O QR Code é rastreável?

A utilização do QR Code é algo muito natural para muitas pessoas e empresas atualmente, uma vez que pode ser empregado em diversas finalidades distintas. Mas esta tecnologia ainda gera algumas dúvidas, como o questionamento sobre se o QR Code é rastreável ou não.

Embora possa parecer uma dúvida simples, saber se o QR Code é rastreável é algo que pode ser muito importante para empresas e profissionais, pois este é um requisito que pode fazer com que esta seja a ferramenta escolhida para suas estratégias comerciais.

A resposta para a questão sobre se o QR Code é rastreável é bastante simples, pois sim, os códigos visuais podem, sim, ser rastreados. Isso faz com que seja uma ferramenta ainda mais útil para diversas finalidades, especialmente em estratégias comerciais de empresas e profissionais, embora possa ser utilizado por qualquer pessoa.

Ao saber que o QR Code é rastreável, é preciso que se compreenda ainda mais detalhes sobre isso, uma vez que apenas rastrear um código visual pode ser insuficiente para que se compreenda todas as possibilidades que esta tecnologia lhe proporciona.

Saiba por que rastrear um QR Code

A rastreabilidade de um QR Code é algo que pode proporcionar muitas possibilidades de uso. Um exemplo disso é saber quantas vezes um código foi lido, em quais locais estas leituras foram realizadas bem como o número de vendas realizadas a partir de um código de divulgação, por exemplo.

Isso é possível pela vinculação de um link em cada código gerado, o qual pode ser acessado pelo administrador de uma página, por exemplo. Desta forma, você saberá o número de visitas desta página originadas neste código, assim como todas as ações realizadas por estes visitantes.

A divisão geográfica também é outra possibilidade resultante do fato de que o QR Code é rastreável. Ou seja, por meio do rastreio das informações de um código, você consegue saber em que locais este código foi lido, de forma que se tenha uma melhor noção sobre em quais locais há um maior interesse na leitura de seus códigos.

Para empresas e profissionais que divulgam materiais publicitários em diferentes locais por meio de panfletos, banners e outdoors, por exemplo, este pode ser um meio de otimizar as suas estratégias de marketing. Assim, é possível encontrar seu público-alvo com maior facilidade e ampliar seu número de vendas, ou fazer com que um conteúdo se torne mais famoso por meio de mais visualizações.

Todos os QR Code são rastreáveis?

Um ponto importante a ser levado em consideração é que, embora possa ser possível afirmar que o QR Code é rastreável, esta não é uma característica que se aplica a todos os códigos visuais. Isso porque existem opções de uso de plataformas e aplicativos geradores de QR Code mais simples, os quais não oferecem tantos recursos a seus usuários.

Ou seja, neste caso o código visual, quando compartilhado, não pode ser rastreado, de forma que não se saiba quais são as suas visualizações, a efetividade de seu uso, ou qualquer outra informação referente ao seu uso.

Embora isso possa fazer parecer que o código seja menos útil, isso não é verdade, pois nem todas as suas funcionalidades podem exigir o rastreio de suas informações. Assim, diferentemente do código que pode ser rastreado, esta alternativa é mais indicada para uso pessoal e compartilhamento de conteúdos simples.

Desta forma, o QR Code é rastreável, pois esta é uma alternativa apresentada pela tecnologia, mas isso não significa que qualquer código conte com este recurso. Para as pessoas que desejam rastrear as suas informações, o mais indicado é que utilizem plataformas e aplicativos mais completos, que lhes ofereça um uso mais amplo deste recurso.

Um QR Code rastreável possui prazo de validade?

Diferentemente do que muitas pessoas podem acreditar, um QR Code não é um código que possui uma funcionalidade infinita, pois depois de algum tempo o código pode ser descartado, ou perder a sua funcionalidade. Isso também diz respeito à sua rastreabilidade, que deixará de funcionar após este período.

Assim, o QR Code é rastreável enquanto a sua funcionalidade existir, de modo que seja automaticamente inutilizada depois deste prazo. Em geral, um QR Code é rastreável e possui funcionalidade ao longo de três meses, embora isso possa ser alterado para um período um pouco maior, de acordo com a sua necessidade.

Por este motivo, é essencial que se preste muita atenção no momento em que se gera um QR Code, para que se saiba por quanto tempo este QR Code é rastreável e utilizável, para que não se precise substituir este código no futuro por conta de seu prazo de funcionamento.

Agora que você sabe que o QR Code é rastreável, embora não em todos os casos, e conhece alguns dos benefícios que esta tecnologia pode lhe oferecer, considere utilizar este recurso em seu dia a dia e aproveite todas as suas vantagens e benefícios.

Para conhecer ainda melhor a tecnologia QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos temas relacionados, como os aparelhos que podem ler os códigos visuais, as cidades em que a tecnologia está presente e algumas de suas muitas funcionalidades, por exemplo!