Onde surgiu a ideia do QR Code?

A utilização do QR Code é algo bastante simples e comum na vida de qualquer pessoa atualmente, uma vez que esta ferramenta está presente em grande parte das ações cotidianas. No entanto, o que poucas pessoas sabem, e podem até mesmo ter curiosidade é sobre a criação do QR Code.

vetor de duvida

Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, a criação do QR Code não é algo tão recente quanto se pensa, pois esta tecnologia já existe há mais de duas décadas. Obviamente, porém, seu início foi bem diferente do que se conhece hoje, e da forma como o recurso é utilizado, com grande versatilidade e muitas opções de uso.

Para não deixar dúvidas sobre a criação do QR Code, a responsável por sua idealização e o início de seu uso foi a empresa automotiva japonesa Denso-Wave. Esta empresa é ligada ao grupo Toyota, e responsável pela produção de diversas peças automotivas, utilizadas na produção de veículos da marca, mundialmente famosa.

Entretanto, a criação do QR Code teve um objetivo muito mais simples do que se possa imaginar. Os engenheiros da Denso-Wave tinham a ideia de criar uma forma de categorizar as peças disponíveis em seu estoque, de modo que se pudesse agilizar a produção e o controle da quantidade de peças disponíveis.

Assim, para cumprir seu objetivo, os responsáveis criaram um código visual de resposta rápida, que pode ser lido rapidamente, o que inclusive gera a nomenclatura deste tipo de código (Quick Response Code, ou Código de Resposta Rápida, em tradução simples).

A evolução do QR Code após a sua criação

Inicialmente, a criação do QR Code cumpriu seu objetivo, pois permitiu que houvesse maior controle sobre as peças automotivas da Denso-Wave. Porém, não levou muito tempo até que se notasse que o código visual possuía um potencial ainda maior, de forma que pudesse ser empregado em outras finalidades, diferentes daquelas que levaram à criação do QR Code.

Grande parte disso se deve ao fato de que o QR Code pode armazenar grandes quantidades de dados, diferentemente de códigos mais comuns, como os códigos de barras, por exemplo. Ou seja, com um único código, é possível armazenar muitos dados e informações distintas.

Assim, com esta característica e uma natural evolução de sua geração, o QR Code logo passou a ser utilizado em ambientes virtuais, especialmente para o redirecionamento digital. Desta maneira, alguns anos após a criação do QR Code, já era possível encontrar este tipo de código em páginas virtuais, especialmente aquelas utilizadas por empresas e profissionais.

Foi exatamente desta maneira que o QR Code se tornou mais conhecido no Brasil, pela sua capacidade de redirecionar uma pessoa a um site específico, sem a necessidade de que se digitasse o endereço desta página. Embora isso tenha gerado uma grande facilidade no processo de divulgação de páginas e conteúdo digital, o QR Code levou algum tempo até que conquistasse os brasileiros, uma vez que a tecnologia não foi tão utilizada em seus primeiros anos no país.

Porém, com o uso mais frequente da internet para a realização de muitas atividades e com os aparelhos celulares e smartphones cada vez mais acessíveis, isso mudou completamente, e o QR Code passou a ser parte importante na vida dos brasileiros. Muito disso se deve à segurança que o código visual oferece para os seus usuários, com a manutenção de dados pessoais em sigilo.

Inicialmente, esta maior aceitação e utilização do QR Code passou pelas redes sociais, plataformas que incorporaram o QR Code no dia a dia de seus usuários, seja para a realização de login em sua conta, ou para compartilhamento de conteúdo. Hoje, usuários de plataformas como WhatsApp e Instagram já possuem QR Code próprio, para divulgar seus perfis e facilitar ainda mais a conquista de novos contatos e seguidores.

Mas o maior destaque para esta tecnologia, desde a criação do QR Code fica por conta do seu uso como meio de pagamento e realização de transferências financeiras. Ou seja, a utilização da tecnologia para que as pessoas possam fazer compras sem utilizar dinheiro ou cartões em estabelecimentos comerciais, nos quais podem fazer seus pagamentos diretamente no aparelho celular.

Assim como os dados pessoais, os dados financeiros também são completamente criptografados nestas transações, o que garante que os pagamentos feitos por meio do QR Code sejam completamente seguros. Isso contribui diretamente para que cada vez mais pessoas optem por este meio de pagamento, e muitos estabelecimentos comerciais, inclusive, estimulem o uso desta possibilidade.

Ou seja, desde a criação do QR Code, esta tecnologia passou por muitas transformações e melhorias, mas segue, até hoje, com uma quase unanimidade a respeito de seus benefícios, vantagens e facilidades, o que a torna uma das ideias mais bem sucedidas das últimas décadas, a qual, após proporcionar muitas facilidades a uma empresa automotiva japonesa, beneficia milhões de pessoas em todo o mundo diariamente.

Para conhecer ainda mais sobre a criação do QR Code, sua evolução e detalhes sobre a sua adaptação a diferentes funcionalidades, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados a esta tecnologia, de modo que possa se manter sempre bem informado sobre sua constante evolução!