O QR Code nas embalagens

As embalagens são parte essencial de qualquer produto, uma vez que não apenas protegem os itens, mas fornecem informações a seu respeito para que os clientes sejam convencidos a fazer a sua compra. Uma mudança significativa nos últimos anos é o maior uso do QR Code nas embalagens, o que pode ser utilizado de várias formas diferentes pelas empresas.

Um dos principais motivos para que haja mais QR Code nas embalagens é a facilidade com que estes códigos podem ser inseridos, sem que isso altere ou destoe do design escolhido para a embalagem de qualquer produto. Assim, é possível inserir QR Code facilmente em qualquer tipo de embalagem, das mais simples às mais sofisticadas.

No entanto, o uso do QR Code nas embalagens pode ser bastante diversificado, e ser completamente diferente em determinados produtos ou de acordo com as estratégias comerciais de cada empresa.

Para saber mais sobre as diferentes formas de uso do QR Code nas embalagens, confira a seguir algumas de suas utilizações mais comuns.

Boa leitura!

1. Informações nutricionais

Uma das principais formas de uso de QR Code nas embalagens de alimentos é a maior informação nutricional a respeito do produto. Ou seja, todas as informações sobre ingredientes utilizados em sua produção, quantidade de calorias, vitaminas e todas as demais informações que devem ser conhecidas pelos consumidores.

Embora sejam muito importantes, estas informações podem ser muito difíceis de serem inseridas em embalagens pequenas, por exemplo. Já com o uso do QR Code nas embalagens, todas as informações podem ser facilmente acessadas, sem um limite de espaço para que sejam completamente detalhadas aos consumidores destes produtos.

Assim, ao invés de letras minúsculas nas embalagens, que dificilmente poderiam ser lidas por todas as pessoas, é preciso apenas que se reserve um espaço para o QR Code, de forma que as informações sejam acessadas virtualmente e em uma qualidade infinitamente superior.

2. Acompanhamento da produção

Algo que se torna cada vez mais comum é o desejo dos consumidores de saber qual a origem dos produtos consumidos, bem como o caminho percorrido para chegar até as prateleiras de um supermercado, por exemplo. Isso faz com que o uso do QR Code nas embalagens ganhe um destaque ainda maior, uma vez que possibilita o acesso a esse tipo de informação.

Para isso, todas as etapas percorridas por um produto são cadastradas em um único código visual, o qual é inserido na embalagem final deste produto. Assim, ao fazer a leitura destes QR Code nas embalagens, os consumidores poderão saber qual o local de origem, as datas em que o produto foi transportado, entre outros detalhes.

Em especial, este tipo de uso do QR Code nas embalagens é mais comum em produtos alimentícios, os quais oferecem informações sobre o local em que o produto foi cultivado, ou, no caso de origem animal, onde ele foi criado. Isso pode gerar uma maior confiança no público, para que saibam o que é consumido e para que possam buscar por produtos de melhor qualidade.

3. Realização de promoções

As promoções são responsáveis por alavancar as vendas de qualquer produto, uma vez que os consumidores esperam ganhar brindes, sorteios, descontos, entre outras possibilidades.

Com o uso do QR Code nas embalagens, a realização destas promoções é muito mais facilitada, uma vez que não é necessário fazer cadastros, ou mesmo enviar cartas, como acontecia antigamente.

Diferente disso, apenas com a leitura de um QR Code é possível participar de promoções de diferentes empresas, o que gera um atrativo ainda maior para os consumidores. Para as empresas, este tipo de uso do QR Code nas embalagens também é muito positivo, pois gera uma grande economia na realização deste tipo de ação promocional, além, obviamente, do aumento em suas vendas.

4. Pesquisas de satisfação

Ter o feedback de seu público é algo essencial para que se possa conseguir identificar seus pontos fracos e os melhorar, antes que possam comprometer o sucesso de sua empresa. Este tipo de feedback é bastante fácil de ser obtido com pesquisas de satisfação, as quais podem ser feitas por meio do QR Code nas embalagens.

Ou seja, ao invés de precisar entrar em seu site e deixar uma avaliação dos produtos, os clientes podem responder a estas pesquisas simplesmente com a leitura de um QR Code, de forma muito mais fácil e rápida. Isso faz com que mais pessoas participem destas pesquisas e você tenha uma visualização muito melhor da aceitação de seus produtos por parte do público-alvo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o uso do QR Code nas embalagens, passe a observar melhor esta ferramenta e a utilizá-la em seu dia a dia. Caso você tenha uma empresa, passe a utilizar esta tecnologia em suas embalagens e tenha chances de sucesso ainda maiores.

Para saber muito mais sobre a tecnologia QR Code, além de seu uso nas embalagens de produtos, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações. Você poderá saber como ler QR Code em diferentes aparelhos, os benefícios gerados por esta tecnologia e até mesmo as cidades em que o uso da tecnologia é mais facilitado.