O que significa e como surgiu o QR Code

Provavelmente, você já ouviu falar ou até mesmo já observou em alguns sites, aplicativos e materiais impressos, um quadrado preto e branco com uma sequência de pontos: O QR Code. É ele o responsável por nos direcionar para alguma página da Web e facilitar o processo de acesso para download, cupons de descontos, acesso a conteúdos e informações, entre outras vantagens.

O termo QR Code é uma abreviação de Quick Response Code, ou no português, um código de resposta rápida. Algumas pessoas questionam se ele pode ser comparado com um código de barras. A resposta é simples: ele é muito mais que um simples código de barras.

O QR Code, ao contrário do código de barras, consegue armazenar mais dados, incluindo links, coordenadas geográficas e texto. Enquanto o código de barras só pode ser lido em uma dimensão (vertical), o QR Code permite ler, tanto na horizontal, quanto na vertical.

Por isso, a tecnologia também possui um maior armazenamento. Além disso, não é necessário um scanner portátil grande para digitalizar, basta um aplicativo pelo celular que possua câmera fotográfica.

Entre tantas vantagens do QR Code está à dispensa em digitar todo o endereço da web, tarefa não muito fácil dependendo do link e do celular. Basta iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para o código e o conteúdo é exibido no navegador.

Quem utiliza o QR Code?

Tanto para produtos, como diretamente para a população. O QR Code também pode salvar vidas. Na China, por exemplo, a tecnologia foi utilizada durante a pandemia do coronavírus para rastrear os cidadãos. Todos estavam cadastrados em um aplicativo e vinculados a um QR Code. Quem não estava infectado recebia um código verde e tinha autorização para andar na rua.

No Brasil, as novas placas do Mercosul também utilizam a tecnologia como uma forma de segurança para garantir a rastreabilidade e dificultar a clonagem. Além disso, algumas empresas já utilizam o QR Code para facilitar o pagamento e gerar comodidade ao cliente.

E as funcionalidades não param por aí! Você sabia que muitas pessoas utilizam o QR Code para identificar animais de estimação? Em uma coleira, por exemplo, é possível inserir os dados e caso o pet se perder, quem o encontrar vai saber como agir.

Outro exemplo muito comum são os meios de comunicação que utilizam desta ferramenta para complementar seus conteúdos. Jornais, revistas e até mesmo site, geram o QR Code e direcionam seu leitor ou espectador para novas sugestões de leituras. Uma integração entre a mídia impressa e a online.

Em Portugal, ele é utilizado até mesmo para o turismo. Trata-se de uma tecnologia que roda o mundo todo, facilita nosso dia a dia, nos traz comodidade, segurança e, além de inovar pessoalmente, também inova nossas empresas e cidades. Ter um QR Code é ou não é um bom negócio?

Em momento em que estamos cercados pela tecnologia e pela necessidade de nos reinventarmos cada vez mais, o QR Code é essencial.

Mas afinal, como surgiu o QR Code?

O QR Code é mais antigo do que você imagina. Pode parecer surpreendente, mas ele surgiu em 1994, tendo como auge o ano de 2011, quando varejistas começaram a implantar em suas lojas.

O projeto de QR Code foi desenvolvido por Masahiro Hara, funcionário da Denso Wave, uma subsidiária da Toyota. A finalidade de Masahiro era criar um QR Code que auxiliasse na identificação pelo equipamento de scanner que lida com o controle de estoque. O código como conhecemos hoje, corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, e apesar de lançado em janeiro de 1999, teve sua aprovação apenas em junho de 2000.

O QR Code é uma marca registrada pela Denso Wave Incorporated, mas livre de qualquer licença. A realidade é que a cada ano o QR Code se aperfeiçoa ainda mais e, claro, de acordo com a demanda dos clientes e usuários.

Como funciona um QR Code?

O QR Code é um código bidimensional ou 2D. Neste caso, as informações são representadas por pequenos retângulos que formam um padrão de mosaico. É desta forma, a partir dos retângulos, que é possível realizar a leitura da sequência, convertendo em bits.

E para que ele funcione corretamente, algumas medidas necessitam ser tomadas. A primeira delas é referente ao posicionamento da câmera, seguido do formato da informação, que pode variar entre números, caracteres alfanuméricos, bits binários, entre outros.

Em um segundo ponto é necessária uma referência que permita obter o alinhamento para que o aplicativo/leitor do QR Code saiba qual o lado de cima e o lado de baixo para realizar a leitura. Em seguida, como terceiro momento, devemos ter atenção com o formato que será utilizado.

Quase finalizando o processo é necessário agregar informações que permitam saber se os bits transmitidos estão corretos. A comprovação dos dados é quarta etapa. Passamos então para a velocidade da leitura, tornando-a adequada. E finalmente, a versão do QR Code estará pronta para ser utilizada.

Alguns aplicativos podem lhe ajudar na leitura do código. Quer conhecer mais sobre o QR Code e suas funcionalidades? Então acesse o site da QRPaga.

  • – – –