O QR Code pode cair em desuso?

Indiscutivelmente, o QR Code é uma das tecnologias mais utilizadas atualmente, uma vez que está presente em um número muito grande de serviços e atividades. Entretanto, todo o destaque que este recurso possui gera uma dúvida comum, que é se o QR Code pode cair em desuso.

Ou seja, mesmo que hoje esteja em seu auge em termos de número de usuários e popularidade, há um receio por parte de algumas pessoas de que o QR Code pode cair em desuso no futuro, como já aconteceu com outras tecnologias. Em geral, isso não é uma preocupação para o futuro próximo, mas que as pessoas que se planejam para muitos anos a frente, já podem ter em mente.

Assim, este é um tema que deve ser abordado de uma forma mais cuidadosa, com uma análise mais profunda, para que se compreenda o que se pode esperar do futuro e se o QR Code pode cair em desuso em algum momento ao longo dos próximos anos.

É possível que o QR Code possa cair em desuso no futuro?

O primeiro ponto a ser compreendido a respeito da dúvida sobre se o QR Code pode cair em desuso no futuro é que a ciência e a tecnologia estão em constante evolução. O próprio QR Code é prova disso, pois surgiu da necessidade de se controlar um estoque de forma mais facilitada, e evoluiu de forma muito rápida até a forma como o conhecemos hoje.

Isso significa que não há limites para o que a tecnologia pode nos proporcionar no futuro, de forma que novos recursos, ainda inimagináveis hoje, venham a existir. No entanto, existem probabilidades, que são os indícios que se pode ter sobre ações futuras, dentre as quais não há, ainda qualquer chance de que o QR code seja completamente substituído no futuro.

Diferente disso, o QR Code é visto, hoje, como um recurso altamente seguro e de fácil utilização, comparado a todas as outras soluções. Assim, a chance de que se procure por meios de substituir estes códigos visuais é praticamente nula, de modo que a afirmação de que o QR Code pode cair em desuso é, neste momento, absolutamente incorreta.

Desta forma, o natural é que a tecnologia se desenvolva na busca por alternativas a outras necessidades, e não na busca concentrada em um recurso que venha a substituir os códigos visuais e que torne possível que o QR Code caia em desuso.

A evolução do QR Code

Ao contrário do pensamento de que o QR Code pode cair em desuso, é muito mais provável que o futuro reserve uma evolução ainda maior deste recurso tecnológico. Consequentemente, a probabilidade maior é de que o QR Code passe a ser ainda mais utilizado nos próximos anos.

Algo que sustenta este pensamento é a forma como o QR Code evoluiu desde a sua criação até os dias atuais. Quando criado, ainda em 1994, o QR Code era muito mais simples, e levou alguns anos até que passasse a ser mais utilizado em ambientes virtuais, e apenas recentemente começou a ser utilizado de forma mais recorrente, como chave de segurança, meio de pagamento, entre muitas outras possibilidades.

Assim, a tendência é que o recurso siga em uma constante evolução, para que o seu uso seja ainda mais facilitado em todos os dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, por exemplo. Desta maneira, o pensamento de que o QR Code pode cair em desuso deve ser substituído pela expectativa da evolução do QR Code.

Esta evolução pode acontecer de formas muito variadas, como a capacidade de armazenamentos ainda maiores, mais pixels na composição dos códigos, entre outras possíveis formas de tornar estes códigos visuais mais completos.

Novos usos para o QR Code

Para complementar os fatos que comprovam que o pensamento de que o QR Code pode cair em desuso não se sustentam ao menos para o futuro próximo, é o grande número de novos usos desta tecnologia. Exemplo disso é o aumento significativo dos estabelecimentos comerciais que passam a aceitar pagamentos com a leitura de QR Code.

Outra forma de uso desta tecnologia que é cada vez mais comum é a realização de promoções e ações de marketing realizadas por empresas. Com uma significativa economia na realização destas ações, a probabilidade é de que seu uso seja ainda mais comum, o que contribui para um aumento da popularidade deste recurso.

Além disso, muitos documentos passaram a ter um QR Code inserido em seu verso, como uma forma de garantir a sua autenticidade e evitar fraudes e golpes. Isso significa que o uso do QR Code pode ser implementado em ainda mais serviços no futuro, de forma que todas as pessoas possam contar com a segurança proporcionada por este tipo de código.

Em resumo, o QR Code pode cair em desuso no futuro, sim, uma vez que não é possível afirmar quais serão os acontecimentos e revoluções tecnológicas nas próximas décadas. Entretanto, hoje, isso parece algo impensável, e ao qual a tecnologia caminha no sentido inverso, com cada vez mais destaque e importância para o uso do QR Code.

Saiba ainda mais sobre o QR Code e suas muitas formas de uso ao visitar a página da QR Paga e acompanhar as nossas publicações!