O varejo e o uso do QR Code

A maioria das pessoas não sabe que o QR Code foi inventado há quase três décadas, em 1994. Porém, a tecnologia foi bastante aperfeiçoada desde então, sobretudo a partir de 2006. Essa evolução é resultado especialmente do desenvolvimento e popularização dos smartphones no mundo inteiro. No últimos anos, a utilização do QR Code aumentou de forma significativa, já que mais faixas etárias e camadas sociais hoje têm acesso a celulares.

vetor representando o varejo

Ademais, temos cada vez mais dispositivos que dispõem do sistema de QR Code integrado, sem necessidade de instalação de um aplicativo específico. Como consequência, o uso desse recurso fica bem mais eficaz e conveniente. Há inúmeros benefícios na mudança, mas a unificação e padronização de dados é o maior diferencial, junto com a segurança da criptografia. Ou seja, o processo será favorável para todos os envolvidos nas transações.

Mesmo assim, vários gestores ainda resistem em usar QR Code em seu varejo por não acreditarem que o público se adaptará à tecnologia. Isso, no entanto, é um mito. Os brasileiros estão dispostos a lidar com o QR Code, são as empresas que não sabem tirar proveito dessa inovação. Ainda não está convencido? Basta observar que a ferramenta em questão já está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

Entre as finalidades possíveis para o uso do QR Code no varejo estão:

• Criação de links;

• Direcionamento a um site;

• Instalação de aplicativos;

• Acesso a páginas de pagamento e outras ações de redirecionamento.

Portanto, não faltam motivos para conhecer melhor essa tecnologia tão versátil. Para ajudá-lo no processo, exploraremos algumas das características do QR Code e mostraremos como usá-lo no varejo. Acompanhe!

O futuro do varejo e do QR Code

A perspectiva é que, em breve, o QR Code não servirá somente para pagamentos. Segundo os especialistas, os códigos serão integrados tanto com a mídia on-line quanto off-line, bem como boletos e adwords.

A relação com os consumidores é outro aspecto que ganha com a implementação do QR Code no varejo. Isso porque os códigos permitem que os indivíduos avaliem os produtos e serviços com rapidez. Por conseguinte, o empreendedor consegue corrigir eventuais falhas com agilidade enquanto aprimora o relacionamento com os clientes.

Para lançar mão desse recurso, é só fazer uma pergunta simples na página personalizada do QR Code e deixar que os visitantes deem feedbacks. Em seguida, a avaliação é enviada para o seu e-mail. Aqui, o melhor é colocar o código em um local visível, como no caixa da loja ou no provador.

Com o crescimento das vendas on-line, em particular a partir da pandemia, os estabelecimentos físicos precisam se destacar para não perder espaço. Surge, assim, a demanda por métodos de pagamentos integrados, que tornem a experiência de compra mais satisfatória.

Dicas para a utilização de QR Code no varejo

Dito isso, precisamos mencionar também o período de adaptação para os lojistas e para o público. O primeiro passo depende dos esforços para distribuição de máquinas que aceitem esse tipo de serviço no Brasil, para que o QR Code faça parte do cotidiano das pessoas. Na atualidade, já existem estabelecimentos autônomos, isto é, sem funcionários e outros formatos de venda bastante práticos.

Se a meta é implantar gradativamente o QR Code no varejo, a melhor estratégia passa pelo oferecimento de vantagens para os consumidores, como cupons de descontos e bônus, entre outros. Vale a pena reforçar aos usuários que não há ameaças ao utilizar celulares e demais dispositivos para efetuar as compras.

Vantagens do uso no QR Code no varejo

• Os aplicativos são simples de usar

É bom mencionar que grande parte dos aplicativos que fornece essa novidade é muito intuitiva. Em geral, você precisa somente selecionar a opção “pagar via QR Code”, focalizar a câmera no QR Code liberado pelo negócio e confirmar.

• Taxas baixas ou inexistentes para as transações

Uma vez que a operação é realizada praticamente toda de forma automática, os custos atrelados a ela são baixíssimos, o que motiva as gestoras de pagamento a dispensar cobranças de taxas.

• Mais autonomia para os clientes

A autonomia para os pagamentos são mais um ponto positivo de se usar o QR Code no varejo. As transações pode ser efetuadas a qualquer momento e em todos os dias da semana. Em certos casos, são feitos agendamentos que dão autonomia para os consumidores. Além disso, os códigos auxiliam os comércios consumidor e beneficia comércios com funcionamento contínuo, tais como supermercados e e-commerces.

Em suma, existe espaço para o uso de QR Code no varejo no Brasil e no resto do mundo. Logo, a nossa recomendação é que você se informe sobre essa tecnologia para aderir a ela sem imprevistos.

Esperamos que o texto tenha esclarecido as suas dúvidas acerca do varejo e o uso do QR Code. Com base nas informações fornecidas acima, você está apto para implementar essa tecnologia no seu negócio. Sendo assim, o que parecia pouco provável hoje já se tornou viável, com o QR Code, os pagamentos via NFC e as lojas sem estoque, por exemplo.

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