do acesso das pessoas ao universo financeiro.

Muitos consumidores, por diversos motivos, não conseguem abrir uma conta no banco. Seja por pouca instrução, por medo ou por não ter condições financeiras, milhões de pessoas não têm acesso a instrumentos simples como uma conta corrente ou um cartão.

Porém, estas pessoas conseguem se inserir e atingir a independência financeira através dos diversos aplicativos que são disponibilizados. Permitem fazer transferências e pagamentos sem necessitar de uma conta em banco.

Diversos apps permitem que a pessoa coloque um saldo através de boleto bancário, cujo valor fica disponível online para ser utilizado em pagamentos e transferências, mesmo que o usuário não tenha conta ou esteja negativado, por exemplo.

Novamente, a segurança

Na sequência, vale relembrar que os apps de pagamentos digitais são criptografados e extremamente seguros, principalmente aqueles das empresas mais conhecidas e consagradas do mercado.

Hackear um dispositivo ou um aplicativo é muito mais difícil do que realizar a clonagem de um cartão ou o furto de uma carteira, por exemplo.

Mesmo que a pessoa consiga as informações, elas estarão codificadas, o que dificulta ainda mais que dados vazados sejam usados por pessoas má intencionadas.

Por último, vale lembrar que os pagamentos digitais vieram para ficar. No mundo inteiro, o crescimento dos meios de pagamento digitais vem em conjunto com a queda no uso de dinheiro e cartões de débito e crédito.

A maioria das pessoas considera que os benefícios dos pagamentos digitais são muito mais significativos que os malefícios.

Dinheiro é dinheiro

Antes de tudo, o dinheiro é aceito em qualquer lugar. Ninguém recusa pagamentos em dinheiro.

A utilização de moedas e ordens de pagamento (cheques) tem um histórico de milhares de anos. Embora as notas sejam mais recentes, a ideia é a mesma. Não há lugar no mundo que não aceite o dinheiro local. Diversos países estudam abolir o dinheiro físico e utilizar apenas meios digitais de pagamento.

Por enquanto, o dinheiro continua mais vivo do que nunca. A sua grande vantagem é ser aceito por qualquer pessoa em todo o território nacional sem questionamentos.

Necessidade de conexão à internet

Outro contra dos pagamentos digitais é a necessidade de conexão à internet. Os meios mais comuns, como o internet banking e os aplicativos digitais, geralmente necessitam estar conectados para funcionar.

Embora exista uma grande cobertura de redes móveis no país, é inegável que alguns locais simplesmente não possuem conexão à internet. Neste caso, os pagamentos digitais ficam dificultados.

Desconhecimento gera medo

Talvez o que mais trabalha contra os meios de pagamentos digitais – em especial, o QR Code – seja o desconhecimento da população quanto ao seu funcionamento.

Muitas pessoas ficam receosas de utilizar o celular para pagamentos, com receio de terem as informações roubadas ou perdidas.

Esse medo é maior nas faixas etárias mais elevadas, pois estas pessoas não cresceram com o universo digital como as pessoas mais novas.

Quando é assim, cabe às empresas ensinar, por meio da conscientização, do quão seguro e prático é utilizar métodos de pagamento como o código QR.

O medo de algumas pessoas faz algum sentido. Embora seja muito difícil, não é impossível hackear um aplicativo ou dispositivo eletrônico. Já ocorreram casos de vazamentos de informações nas empresas gigantes da tecnologia, por isso todo cuidado é pouco.

Mesmo assim, vale ressaltar que os meios de pagamento digital são seguros, conforme amplamente discutido.

Vale resumir os prós dos pagamentos digitais:

  • Praticidade e comodidade;
  • Menores taxas do que os pagamentos convencionais;
  • Democratização do acesso ao mundo financeiro;
  • Menos riscos de roubo de informações;
  • O futuro é digital.

E também os contras:

  • Dinheiro é aceito em qualquer lugar;
  • Necessidade de conexão à internet;
  • Desconhecimento do público geral;
  • Problemas de hackeamento.

O dinheiro físico será extinto?

Você tem medo da extinção do dinheiro físico? Acha que esse é um papo sem pé nem cabeça? Saiba que, atualmente, 92% de todo o dinheiro existente no mundo é digital.

Isso mesmo! O dinheiro físico é uma fração minúscula de todas as transações e pagamentos no mundo.

Porém, tudo funciona bem, certo? Todos conseguem realizar as suas atividades sem grandes problemas. Pessoas continuam contratando, transferindo, pagando e recebendo dinheiro online.

É difícil afirmar que o dinheiro será extinto ou não. Provavelmente, a tendência de diminuição do dinheiro físico em favor do digital continuará, com cada vez menos moeda sendo trocada em espécie.

Os países desenvolvidos possuem altos índices de economia digital. Nos países mais pobres, o dinheiro em espécie continua uma realidade. O Brasil está no meio. Dificilmente o dinheiro será extinto em algum momento próximo. O futuro, porém, é imprevisível.

Pagar com QR Code é seguro?

A segurança da utilização do QR Code já foi abordada, mas vale sublinhar: os pagamentos que utilizam essa tecnologia são extremamente seguros!

Ao pagar com QR Code, não há possibilidade de fraude ou pagamento duplicado. O próprio código já evita estes problemas.

Em adição, muitos aplicativos possuem etapas de confirmação, o que evita erros. O valor da transação aparece no próprio app, deixando o usuário seguro para concluir a compra.

Vale lembrar que os Códigos QR são colocados nas novas Carteiras de Habilitação para evitar fraudes, bem como em carteirinhas de plano de saúde e outros documentos pessoais importantes.

Como o pagamento com QR Code pode fazer um negócio crescer!

Já comprovamos a utilidade e praticidade do QR Code! Mas, como fazer o negócio crescer com ele? Simples!

Independente das qualidade do código QR, implementar a tecnologia significa que o comércio irá ter um meio adicional de pagamento. Uma maneira a mais do cliente consumir na loja!

Atualizar o modelo de negócio com o QR Code também irá atrair o crescente público jovem ligado à tecnologia. As novas gerações aceitam e aplicam as novidades assim que ficam disponíveis.

Ter a loja ou o negócio como uma referência de tecnologia será sempre vantajoso frente aos demais, em um mundo onde tudo é conectado, digital e na hora!

Além disso, pesquisas realizadas pelo IBGE indicam que mais de 80% dos lojistas pretendem implementar a tecnologia nos próximos anos! Portanto, o QR Code se tornará uma necessidade em questão de tempo. Melhor sair à frente do que correr atrás.

Quando se utiliza o QR Code através das empresas que disponibilizam os serviços, as taxas são consideravelmente menores do que aquelas cobradas nas maquininhas de cartões, por exemplo.

Considerando que o custo de implementação da tecnologia é ZERO, não há porque não usar! Finalmente, os sistema de gestão de recebíveis oferecidos pelas empresas são gratuitos, intuitivos e te ajudam a gerir o seu negócio de maneira mais simples e barata.

Conclusão

O QR Code como meio de pagamento é uma novidade que está cada vez mais presente no comércio brasileiro. Com mais de 80% dos lojistas indicando que pretendem implementar o uso nos próximos anos, ainda dá tempo de começar a fazer o uso do QR Code sem ficar para trás dos concorrentes.

A tecnologia é simples e eficiente. Em poucos segundos, o cliente sai com o produto e o lojista com o dinheiro disponível para fazer os seus pagamentos e transferências.

Em adição, o QR Code é extremamente seguro e a maioria das empresas conta com um sistema de monitoramento contra fraudes, além do suporte ao lojista. Vale investir tempo pesquisando as melhores opções e começar a aplicar o QR Code no dia a dia do negócio.

Saiba mais sobre o assunto no QR Paga

Ficou interessado no assunto? Tem dúvidas ou quer se aprofundar mais ainda no que foi discutido? Felizmente, você pode ficar por dentro de tudo o que acontece no universo dos QR Code no QR Paga.

Visite o QR Paga e fique atualizado!