Os benefícios do QR Code para o distanciamento social

Nos últimos meses todas as pessoas do mundo foram impactadas com a necessidade de mudanças drásticas em sua rotina e seus hábitos, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Com isso, a tecnologia passou a desempenhar um papel ainda mais importante no dia a dia das pessoas, com um destaque especial para o QR Code.

Muito desta importância da tecnologia QR Code e da tecnologia, de um modo geral, se deve à necessidade de se manter um isolamento social para buscar conter o avanço da Covid-19 e minimizar o risco de contaminação. Porém, muitas pessoas podem ter, ainda, dúvidas a respeito de como usar QR Code pode contribuir para o isolamento social.

Este conhecimento é importante para que se possa saber como manter um isolamento social ainda mais efetivo. Desta maneira, o uso da tecnologia QR Code e uma importante ferramenta para que se mantenha as pessoas o mais isoladas possível, com menores chances de contaminação pela Covid-19 e, assim, buscar contribuir para o controle da pandemia.

Os principais benefícios do uso do QR Code para o isolamento social

A seguir, veja como o uso do QR Code, maior após a pandemia mundial causada pelo Covid-19, contribui para o distanciamento social e o controle da contaminação pelo vírus. Confira:

  • Menor necessidade de contato entre as pessoas

Ao utilizar o QR Code para diferentes finalidades há uma necessidade muito menor de contato entre as pessoas, que podem, assim, se manter mais distanciadas e diminuir o risco de contaminação pelo Coronavírus. Isso pode se encaixar em diferentes atividades durante o dia a dia, desde a realização de compras ou o compartilhamento de documentos, entre outros.

Muitas empresas, em especial, passaram a usar QR Code para substituir a necessidade de que seus funcionários, ou clientes, por exemplo, se mantenham próximos ou tenham qualquer tipo de contato físico. Graças à versatilidade do QR Code isso pode ser adaptado a diferentes tipos de empresas, sempre em busca de maior segurança em suas atividades.

  • Possibilidade de pagamentos sem qualquer tipo de contato com outras pessoas

Entre algumas das principais atividades essenciais que se mantiveram disponíveis às pessoas mesmo durante a pandemia, a realização de compras foi uma delas. Estas compras podem ser feitas em supermercados, padarias, farmácias, entre outros estabelecimentos que ofereçam itens de primeira necessidade às pessoas.

No entanto, o pagamento destas compras pode representar um risco muito grande de contaminação para as pessoas, seja por conta do contato com notas de dinheiro, cartões e máquinas com as quais muitas pessoas entram em contato direto. É neste ponto que usar QR Code pode contribuir para a segurança das pessoas e o distanciamento social.

Isso porque, ao pagar com QR Code, as pessoas não precisam sequer tocar em equipamentos compartilhados, uma vez que o pagamento é feito apenas com o uso de seu celular. Assim, o risco de contaminação, nesta atividade, é minimizado por conta de cada pessoa utilizar apenas seu próprio aparelho celular ou smartphone, sem compartilhamento do mesmo.

  • Pagamento por aplicativos e opção de entrega em sua residência

Os serviços de delivery são alguns dos que mais ganharam força nos últimos tempos, mesmo antes da pandemia mundial de Covid-19, e se tornaram essenciais com o aumento de contágio. Nestes aplicativos, o uso do QR Code se tornou ainda mais importante, pois proporciona às pessoas a possibilidade de pagar suas compras durante a realização de seu pedido, com a entrega feita em seu endereço.

Muitos destes serviços disponibilizaram, ainda, a opção de entrega sem contato com o entregador, o que permite minimizar ainda mais o risco de contágio. Assim, ao escolher pagar suas compras em aplicativos por meio de QR Code, o distanciamento social é ainda mais fortalecido, o que contribui para a segurança da população.

  • Acesso a locais sem utilização de equipamentos compartilhados

Outra possibilidade de uso do QR Code que contribui para o distanciamento social é o acesso a locais reservados sem que se precise digitar senhas ou encostar cartões de acesso, por exemplo. Assim, com um celular ou smartphone apto a decodificar os códigos QR, as pessoas podem garantir seu acesso a estes espaços.

Isso faz com que o risco de contágio seja minimizado, pois a contaminação pelas mãos é uma das formas mais comuns de contágio pela Covid-19, pois o vírus pode ser conduzido às vias aéreas pelo toque. Ao usar QR Code para acesso a qualquer local, não é necessário tocar em equipamentos compartilhados, o que faz com que se tenha uma segurança maior contra a contaminação.

Agora que você sabe melhor como o uso do QR Code pode contribuir para o distanciamento social e ajudar na prevenção da Covid-19, garanta que seu aparelho esteja apto para utilizar esta tecnologia com um aplicativo leitor de QR Code. Assim você poderá realizar muitas ações sem precisar se aproximar de outras pessoas ou mesmo utilizar equipamentos compartilhados, por exemplo.

Para se manter ainda mais bem informado sobre a tecnologia QR Code e como esta tecnologia contribui no controle da pandemia com o isolamento social, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados!