O uso do QR Code como forma de evitar fraudes

A utilização da tecnologia é algo bastante natural nos dias atuais, e diversos recursos são empregados em diferentes finalidades. Uma delas, e também uma das mais importantes, é o aumento da segurança de muitas ações com a prevenção a fraudes e tentativas de roubos de dados.

Um dos recursos tecnológicos que mais tem contribuído para evitar que aconteçam fraudes em diferentes serviços é o QR Code, um código visual que precisa ser decodificado para que sejam conhecidas as informações de uma transação, por exemplo.

Desta maneira, por sua grande versatilidade e contribuição bastante elevada na prevenção das fraudes, o uso do QR Code é ainda mais comum do que o de outras tecnologias, que podem não oferecer a mesma segurança. Isso também faz com que seja preciso conhecer melhor este tipo de utilização destes códigos, para que se tenha maior tranquilidade em seu dia a dia.

E, diferente do que algumas pessoas ainda podem imaginar, a compreensão a respeito do uso do QR Code no combate a fraudes é bastante simples. Em especial, isso se deve à facilidade de uso desta tecnologia, que não exige que se tenha um conhecimento mais profundo a respeito do mundo digital.

Como o QR Code contribui para combater as fraudes?

De uma forma geral, todas as atividades realizadas por meio da internet requerem que se tenham informações a respeito de ambas às partes envolvidas. Em uma transação financeira, por exemplo, é preciso que sejam conhecidas as informações bancárias de quem faz o pagamento e de quem o recebe, para que o dinheiro possa ser enviado corretamente por meio de transferência.

No entanto, nos casos de serviços em que é preciso digitar uma conta e uma senha, estes dados podem ser facilmente acessados por terceiros que atuam hackeando contas na internet. Ou seja, pessoas mal intencionadas acessam suas contas de modo remoto, sem que isso seja notado, e podem realizar transferências e fraudes em seu nome.

Para combater este problema, o QR Code é uma das mais importantes e eficazes ferramentas, pois torna as informações dos envolvidos em qualquer tipo de compartilhamento de dados completamente confidenciais. Isso porque estas informações ficam armazenadas neste código visual, que somente pode ser decodificado com a leitura do código QR.

Desta maneira, para que aconteça uma transação financeira, por exemplo, é preciso que se tenha um fornecedor do código, a empresa ou estabelecimento comercial que faz a venda e uma pessoa que fará o pagamento por meio da leitura do código, o cliente.

Assim, ao fazer a leitura do QR Code, o cliente transfere, automaticamente, o valor devido para a empresa, sem que seja preciso compartilhar qualquer informação a respeito de seus dados financeiros.

Com isso, mesmo em tentativas de fraudes realizadas por outras pessoas, não haverá nenhum acesso às suas informações como documentos ou contas bancárias, de modo que o risco da realização de fraudes seja praticamente nulo.

Desta maneira, a implementação de QR Code em diferentes tipos de serviços é algo bastante natural e que deve ganhar uma utilização ainda maior nos próximos meses e anos, sempre com a intenção de oferecer maior segurança aos clientes e usuários destes serviços.

Os principais usos do QR Code para combater tentativas de fraudes

Embora todos os tipos de serviços e transações requeiram maior segurança aos envolvidos, existem alguns em que este ponto é ainda mais importante. Até mesmo por conta disso, o uso do QR Code no combate a fraudes já é uma realidade em muitos destes serviços e transações.

O primeiro deles, e talvez o mais comum para o uso de QR Code atualmente, é o de serviços bancários e transações financeiras. Muitos aplicativos e carteiras digitais permitem a realização de pagamentos e transferências de dinheiro apenas por meio da leitura de QR Code, para garantir a seus clientes um serviço completamente seguro e livre de fraudes.

Outro uso do QR Code no combate a fraudes que ganha uma força cada vez maior é em documentos pessoais. Em alguns estados brasileiros, as Carteiras Nacionais de Habilitação já começaram a contar com este código visual para evitar que aconteça a clonagem de documentos.

Esta implementação do QR Code se deve ao fato de que a maioria dos documentos fraudados tem apenas a foto modificada, mas os demais dados são mantidos inalterados. Com o QR Code, caso seja preciso verificar a autenticidade do documento, isso pode garantir que se saiba com precisão a quem os dados realmente pertencem.

Desta maneira, é natural que o uso de QR Code no combate à fraude seja ainda mais utilizado em todos os serviços utilizados no dia a dia, sempre em busca de manter as pessoas mais seguras e diminuir o risco de prejuízos, sejam eles financeiros ou pessoais.

Com isso, é ainda mais preciso estar a par de como funciona a tecnologia QR Code e de como adaptar seu aparelho celular ou smartphone para o uso deste importante recurso.

Para saber tudo sobre a tecnologia QR Code, seu uso correto e diferenças entre aparelhos, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos que poderão lhe ajudar a se preparar para o melhor uso possível deste tipo de código.