O QR Code tem validade?

Ao sair pelas ruas, navegar pela internet, ou mesmo ao folhear um jornal ou revista, é possível que você encontre um QR Code presente em algum local, por qualquer que seja a finalidade de sua publicação. Assim, basta que seja feita a sua leitura para chegar até um endereço digital, ou mesmo para conseguir um contato profissional, ou baixar um conteúdo.

No entanto, existe uma dúvida que pode ser bastante comum para muitas pessoas é a respeito do que acontece com estes códigos com o passar do tempo, ou seja, qual a validade do QR Code. Isso acontece devido ao fato de que estes códigos, impressos ou divulgados digitalmente, ficam disponíveis para qualquer pessoa que os encontrar posteriormente, mesmo após alguns anos.

Ou seja, é comum que você possa se perguntar se, ao gerar um código visual, o seu uso esteja limitado pela validade do QR Code, e que possa deixar de funcionar após algum tempo. Porém, esta não é uma preocupação com a qual você precise lidar, pois o QR Code não possui validade, e fica disponível para a leitura a qualquer momento.

Desta forma, sem um prazo de validade do QR Code, mesmo que você encontre um código publicado e divulgado a mais de um, dois, cinco ou dez anos, a leitura poderá ser feita da mesma maneira que a leitura de um código que tenha acabado de ser gerado.

Isso não significa, entretanto, que há alguma garantia de que você possa acessar o conteúdo ou o endereço digital anexado a este código, de modo que a sua utilização vai mais além do que apenas algum tipo de prazo de validade do QR Code.

Saiba o que pode acontecer com o QR Code após algum tempo de sua publicação

Como você sabe, agora, não há uma validade do QR Code previamente determinada, mas isso não significa que você poderá fazer o download de um conteúdo compartilhado desta forma há mais de uma década, por exemplo. Porém, isso não acontece por qualquer tipo de problema relacionado à validade do QR Code.

Assim, é preciso que se saiba quais são os motivos que podem fazer com que o QR Code deixe de ter utilidade após algum tempo, mesmo que sejam alguns anos.

Isso acontece porque, embora não exista validade do QR Code, este código está diretamente ligado a um tipo de endereço digital, seja um site ou um conteúdo armazenado em uma página da internet. Mesmo com o funcionamento vitalício do código, isso não significa que a página a qual está ligado tenha um funcionamento garantido após um determinado período de tempo.

Este tipo de problema acontece devido ao fato de que os sites e páginas da internet são mantidos por um servidor, o qual deve ser pago para que a página continue no ar. Caso um determinado site perca a sua utilidade, ou os donos não paguem esta licença de utilização do servidor, esta página pode ser retirada do ar.

Assim, ao realizar a leitura do QR Code, você será redirecionado a uma página inexistente, de forma que não possa visualizar nenhum conteúdo. O mesmo acontece se o QR Code lhe enviar a um tipo de conteúdo que estivesse armazenado em uma página excluída, pois não haverá a possibilidade de que este endereço seja visitado.

Além disso, os QR Code que possuem o objetivo de redirecionar o seu leitor a um contato com uma determinada pessoa, também deixam de ter serventia se este contato não mais for utilizado.

Em todos estes casos, porém, a leitura do QR Code é feita sem nenhum tipo de problema, que estará relacionado apenas à não existência do endereço para o qual você foi redirecionado.

Com isso, é possível afirmar que a validade do QR Code é vitalícia, da mesma forma que os códigos de barras tradicionais, de forma que precisem apenas dos aparelhos necessários para a sua leitura para que sejam decodificados.

Assim, se você realizar a leitura de um QR Code com mais de dez anos, mas que lhe redirecione a uma página ou conteúdo existente, esta leitura não apresentará nenhuma diferença com as leituras normais, feitas todos os dias.

Desta maneira, se você gerou e divulgou um QR Code, independentemente de sua finalidade, este tipo de código poderá ser lido a qualquer momento, e enviará os leitores para o endereço ou conteúdo que você anexou ao seu código. Com isso, basta que você mantenha este conteúdo no ar para que o código siga em funcionamento, uma vez que não há limite de validade do QR Code.

Agora que você conhece ainda melhor a tecnologia e sobre a validade do QR Code, faça uso deste recurso a seu favor, de forma que os códigos visuais possam lhe ajudar diretamente em muitas tarefas do seu dia a dia, seja para o pagamento de contas, download ou compartilhamento de conteúdo, divulgação de seu trabalho e muito mais.

Para ampliar ainda mais o seu conhecimento a respeito deste tema, acesse a página da QR Paga e navegue por nossas publicações sobre este importante recurso e saiba muito mais sobre a tecnologia QR Code, seu uso, as cidades em que já está presente e muito mais!