O QR Code nas passagens

Encontrar um QR Code em diversos lugares e serviços de seu dia a dia é algo cada vez mais natural, uma vez que esta tecnologia se torna mais popular a cada ano e oferece diversos benefícios a seus usuários. Um exemplo do aumento da utilização deste recurso é a presença do QR Code nas passagens, desde transportes rotineiros, como ônibus e metrôs até às passagens de avião.

O uso do QR Code nas passagens pode oferecer muitos benefícios, pois a utilização destes bilhetes se torna mais rápida, impede a formação de longas filas, entre muitas outras vantagens possíveis. Além disso, para as empresas, o uso do QR Code nas passagens evita que possam acontecer fraudes ou golpes, como o uso de bilhetes falsos, por exemplo.

Desta forma, o uso do QR Code nas passagens é algo que deve se tornar cada vez mais comum, de modo que mesmo os locais em que esta tecnologia ainda não é empregada, a tendência é que seja implementado em breve pelas empresas de transporte.

O QR Code nas passagens digitais

Uma possibilidade aberta pelo uso do QR Code nas passagens é o uso de bilhetes virtuais, sem que seja preciso imprimir nenhum tipo de informação. Isso ajuda a tornar o serviço ainda mais ágil, uma vez que funcionários não precisam verificar informações em suas passagens, por exemplo.

Neste caso, mais do que utilizar o QR Code nas passagens, estes códigos se tornam a própria passagem. Ou seja, você precisa apenas salvar este código em seu smartphone e fazer a leitura no momento de seu embarque no ônibus, avião ou qualquer outro meio de transporte.

Desta maneira, o passageiro também pode optar pela compra de sua passagem pela internet, o que gera uma facilidade ainda maior em suas viagens. Ao finalizar sua compra, o código é disponibilizado de maneira imediata, de modo que precise apenas ser utilizado no momento do embarque, sem que o cliente precise ir a um terminal ou a um ponto de atendimento das empresas para fazer a compra ou validar suas passagens.

Assim, por ser uma forma de tornar o uso de passagens cada vez mais dinâmico e ágil, é natural que o QR Code nas passagens digitais seja uma possibilidade disponibilizada de forma cada vez mais comuns pelas empresas, para que possam oferecer um serviço melhor a seus clientes, bem como usufruir dos benefícios gerados por esta tecnologia.

O QR Code nas passagens impressas

Embora o uso de passagens digitais seja cada vez mais comum, as passagens impressas ainda representam a maior parte deste tipo de serviço. Isso não significa, porém, que não seja possível utilizar o QR Code nas passagens impressas, pois este código, bastante versátil, pode ser facilmente implementado a estes itens.

Assim, é bastante comum que as passagens impressas tenham um QR Code impresso em seu bilhete, seja na frente ou no verso. Em especial, isso é utilizado como uma forma de garantir a autenticidade destas passagens, que se tornam muito mais difíceis de serem falsificadas por conta da presença desta tecnologia.

Além disso, um outro uso comum do QR Code nas passagens é para que possa existir uma averiguação das informações desta passagem. Detalhes como o dia e horário da compra, forma de pagamento, assento escolhido, entre muitas outras informações referentes a esta passagem podem ser inseridas e verificadas por meio da leitura deste código.

Desta forma, mesmo os locais em que o uso de passagens digitais ainda não é tão comum ou facilitado por conta da falta de estrutura, é possível que a tecnologia do QR Code nas passagens seja utilizada em benefício de passageiros e empresas. Especialmente a segurança é um dos pontos mais reforçados pelo uso destes códigos visuais em bilhetes de passagens impressos.

Cartões de passagens com QR Code

Não é apenas no caso de longas viagens ou deslocamentos entre diferentes cidades que o uso de QR Code nas passagens pode ser observado. Em pequenos trajetos de ônibus dentro da cidade esta tecnologia já pode ser encontrada em muitas partes do Brasil.

Isso porque o pagamento das passagens de ônibus urbanos pode ser feito por meio de cartões de passagens com QR Code. Desta forma, basta que o passageiro faça a leitura do código de seu cartão e o seu acesso ao veículo seja permitido.

Entre os maiores benefícios deste tipo de uso do QR Code nas passagens, está o menor uso de dinheiro em espécie, o que também contribui para que haja um menor número de assaltos em ônibus.

Agora que você conhece um pouco melhor o uso do QR Code nas passagens, observe se esta tecnologia já está disponível nas empresas utilizadas por você em seus deslocamentos e viagens, de forma que possa ter uma facilidade muito maior nestas ações, além de uma segurança muito maior em suas compras de passagens.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code e as suas muitas formas de uso, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados, que lhe permitirão utilizar este recurso de uma forma muito mais completa em seu dia a dia.