O uso do QR Code pelos aplicativos de música

O QR Code está presente em todos os itens que fazem parte de nosso cotidiano e podem ser utilizados sob os mais variados formatos. Um dos melhores exemplos dessa pluralidade é o seu uso em aplicativos de música, viabilizando o acesso ao desbloqueá-lo com o comando.

Plataformas populares estão disponibilizando seu conteúdo por QR Code, permitindo ao usuário que baixem os vídeos de seu interesse após se conectarem ao código, como é o caso do YouTube Music.

O uso do QR Code ainda é considerado inovador, mesmo tendo sido criado em 1994. O símbolo bidimensional foi aperfeiçoado a partir do código de barras, pela indústria automobilística japonesa Denso-Wave, com o objetivo de catalogar as suas peças de montagem.

Rapidamente, outras indústrias passaram a utilizar esse modelo de código, não só para a logística, mas incrementando seu uso para outras situações, logo sendo difundido para o cotidiano das pessoas, sob as mais diversas finalidades.

Hoje, está inserido também no mercado da música, se tornando peça fundamental para facilidade o acesso.

A música na internet

Logo no início da expansão da internet, o mercado musical foi um dos mais prejudicados pelos dowloads “piratas”. Afinal, bastava ao usuário entrar em um site, escolher a música desejada e baixar de forma gratuita. Rapidamente, a procura pela compra de CD teve uma queda abrupta e fez com que o mercado buscasse novos formatos para manter sua economia.

A guerra parecia não ter fim, mas surgiu tréguas interessantes para ambos os lados, com a criação de rádios online e de plataformas especializadas em oferecer música. Logo os aplicativos de vídeos e música se tornaram um sucesso.

Mesmo tendo benefícios para assinantes pagos, a maior parte desses aplicativos são gratuitos e qualquer usuário pode ter acesso a sua música desejada.

Pagamento de direitos autorais se mantém, permitindo que os artistas possam ser remunerados pelo seu trabalho. Mas as empresas adotaram novas formas de obterem lucro, basicamente através de assinaturas e de anúncios pagos.

Nem todas permitem o download da música desejada, mas é possível fazer transferências, compartilhamentos e montar playlists de acordo com o momento e gosto musical. Muitas podem até mesmo ser usadas como ambiente para festas e eventos, com músicas selecionadas anteriormente para a ocasião.

Facilidades do QR Code para acesso as músicas

A área musical foi a que mais se influenciou com a expansão da internet, sem dúvida. Através dos downloads, muitas vezes gratuitos, a indústria musical precisou se reinventar. Afinal, os discos de vinil, CDs e até mesmo as rádios, já estavam se tornando obsoletos, com a facilidade de ouvir música nos mais diversos aplicativos.

Seguindo uma das características básicas da internet, ouvir música se tornou muito mais rápido. O acesso amplo e quase irrestrito, pode levar o internauta aos mais variados tipos de música, estilos e cantores, em poucos cliques.

Para aproveitar esse mercado amplo, surgiram novos aplicativos e métodos de distribuir músicas, que facilitam ainda mais o acesso e também mantém os direitos autorais dos artistas.

Um dos mais conhecidos atualmente, o Spotify, possui um recurso para compartilhar música entre amigos, a partir do QR Code. O usuário cadastrado pode optar pelo compartilhamento de uma música ou álbum, gerando um QR Code que é enviado a pessoa desejada.

Para acessar o conteúdo, é só usar um leitor do código pelo próprio celular. Essa opção é válida para todos os clientes, inclusive os que não são assinantes pagos.

Essa facilidade do Spotify é ótima para festas. Como os usuários podem trocar músicas entre si, basta acessar uma pasta de algum amigo para deixar a festa mais animada, sem estresse. Há ainda a opção de um grupo fechado ouvir a mesma música ao mesmo tempo, em locais diferentes só pelo uso do QR Code.

Outra forma de ouvir música através do QR Code é o Musicard. Com o mesmo aspecto de um cartão de crédito, o Musicard possui uma arte baseada na escolha do artista desejado, além da lista de músicas que estão inseridas no código.

O QR Code é personalizado e único, para tornar o cartão algo exclusivo e que pode ser presenteado. O conteúdo inserido no código fica hospedado numa plataforma virtual e é vendido via internet.

Além das músicas, os aplicativos que possuem o QR Code podem oferecer também fotos, podcast e vídeos do artista desejado. Dessa forma, o conteúdo pode ser ainda mais enriquecido, com detalhes que o tornam exclusivo e objeto de desejo de seus fãs. Até mesmo incluir versões especiais de músicas.

Para atender essa nova demanda de usuários, interessados em acesso a música via QR Code, há aplicativos QR MP3, feitos exclusivamente para reproduzir:

  • Músicas;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Audiobooks.

São indicados para smartphones, que ao obter o código disponível apresenta uma descrição do álbum e do artista da canção e há ainda a opção de gravar o arquivo no próprio aparelho.

Outros aplicativos permitem transmitir arquivos de MP3 do PC para Android, através do QR Code. Essa facilidade deixa de lado os pequenos pendrives e qualquer outro objeto, se fixando apenas no uso do smartphone e da captura do QR Code. O aplicativo usa o endereço de web para fazer a conexão e fazer a transferência.

Saiba mais sobre o amplo mundo do QR Code, através do site . Lá é possível encontrar informações atualizadas sobre as inúmeras possibilidades de uso e até mesmo informações técnicas.