O que é QR Code? Tudo sobre o novo Código QR

Você provavelmente já viu, no canto de algum cartaz ou panfleto espalhado pela rua, um quadrado, semelhante a um código de barras. Ou, então, viu algum segurança escaneando um código presente no seu e-ticket – disponível no seu celular -, para autorizar sua entrada em algum evento. Caso você não saiba, esse quadrado ou código é, na verdade, o QR Code.

Tudo sobre o novo Código QR

Essa tecnologia realmente se assemelha ao código de barras, porém tem algumas complexidades e vantagens. Atualmente, o QR code é a grande tendência do momento, sendo adotado por várias empresas no mercado.

O código pode ser utilizado como ferramenta de marketing, para controlar a entrada de pessoas a um determinado local, auxiliar na identificação ou ainda facilitar o acesso a determinada informação.

Porém, uma das funções que mais está sendo usada é definitivamente como forma de pagamento. Estariam, portanto, contados os dias de cartões de crédito, débito e dinheiro?

De toda forma, são muitas utilidades e, às vezes, pode ser um pouco confuso entender totalmente seu funcionamento. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo completo, que funciona como uma espécie de guia passo a passo para entender o que é QR Code.

Tudo que você precisa saber sobre o QR Code

Nele, procuramos explicar um pouco sobre a criação do código, sua história e o motivo dele ter sido criado. Depois, vamos para os dias atuais, com as principais dicas de como utilizá-lo em sua rotina. Nesse tópico falamos tanto sobre o uso cotidiano, quanto o uso empresarial, focado em marketing e pagamentos.

Inclusive, além de garantir uma distribuição ampla de informações e também disponibilizar materiais exclusivos para um grupo seleto de pessoas, o QR Code pode ser uma peça chave na busca por um mundo mais inclusivo para deficientes visuais.

Porém, demos um enfoque especial ao QR Code como método de pagamento, já que, como falamos anteriormente, essa é uma tendência muito quente do mercado. Mas, não é só isso. Procuramos explicar também os motivos pelos quais investir nessa tecnologia pode ser essencial para seu negócio.

Para adiantar, podemos afirmar: os dados não mentem. O QR Code é uma das formas de pagamento mais desejadas pelos consumidores e podemos provar!

Além disso, vamos abordar um pouco os maiores medos e dúvidas das pessoas em relação ao código: afinal, é seguro utilizar o QR Code? O que fazer se ele for danificado?

Por fim, vamos ainda te ensinar como fazer QR Code para começar a usá-lo no dia a dia – é bem mais fácil do que parece!

Ficou curioso e interessado? Para saber mais é só continuar lendo. Garantimos que depois da leitura, não vai sobrar nenhuma dúvida sobre QR Code.

O que é QR Code?

Para responder o que é Código QR, vamos começar do início. O termo QR Code significa Quick Response Code. Em português, seria algo como Código de Resposta Rápida.

É um código que pode conter um grande número de dados e informações que são lidas e interpretadas rapidamente por um equipamento. Ou seja, o código é responsável por levar a pessoa direto no que interessa.

Atualmente, esse equipamento pode ser qualquer aparelho móvel com uma câmera. Ou seja, você pode realizar a leitura de um QR Code com seu próprio celular ou tablet.

Além de ter uma considerável capacidade de armazenamento, o Código QR pode guardar arquivos de diferentes formatos, como URLs, coordenadas de GPS, SMS, etc.

Como esse código surgiu?

Apesar de estar fazendo muito sucesso agora, o código já possui alguns anos de existência. Ele foi criado em 1994 pela empresa automobilística Denso-Wave, pertencente ao Grupo Toyota, no Japão. O criador do código QR tinha o propósito de facilitar a classificação das peças dos carros, agilizando, assim, diversos processos internos na empresa.

Dessa forma, por se tratar de um produto de origem empresarial, algumas pessoas têm dúvidas sobre os direitos da propriedade intelectual. Qualquer um pode usar um QR Code? A criação não pertence à Denso-Wave?

Apesar do código QR ser marca registrada da empresa, segundo o próprio site da companhia japonesa, a patente – que dá o direito de criação e uso para determinada instituição – da Denso-Wave sobre o QR Code não é praticada.

Isso quer dizer que seu uso é livre e independe de pagamentos a terceiros. Portanto, o código segue sendo usado amplamente por muitas pessoas.

Qual é a função do QR Code?

Para responder para que serve o QR Code, a comparação com o código de barras pode ajudar.

Assim como, por exemplo, no caixa de supermercados, um funcionário escaneia o código de barras e consegue ter acesso rapidamente a várias informações daquele produto, a partir do QR Code muitas pessoas podem encontrar diversos dados, em variados tipos de plataformas.

Existem, entretanto, algumas diferenças muito importantes entre esses dois códigos que não podem ser deixadas de lado.

A primeira grande distinção é que o código de barras, criado na década de 70, é horizontal. O QR Code possui informações horizontais e verticais, tendo, portanto, um formato 2D ou bidimensional.

Ou seja, uma vez que os dados são armazenados nas duas direções, o código QR tende a ocupar menos espaço do que o código de barras, o que é uma vantagem.

Além disso, a capacidade de armazenamento de um QR Code é bem maior do que do outro tipo de código – sendo essa uma das principais demandas que seus criadores japoneses buscaram solucionar.

Também, o código de barras é lido apenas por um sensor específico, que possui raio vermelho. Já o QR Code é acessível a qualquer aparelho móvel com câmera, como seu próprio celular.

Outra diferenciação importante é que o código de barras vai oferecer informações específicas e limitadas – como preço, validade e data de fabricação. Já, como dito anteriormente, com o QR Code, a pessoa pode ser direcionada para praticamente tudo o que o produtor do código quiser!

Características dos QR Codes

Existem algumas características que podem ser encontradas em todos os QR Codes, como os padrões de codificação e suas respectivas estruturas. Além disso, características específicas, como a capacidade de armazenamento, são responsáveis por diferenciar o QR Code de outros tipos de códigos.

1. Padrões de Codificação

Existem diversos padrões de codificação de QR Codes.

Alguns dos mais conhecidos são:

  • Association for Automatic Identification and Mobility (AIM) International – de outubro de 1997;
  • JIS X 0510 – de janeiro de 1999;
  • ISO / IEC 18004:2006 – de setembro de 2006.

Esses padrões de codificação podem ser implementados de diversas formas, garantindo sempre uma leitura rápida.

2. Estrutura

Cada código tem sua própria finalidade. Essa finalidade estará posta na estrutura específica do QR Code, que é composta pelos seguintes elementos:

  • Informações sobre a versão do QR Code;
  • Informações sobre o formato do código;
  • Ferramenta para correções de erros;
  • Alguns padrões específicos, como posição, alinhamento e temporização.

A estrutura do QR Code permite que o código possa ser lido em qualquer posição. Isso é possível de ver na prática, uma vez que não é necessário um grande alinhamento, foco impecável ou direcionamento específico da câmera para que o código possa ser escaneado.

3. Capacidade de armazenamento

Como mencionado anteriormente, o QR Code possui uma capacidade de armazenamento superior a outros códigos.

A capacidade máxima de um código de barras, por exemplo, é de 20 caracteres. Já o QR Code consegue armazenar até 7.089.

Além disso, como também já falamos, ele pode armazenar diferentes tipos de dados. Ou seja, dentro do que ele pode guardar, estão inclusos caracteres numéricos, alfabéticos, binários e o alfabeto japonês. Cada tipo de dado contém um armazenamento máximo:

  • Numéricos: 7.089 caracteres;
  • Alfabéticos: 4.296 caracteres;
  • Binários: 2.953 bytes;
  • Alfabeto japonês: 1.817 caracteres .

Como funciona o QR Code?

O percurso tecnológico da leitura do código até, de fato, a distribuição da informação se dá da seguinte forma: o aparelho, por exemplo, a câmera do celular, capta a informação disponibilizada pelo código, transfere ela para um computador, que, por sua vez converte esse código em números.

A partir daí, ele irá associar o código às informações cadastradas previamente em um banco de dados e, finalmente, o sistema apresenta informações claras, que podem ser compreendidas por qualquer um.

Além de ser prático, o QR Code é também super acessível. Desde 2003, a linguagem está sendo aplicadas nos celulares, fazendo com que todos os aparelhos sejam capazes de ler e interpretar o código.

Possíveis aplicações de um QR Code

Como mencionado, o conceito do QR Code está no mundo já há alguns anos. Porém, com o aumento da tecnologia e a expansão do acesso a celulares e outros aparelhos do tipo por parte da população, o uso do código sofreu muitas mudanças.

A facilidade de compartilhamento de informações e dados, em um mundo atual tão conectado, permitiu a criação de novas funções e utilidades para o QR Code.

A seguir, vamos falar um pouco sobre algumas das possíveis aplicações para essa ferramenta.

QR Code para conteúdo extra

Uma das utilidades mais conhecidas é a liberação de conteúdo extra. Por exemplo, um restaurante pode inserir um código desse tipo em seu panfleto de divulgação.

Além de informar o nome do local, endereço e horário de funcionamento, o dono do restaurante pode colocar uma observação, como “Confira nosso cardápio” e, logo ao lado, um QR Code que poderá ser escaneado, direcionando para o cardápio no site.

Outra possibilidade é a utilização do QR Code diretamente em um site. Por exemplo, se você é um blogueiro que está produzindo conteúdos em diversas plataformas, juntar e aproximar essas produções é mais fácil do que você pensa.

Vamos supor que existe um post no blog sobre uma premiação de Hollywood. Lá, o leitor do portal poderá ler sobre a história desse prêmio, vitórias marcantes e tendências e previsões de indicados para os próximos anos.

Tudo é muito interessante, porém, a produção de conteúdo em uma mídia só – como, no caso, o blog – já vem se mostrando insuficiente. É preciso estar em redes sociais, em formato de vídeo, de imagem, de texto, etc.

Uma forma fácil de resolver isso é adicionar um QR Code ao final do post escrito. O código pode direcionar a um link de uma postagem na rede social sobre o tema ou, até mesmo, para uma URL de um Podcast especial sobre o prêmio discutido. A grande chave para o sucesso é a inclusão e troca de conteúdos e meios digitais.

Essa é uma das infinitas situações possíveis. O QR Code também pode estar presente em cartazes de eventos, postagens de blogs, peças de e-mail marketing, etc. As opções realmente são diversas. Tudo vai depender da estratégia de negócio de cada pessoa.

QR Code para conteúdo exclusivo

Outra possibilidade, além de disponibilizar conteúdo extra, é dar acesso a conteúdos exclusivos – ou seja, que só algumas pessoas terão acesso. Uma forma de colocar isso em prática, que está sendo muito usada, é com livros.

Por exemplo, o mercado editorial vem apostando maciçamente em livros escritos e produzidos por influenciadores digitais – sejam eles atores, youtubers ou famosos no Instagram.

Porém, o livro é algo físico. Como associá-lo, então, ao ambiente digital, ao qual todo o público-alvo está inserido? Simples, com QR Code.

A youtuber e jornalista Karol Pinheiro foi uma das que apostou nessa tendência, em 2016, com o lançamento de seu livro. Ao longo das páginas, a autora disponibiliza QR Codes que direcionam para URLs de vídeos específicos dela.

E, obviamente, os conteúdos selecionados dialogavam com o que estava escrito na página. Por exemplo, uma das crônicas do livro é sobre comédias românticas. Se o leitor escanear o QR Code desta página em específico, será direcionado a um vídeo da blogueira citando suas 5 comédias românticas preferidas.

Esse caso, em específico, já tem quatro anos, mas essa é uma tendência que continua sendo adotada cada vez mais pelo mercado.

Outro exemplo que pode dar muito resultado é inserir QR Codes em cartazes espalhados por uma festa. Assim, só os convidados poderão escaneá-lo. A partir da leitura do código, o usuário pode ser direcionado a uma página na web com várias informações importantes sobre o evento – cardápio do bar, onde pode procurar ajuda caso passe mal, fotos da festa (que podem, inclusive, serem postadas em tempo real), entre outras.

É uma forma prática e muito inteligente de engajar o seu público e distribuir conteúdo de qualidade de maneira direta.

QR Code para controle de acesso e identificação

Uma terceira forma de se utilizar o QR Code é para controle de acessos. Muitos sites de vendas de ingresso já adotam a tecnologia.

Quando um cliente adquire um ingresso nessas plataformas, tudo o que ele precisa fazer para entrar no evento é mostrar o código, disponível em seu próprio celular.

É uma maneira mais fácil e rápida, que agiliza bastante a entrada de festas e teatros. Além disso, torna desnecessário a impressão de um ingresso físico – o que é excelente, já que não há desperdício de papel.

Porém, não é preciso ser uma grande empresa de eventos para usar o QR Code para controle de acessos. Qualquer um pode se beneficiar dessa ferramenta!

Por exemplo, vamos supor que alguém está organizando uma festa em um condomínio. Em vez do morador fazer uma lista de visitantes – que pode conter enganos indesejados -, o dono da festa pode simplesmente gerar um QR Code para ser escaneado pelos porteiros.

É uma prática já adotada por alguns condomínios, principalmente para reforçar a segurança do local. Além disso, a entrada dos convidados se torna mais fluída e ninguém corre o risco de ficar de fora porque o dono da festa esqueceu de inserir o nome na lista.

Se você se interessou pela ideia, mas não sabe como produzir seu próprio QR Code, não se preocupe. Continue a leitura e, mais à frente vamos te explicar todo o passo a passo.

Gerar seu QR Code, além de ser uma ferramenta excelente para negócios e organizações de eventos, pode te ajudar muito até mesmo nas tarefas mais corriqueiras.

Um exemplo bem criativo e cada vez mais comum é usar o código como uma identificação de animais. Afinal, sempre que passeamos com nosso bichinho de estimação, corremos riscos. Ele pode fugir, ser sequestrado, se perder, etc. Com uma coleira especial, você pode inserir um QR Code com todos os dados do seu pet.

Assim, qualquer pessoa que o encontre saberá como agir. No código, você pode inserir o nome do animalzinho, a raça, se ele ou ela toma alguma medicação ou tem alergias e, claro, informações de contato para que quem esteja com o animal consiga se comunicar com o dono rapidamente.

QR Code para inclusão

Para as pessoas que não possuem nenhuma deficiência, o tópico de inclusão pode passar despercebido. Muitas vezes, apenas quem passa por uma determinada dificuldade diariamente entende o peso que isso tem.

Uma das deficiências que não possui muito debate acerca de suas limitações, por exemplo, é a visual.

Segundo o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 6,5 milhões de deficientes visuais. Isso inclui cegos ou pessoas com baixa capacidade de visão.

Portanto, podemos concluir que uma parcela considerável da população brasileira tem alguma dificuldade de ler livros, ver filmes ou qualquer coisa relacionada à visão.

Cada vez mais, as tecnologias se aprimoram e se dedicam a auxiliar, de alguma forma, essas pessoas. Hoje em dia, é possível assistir a um longa-metragem com um áudio descritivo – que é quando um dublador narra, entre os diálogos, o que ocorre na cena – e até mesmo ouvir alguma pessoa lendo seu livro preferido, graças ao formato de audiobook.

Porém, você deve estar se perguntando: como o QR Code entra nesse assunto? Bom, o QR Code pode facilitar – e muito – a vida das pessoas que têm a visão prejudicada. Isso porque existe a possibilidade do código direcionar para um algum link com áudio específico.

Portanto, por exemplo, um jornal impresso ou digital pode inserir um QR Code ao final de suas matérias. Assim, se a pessoa com deficiência visual quiser saber sobre aquele assunto, basta escanear o código e, logo, será direcionada ao conteúdo sonoro.

Como falamos também anteriormente, o QR Code possui uma leitura muito fácil, portanto a pessoa também não terá dificuldade em posicionar a câmera em frente ao código. Isso poderá ser feito, inclusive, sem muita precisão.

Para deficientes visuais, é possível pedir ajuda de alguém para saber a posição exata do código. Porém, em conteúdos físicos, uma possibilidade ainda é conter algum relevo de destaque próximo ao código, facilitando seu encontro.

Uma coisa que já está sendo feita na prática é o uso de QR Code em etiquetas de roupas em lojas. Um projeto feito por estudantes de Moda de São Paulo, batizado de “Moda Inclusiva”, colocou em funcionamento o que foi chamado de ‘etiqueta falada’.

As etiquetas de todas as peças de roupa são acompanhadas de um QR Code, que ao ser escaneado, direciona a um áudio com informações de tecido, tamanho e, claro, preço. Assim, qualquer pessoa que tenha dificuldade em enxergar números e informações menores pode se beneficiar do método.

Esses são apenas alguns exemplos das diversas maneiras que o QR Code pode auxiliar imensamente todos os deficientes visuais. Porém, apesar desses diversos casos, o que mais está em alta nos dias de hoje é utilizar o QR Code para realizar, facilitar e agilizar pagamentos.

QR Code como forma de pagamento

Cartões de crédito, débito e dinheiro são as opções de pagamento mais usadas no Brasil. Porém, com a praticidade e grande adesão dos brasileiros ao código QR, muitos economistas estão apostando na entrada dessa ferramenta no grupo de pagamentos tradicionais do país.

Além de servir como um suporte para as compras, como por exemplo, levando a uma loja virtual ou permitindo que um cliente compre um produto que está assistindo em um programa de TV, o QR Code também agiliza o processo de pagamento, de maneira segura.

Para pagar com um QR Code, basta o consumidor apontar sua câmera para o código em questão. A partir daí, as informações do produto, da loja e da conta bancária da pessoa serão cruzadas, possibilitando, assim, a compra.

Como realizar os pagamentos

O comprador pode optar por duas opções: ou fazer o pagamento via cartão (escolhendo assim entre crédito ou débito) ou utilizar o seu saldo disponível em sua carteira virtual.

Nessa segunda escolha, é importante que a pessoa se atente ao dinheiro disponível e o valor da compra – já que se o preço for maior do que o valor disponível na carteira, a compra não será autorizada.

E não precisa se preocupar. Os pagamentos pelo QR Code são muito seguros, com um sistema antifraude bem eficiente. Mais à frente, falaremos um pouco mais sobre essa questão.

Além disso, o código evita pagamento duplicado, então também não precisa se preocupar se, por acidente, escanear o QR Code mais de uma vez. Você não terá que pagar novamente pela mesma compra.

E para os empresários que têm interesse em implementar essa tecnologia, o funcionamento também é bem simples. Qualquer estabelecimento que planeja adotar essa ferramenta no seu dia a dia pode escolher entre as carteiras digitais disponíveis no mercado.

Como disponibilizar o pagamento através de um código QR

Existem duas formas de disponibilizar o pagamento por QR Code em um negócio. O comerciante pode escolher um sistema integrado à loja. Assim, no momento em que a pessoa fizer a leitura do código – que poderá ser gerado no caixa ou impresso em um recibo – ocorre a transição. Mas antes, o cliente precisará confirmar o valor a ser pago – garantindo, assim, mais segurança ao processo.

Outra alternativa que o comerciante pode optar é a modalidade de pagamento. Nesse caso, após a leitura do código pelo cliente, o próprio consumidor deverá informar o valor a ser pago. Ao final da transferência, é necessário que a pessoa mostre o comprovante do pagamento ao vendedor, a fim de evitar fraudes.

Todas as vendas e transações são registradas na conta digital do vendedor, facilitando o acesso a essa informação por parte do comerciante.

Exemplos prático de pagamento por QR Code

Já é possível afirmar que o uso de QR Code para pagamentos é uma realidade cada vez mais próxima do cotidiano. Recentemente, algumas estações de metrô e trem da capital de São Paulo começaram a testar a venda de bilhetes unitários pelo código. O resultado foi impressionante.

Segundo dados do governo paulista, 15% dos passageiros pagaram por esse tipo de bilhete no metrô. Já nas estações de trem, a porcentagem sobe ainda mais, para 25%. Isso quer dizer que um quarto dos passageiros que compraram bilhetes individuais para trens de São Paulo, na época do teste, optaram por utilizar a ferramenta do QR Code.

Além disso, um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), feito em 2019, afirmou que o QR Code é a aposta do varejo para um futuro próximo. E é fácil de ver isso na prática, se analisarmos os dados da pesquisa.

Em 2018, nenhum consumidor citou o QR Code como método utilizado para realizar pagamentos. Um ano depois, em 2019, essa foi a resposta de mais de 17% dos entrevistados. Além disso, 82% dos administradores de lojas físicas afirmaram que pretendem inserir o QR Code como método de pagamento nos próximos meses.

Por fim, esse método de pagamento foi eleito como o tipo que os consumidores mais gostariam de utilizar, mas não usam, principalmente porque não costuma estar disponível nas lojas.

Pagamento com QR Code é tendência

A conclusão, portanto, é clara. A utilização de QR Code como pagamento é a tendência da vez. E optar por utilizá-la, ou excluí-la, pode ser algo que irá definir o futuro de seu negócio.

Entretanto, apesar de ser uma tendência tecnológica real e cada vez mais usada, ainda há alguns consumidores e comerciantes que têm certo medo em aderir, de fato, à tecnologia.

Segundo a mesma pesquisa realizada pela SBVC, o perfil do consumidor que se recusa a utilizar o QR Code como meio de pagamento é claro: possuem mais de 35 anos e mais da metade realiza a maior parte de suas compras em lojas físicas. Ou seja, as pessoas que se recusam a utilizar o código como pagamento têm uma tendência a utilizar menos a tecnologia no dia a dia.

Os motivos usados para justificar essa recusa pelos participantes da pesquisa confirmam essa premissa. A maioria disse que não utiliza essa tecnologia para pagar por suas compras por não possuir leitor de QR Code. Esse motivo aponta para uma certa falta de entendimento sobre o código, uma vez que câmeras de celulares simples podem fazer isso.

Caso contrário, sempre é possível baixar um aplicativo que leia o código. O segundo motivo mais usado, falado por 12% dos entrevistados, foi não conhecer o QR Code. O que aponta, novamente, para uma falta de contato com a tecnologia.

Também, 9% dos entrevistados afirmaram conhecer a técnica, mas não saberem utilizá-la. Já o quarto motivo, mas não menos importante, respondido por 7% dos indivíduos, foi que não utilizam o código por não acharem que ele é seguro.

Como falamos anteriormente, isso não é verdade. O QR Code possui uma tecnologia avançada, com grande resistência a fraudes e erros humanos. Iremos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.

A resistência em aderir ao pagamento por código QR

A falta de conhecimento do QR Code faz com que muitas pessoas deixem de usar uma ferramenta prática, de fácil acesso, e que pode ajudar – e muito – no dia a dia.

O mesmo pode ser dito pelos comerciantes. Há uma dificuldade em aderir ao QR Code, já que existe uma certa resistência, de maneira geral, em adotar uma nova tecnologia.

De fato, utilizar novas ferramentas em seu negócio pode ser algo trabalhoso. É preciso compreender bem a tecnologia, além de ser necessário treinar funcionários e, muitas vezes, propor certas mudanças na cultura da empresa. Porém, o QR Code é uma tecnologia muito intuitiva, sem muitos mistérios.

A princípio, pode parecer algo complicado de ser produzido e, finalmente, usado na prática. Mas, como você pôde perceber, com um pouco mais de informação, o assunto já pode ser dominado.

Assim, os donos de negócios que se arriscarem a utilizar o QR Code podem se manter dentro das tendências do mercado, além de possuir uma forma de pagamento que agrade seus clientes e que, além de prática e rápida, é bastante segura.

Perguntas frequentes sobre QR Codes

Como é um assunto que está chamando muita atenção recentemente, é normal que muitas dúvidas específicas sobre o código surjam.

Algumas das mais frequentes são:

É seguro utilizar o código?

Sim, é seguro! O processo de utilização do QR Code tanto para os comerciantes quanto para os consumidores é bem seguro.

Vamos utilizar como exemplo principal o comércio online. Qualquer dono de e-commerce sabe a responsabilidade que possui com as informações de todos os seus clientes. Em seus bancos de dados, é possível encontrar nome do cliente, seu CPF, endereço e todas as informações sobre seu cartão.

Essas informações são valiosas e, se chegarem nas pessoas erradas, podem prejudicar – e muito – a vida de alguém.

Não à toa, companhias de e-commerce costumam gastar bastante dinheiro em softwares e ferramentas que tornam o processo mais seguro.

Com pagamentos pelo QR Code, essa questão é resolvida. Como o pagamento é feito pelo celular do próprio consumidor – que realizará a leitura do código – os dados pessoais do cliente não cruzam com o sistema da loja online.

Além de ser muito mais rápido e não ser necessário digitar várias vezes as mesmas informações – como número do cartão, código de segurança, data de validade, etc -, os comerciantes podem ficar tranquilos por não possuírem informações importantes de seus clientes.

Assim, não há motivos para hackers ou malwares invadirem o sistema do e-commerce, uma vez que não terá nenhum dado salvo na plataforma.

Portanto, cuidado nunca é demais. Fique atento aos links que o código te direcionará e nunca dê informações privadas e específicas, como por exemplo, o código de segurança do cartão de crédito.

Vale a pena inserir o código no meu negócio?

Muito provavelmente sim, a depender do seu público-alvo. A inserção de um QR Code em um determinado comércio é simples e pode custar bem pouco. Além disso, utilizar o código, seja para finalidades de Marketing ou como opção de pagamento, mostra que a instituição é atualizada e se preocupa com o consumidor – uma vez que o código QR facilita e agiliza o processo para ele.

O QR Code pode ser usado internacionalmente?

Muitas pessoas, principalmente companhias que trabalham com clientes estrangeiros, se preocupam com a internacionalidade do código. Mas, sim, o código pode ser usado em qualquer lugar do mundo.

Inclusive, uma dica para os produtores do código é utilizar plataformas que permitam uma monitoração específica na hora de criar seu QR Code.

Com essa monitoração, é possível ver o país das pessoas que leram o seu código. Essa pode ser uma informação crucial para saber se sua estratégia com o QR Code está dando efeitos positivos.

O que significa cada quadrado de um QR Code?

Além dos pixels, o QR Code possui três quadrados maiores posicionados em suas extremidades. Graças a esses elementos, é possível que um equipamento de leitura consiga localizar os dados inseridos nesse código, já que eles servem como guia para que o instrumento possa fazer a leitura de maneira correta.

Os três quadrados em destaque irão direcionar onde poderão ser encontradas informações sobre o formato. Ou seja, qual a função do código, se ele armazena números ou letras e para onde ele encaminhará o leitor após ser escaneado.

Os dois que se encontram respectivamente no canto superior direito e inferior esquerdo indicam a área do QR Code que contém também informações sobre a versão do código, uma vez que existem até 40 versões disponíveis.

Existe também outro quadrado, um pouco menor, no canto inferior direito, que irá dispor sobre o alinhamento – o que diz, especificamente, sobre a forma como a leitura deve ser processada, para que não haja erros.

Há, ainda, uma linha denominada de “timing patterns”, traçando um caminho entre o quadrado inferior até o superior esquerdo para finalmente chegar no superior direito. Ela irá dispor sobre o padrão de temporização, que irá informar o posicionamento de colunas e linhas na parte interior do código.

Já, pelo restante de todo o código, espalhados em bytes, há, de fato, a informação que ele armazena. Por fim, há também um espaço de respiro – ou seja, sem informação, em branco – ao longo do código. Ele funciona como uma espécie de moldura para o QR Code.

O que acontece se um QR Code é danificado?

Algo muito interessante sobre essa ferramenta é que ela possui uma ampla capacidade de correção de erros.

Por exemplo, se um panfleto que apresenta um QR Code for rasgado, danificando parte do código, muito provavelmente sua leitura não será prejudicada.

Isso porque, além de guardar a informação ou arquivo em questão, o código também armazena dados necessários para que haja a leitura completa – mesmo com danos na estrutura da imagem. Portanto, a leitura se torna ainda mais simples.

É possível reparar, inclusive, que para escanear um QR Code não é preciso um foco impecável, uma angulação específica, estar muito próximo do código em si e muito menos se preocupar se a imagem está na vertical ou horizontal.

O QR Code é adaptado para ser lido de diversas maneiras, o que torna todo o processo infinitamente mais rápido e prático. Porém, é importante se atentar à capacidade de correção de erro, uma vez que ela muda de acordo com o nível de cada código.

Abaixo está a relação da porcentagem de correção de cada nível:

  • Nível L – 7%
  • Nível M – 15%
  • Nível Q – 25%
  • Nível H – 30%

Como escanear um QR Code?

Como já falamos, um QR Code pode ser lido por vários meios, como, por exemplo, um celular ou computador. Porém, cada ferramenta possui sua própria forma de fazer essa leitura.

Pelo celular

A forma como você irá escanear o QR Code pelo celular irá depender do modo operacional do seu aparelho. Por exemplo, um iOS ou Android. No caso dos iPhones, que funcionam com o primeiro modelo, basta abrir a câmera frontal e apontá-la para o código. Lembre-se de posicionar o código de forma centralizada e clique nele, pela tela, para direcionar o foco da câmera.

O QR Code será, assim, quase que instantaneamente escaneado. Após a leitura do código, você receberá uma notificação para abrir o conteúdo do código em seu navegador padrão.

Já para os celulares Androids, o passo a passo é semelhante. Porém, é necessário baixar um aplicativo de leitura de QR Code pela Play Store, antes de começar. Procure por ‘QR Code Reader’ e selecione o app que mais te agradar. Após baixar o aplicativo, quando for escanear o código, basta abri-lo. Ele tem acesso à sua câmera e poderá fazer a leitura para você.

Pelo computador

Assim como no Android, é preciso baixar um aplicativo para realizar a leitura do QR Code pelo computador.

Para isso, caso você utilize Windows, vá até a Microsoft Store em seus programas e busque por ‘QR Code Bar Scanner’. Ao baixar o aplicativo, você deve abri-lo, o que irá ativar sua webcam.

A partir daí, basta posicionar o código em direção à câmera. Após a leitura, o conteúdo do código ficará disponível para você.

Caso você utilize um Mac, existem sites – como o Web QR – que escaneiam o código para você. Também não tem mistério, basta abrir o navegador, digitar o endereço – que também ativará sua webcam – e fazer a leitura.

Como posso gerar um QR Code?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o QR Code e já viu como a presença do código pode aumentar a qualidade e o engajamento do público com seu negócio, deve-se estar perguntando, como criar seu próprio código QR.

Diferente do que muitos pensam, gerar um QR Code original é bem mais fácil do que parece. Assim como sua utilização, a criação do código é bem fácil e intuitiva.

Vamos lá. Antes de mais nada, você deve escolher um site para criar seu código. Existem diversas plataformas que fazem isso tudo, de graça! Basta procurar por “Gerar de QR Code” e comparar as vantagens e desvantagens de cada opção disponível.

Após escolhida a plataforma específica, você deve pensar em qual informação será inserida no código. Isso, claro, vai depender da sua estratégia e objetivo com a criação do QR Code.

Normalmente, nos sites de produção, você pode fazer o código direcionar para um vídeo no YouTube, um arquivo de imagem, PDF ou link de download para um aplicativo. São muitas opções!

Vamos supor que você tem um site e quer direcionar os leitores a baixarem seu app. Para isso, você deve colocar o URL do aplicativo na loja virtual em que ele se encontra – como a App Store do iOS, ou a Play Store do Android.

Você pode acessar a loja e o link para baixar seu app pelo seu próprio navegador padrão, como o Chrome ou Safari.

Nesse momento, o site pedirá para você escolher também entre gerar um código estático ou dinâmico. Mas, qual seria a diferença entre eles? Bom, um código estático é aquele que não tem a possibilidade de ser alterado. Já um código dinâmico é possível editar no futuro, caso haja algum engano ou mudanças no link utilizado.

Essa segunda opção é mais vantajosa, mas, para isso, as plataformas de criação de códigos costumam pedir algumas informações do criador. Algumas, inclusive, cobram taxas para isso.

Já bem próximo da etapa final, a maioria das plataformas pedem para que você escolha a cor de seu código. Sim, a cor. Muitos não sabem disso, visto que a maioria dos QR Code são preto e branco – mas eles podem ser da cor que você desejar.

Isso é bem legal, pois permite que você gere um código com uma tonalidade que combina com a paleta de cores de seu site, panfleto, marca, etc. Além de chamar mais atenção que um simples QR Code P&B, indica um entendimento maior sobre a tecnologia por parte da pessoa que criou o código.

Agora, para finalizar e finalmente poder começar a usar seu QR Code, tudo que você precisa fazer é escolher se vai baixar a versão digitalizada, querer a versão impressa ou receber por e-mail.

A primeira é ideal para ser posta em sites e redes sociais. A segunda é para aqueles que querem inserir o QR Code em panfletos, banners ou qualquer outro material impresso. Já a última opção é ideal para colocar em peça de e-mail marketing ou até mesmo enviar pelo WhatsApp, por uma lista de transmissão.

Depois de seguir esses passos, finalmente, você tem seu próprio QR Code finalizado e personalizado. Agora já pode utilizá-lo em seus negócios ou para te auxiliar em alguma atividade de sua rotina!

Conclusão

O QR Code pode ser usado de várias formas. Esperamos que a partir da leitura deste conteúdo você tenha entendido um pouco mais sobre essa tecnologia – podendo, finalmente responder, o que é QR Code e para que o código QR serve.

Sem dúvidas, é essencial entender como esse método funciona – tanto para o comerciante que deseja implementar essa forma em seu negócio quanto para o consumidor que não está satisfeito com as formas antiquadas de pagamento, ou para qualquer pessoa que deseja usufruir dessa tecnologia.

O código QR nem sempre é um assunto muito debatido. Normalmente, as pessoas entendem um pouco do assunto, de maneira superficial, e pensam que, só com esse conhecimento, conseguem usá-lo.

De fato, o funcionamento do QR Code é bem fácil e intuitivo, mas para usá-lo da forma mais plena, com todos seus utensílios e utilidades, é essencial buscar se informar mais sobre ele. Por isso criamos esse guia, para tirar dúvidas e apresentar um pouco mais desse universo e tendência atual.

Esperamos que tenha gostado e que possa começar logo a aplicar os conhecimentos adquiridos no seu dia a dia, já que agora você sabe até mesmo como fazer seu QR Code próprio.

A mensagem que fica é simples: o QR Code pode ajudar, e muito, na sua rotina.

Para saber mais e ficar por dentro das novidades e informações sobre essa tecnologia, acesse o site da QR Paga!