O que significam os quadrinhos no QR Code

Certamente você já utilizou o QR Code em algum momento de seu dia a dia, ou pelo menos já se acostumou a encontrar este tipo de código visual em muitos lugares, uma vez que está presente na maioria das empresas, serviços e atividades do cotidiano de muitas pessoas.

Esta popularização de seu uso, bem como o seu formato visual inconfundível, faz o QR Code ser facilmente encontrado, quando disponibilizado. Entretanto, exatamente com relação ao seu visual, muitas pessoas podem não saber o que significam os quadrinhos do QR Code, que são os responsáveis por este formato diferenciado.

Outro ponto importante a este respeito é que os quadrinhos do QR Code também são o que tornam cada um destes códigos único, para que não haja qualquer tipo de dificuldade ou confusão em seu uso, como um redirecionamento incorreto, por exemplo. Além disso, também são os quadrinhos do QR Code que diferenciam o tipo de código e o seu uso, como a finalidade para pagamentos, redirecionamento a textos, vídeos, ou qualquer outro conteúdo.

Assim, para quem deseja saber melhor como funciona a tecnologia QR Code, saber o que significam cada um dos quadrinhos do QR Code é algo essencial, pois pode permitir uma melhor compreensão e fazer com que se saiba melhor como utilizar este recurso em seu dia a dia.

Os diferentes quadrinhos do QR Code

Como você pode observar em qualquer QR Code, este tipo de código é composto por quadrinhos de diferentes tamanhos, os quais possuem funções específicas que permitem um melhor uso deste recurso e uma leitura mais facilitada.

Para que você possa saber como diferenciar cada um destes quadrinhos do QR Code, observe a seguir a definição e a funcionalidade de cada um deles, e saiba como são importantes para tornar possível todos os benefícios e facilidades proporcionadas a você em seu cotidiano. Confira.

  • Quadro branco limitador

Entre os quadrinhos do QR Code, um que pode passar despercebido algumas vezes é o maior de todos eles, pois é o responsável pela limitação deste tipo de código visual. Trata-se do quadrinho branco que limita as margens do QR Code, e forma a sua margem ao redor de todos os demais quadrinhos brancos e pretos.

Este tipo de quadro serve para que a leitura do QR Code seja mais facilmente realizada, pois indica ao aparelho leitor o espaço em que as informações estão concentradas. Assim, caso a sua câmera capture um outro tipo de ponto branco ou preto fora deste espaço, isso não irá interferir em sua decodificação.

  • Quadrinhos grandes

Ao se deparar com um código QR, um dos primeiros pontos que as pessoas observam são os quadrados maiores, nos cantos deste código, obviamente dentro de sua margem. Estes quadrinhos do QR Code possuem uma grande importância, e servem para delimitar a distribuição dos outros quadrinhos do QR Code.

No entanto, sua importância não se limita a isso, uma vez que também são estes quadrinhos do QR Code que vão identificar o tipo de código que será lido. Ou seja, com base nestes quadrinhos é que se diferenciam os códigos utilizados para download de conteúdo, transações financeiras, redirecionamento digital, entre muitos outros.

Na maioria das vezes estes quadrinhos grandes são encontrados em três cantos do QR Code, mas isso não é um padrão fixo, pois podem ser gerados códigos com dois, ou mesmo com apenas um destes quadrinhos.

  • Quadrinhos médios

Dentro de um QR Code, também existem alguns quadrinhos médios, que podem ser vistos ao redor dos maiores e no canto oposto, onde não há um quadro maior. Desta maneira, de acordo com o seu posicionamento, os quadrinhos do QR Code de tamanho médio podem ter funções diferentes nesta tecnologia.

Quando os quadrinhos médios são vistos ao redor dos maiores, eles reprsentam a finalidade de identificar qual a versão do QR Code, ou seja, se é um modelo mais limitado, mais avançado, com mais recursos, entre outras possibilidades. Diferentemente, no canto oposto estes quadrinhos médios possuem a função de alinhamento da figura, o que ajuda a fazer uma decodificação mais rápida do código durante a sua leitura.

  • Quadrinhos pequenos

Estes são os mais famosos quadrinhos do QR Code, uma vez que são encontrados em maior número dentro deste tipo de código visual. Assim, todas as linhas e colunas dentro do espaço do QR Code são compostas por este tipo de quadrinhos menores em relação aos demais.

Sua função é justamente fazer com que os códigos sejam diferentes entre si, de forma que não aconteçam erros no momento da leitura. Desta maneira, existe uma possibilidade praticamente infinita de distribuição destes quadrinhos dentro do espaço de um QR Code, de forma que cada código seja único e possa lhe garantir maior segurança na utilização desta tecnologia.

Agora que você conhece melhor a importância e o significado de cada um dos quadrinhos do QR Code, utilize este conhecimento para utilizar de uma maneira ainda melhor este recurso.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, seu uso correto e as diferentes finalidades que o recurso possui, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações!