O que fazer se o QR Code está danificado?

O uso do QR Code é algo muito normal atualmente, uma vez que este tipo de código visual está presente em um número elevado de serviços e estabelecimentos comerciais. Isso se deve ao fato de que este recurso pode ser empregado de diversas formas diferentes, seja para pagamentos, informações, cadastros, entre muitas outras possibilidades.

No entanto, isso torna o recurso cada vez mais importante para estes locais e as pessoas que o utilizam. Desse modo, é preciso que se saiba, também, o que fazer em casos de imprevistos, por exemplo, situações em que aconteça de se encontrar um QR Code danificado.

Em especial, isso é mais comum nos locais em que o QR Code é disponibilizado de forma física para que as pessoas o utilizem. Isso porque, em geral, estas peças são disponibilizadas em impressões de papel ou em adesivos, os quais podem ser facilmente rasgados, molhados, ou sofrer qualquer outro tipo de ação que gere um QR Code danificado.

Por não ser algo muito comum, encontrar um QR Code danificado pode fazer surgir muitas dúvidas e questionamentos a respeito de como utilizar este recurso, e se é possível ter acesso a seu conteúdo, mesmo que não esteja em perfeitas condições.

Dessa forma, é importante solucionar estas dúvidas para que você possa saber o que precisa fazer caso precise utilizar um código visual, mas se deparar com um QR Code danificado.

A utilização do QR Code danificado

Ao encontrar um QR Code danificado, o primeiro pensamento é de que este código está completamente inutilizado, e que as suas informações estão perdidas. No entanto, isso não é o que acontece na realidade, pois o código não perde a sua completa utilidade se estiver danificado.

Ou seja, em alguns casos, é possível que você possa conseguir ler um QR Code danificado sem que isso altere absolutamente nada na forma de uso desta tecnologia. Isso lhe dará tempo, ou aos responsáveis pelo código, de que uma nova impressão seja realizada e substitua o QR Code danificado.

Esta possibilidade existe pelo fato de que o QR Code possui uma determinada porcentagem de dados redundantes em sua composição. Ou seja, caso uma parte do código seja danificada e apresente qualquer tipo de problema, estes dados serão utilizados para a sua reposição, de maneira que a leitura aconteça da mesma forma que em relação a um QR Code sem nenhum tipo de dano.

Esta quantidade de dados redundantes pode apresentar variações de acordo com a sua funcionalidade. Ou seja, de acordo com a finalidade para que o QR Code danificado foi gerado, é possível inserir mais ou menos dados redundantes, de forma que se garanta o seu funcionamento em qualquer situação.

Estes dados redundantes podem ser divididos em quatro níveis diferentes, que são apresentado a seguir:

  • Nível baixo: Neste nível, o QR Code possui 7% de dados redundantes para que possa ser utilizado em situações nas quais se tenha um QR Code danificado;
  • Nível médio: O percentual de dados redundantes aumenta para 15%;
  • Nível quartil: Neste caso, um quarto do QR Code é reservado para dados redundantes, o que garante que mesmo na proporção de 25% do QR Code danificado, seu uso ainda pode ser feito normalmente;
  • Nível alto: O mais alto nível que o QR Code danificado ainda pode apresentar um bom funcionamento, com até 30% de seu código visual danificado.

Com isso, caso você tenha uma empresa, um serviço, ou vá compartilhar um conteúdo por meio de QR Code exposto em um local no qual possa sofrer danos, escolha o modelo que melhor possa atender você, de modo que as pessoas possam realizar a leitura mesmo em caso de QR Code danificado.

Além disso, é sempre importante saber que este funcionamento do QR Code danificado é uma forma apenas de garantir que não se tenha uma interrupção de seu funcionamento. Entretanto, o ideal é que, em qualquer tipo de problemas ou quando se tenha um QR Code danificado, é que este código seja reimpresso e substituído, de forma que gere uma melhor impressão aos seus usuários.

Agora que você conhece esta possibilidade de uso do QR Code danificado,e sabe que isso não impede o uso deste recurso tecnológico, coloque isso em prática para que você não deixe de contar com os benefícios, as vantagens e a segurança proporcionados pela tecnologia QR Code em seu dia a dia.

Além disso, esteja sempre pronto para utilizar esta tecnologia em diferentes serviços e ações do seu dia a dia ao manter o seu celular atualizado e apto para o uso deste recurso, com todos os aplicativos necessários instalados em seu aparelho. Isso garantirá que você não tenha qualquer dificuldade em seu cotidiano, mesmo nos casos em que precisar fazer a leitura de um QR Code danificado.

Para saber ainda mais sobre esta tecnologia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados a este recurso, como a sua utilização em uma empresa, os pagamentos por meio de QR Code, os aparelhos que contam com a tecnologia e as cidades em que está presente!