O QR Code como ferramenta de transformação no meio digital

O surgimento da tecnologia é, sem dúvida, a principal ferramenta transformadora dessa geração. Enquanto prevemos tendências tecnológicas para o futuro, a ciência nos surpreende com uma nova descoberta, muitas vezes revolucionária, que surge para facilitar a vida da sociedade e transformar o mundo, cada vez mais, numa velocidade maior.

O Qr Code é uma dessas ferramentas de transformação no meio digital, que ainda pode trazer muitas novidades. No futuro, esse blog terá um app leitor de Qr Code, assim como essa será a forma de pagamento mais utilizada e a comunicação será mais dinâmica com seu uso. Não faltam opções de utilização do código bidimensional, que expande suas fronteiras, mesmo décadas após sua criação.

QR Code, da logística para o mundo!

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, muitas vezes até de forma sutil, se tornando imprescindíveis na sociedade. Quase toda a população mundial tem um aparelho de celular e acesso a internet. Poucas são as pessoas que não se conectam para se comunicar, informar, comprar e entreter, nos milhares de sites existentes no planeta.

Viajar ficou mais fácil, rápido e gratuito, já que com apenas alguns cliques é possível estar do outro lado do mundo virtualmente e conversar com pessoas de todos os continentes. Enquanto essa conexão estreitou laços e tornou fácil e rápida a comunicação, novas ferramentas vêm sendo criadas para ajudar ainda mais nesses processos.

Já em 2016, uma empresa de grande porte da tecnologia criou um mercado com uma configuração muito diferente da atual. Sem caixas, filas ou mesmo funcionários, bastava o uso de duas tecnologias para que os clientes pudessem se informar sobre os produtos e preços, assim como pagá-los. E dentre elas estava o Qr Code.

O pequeno quadrado cujos desenhos se assemelham a um labirinto, chamado de Quick Response Code, foi criado Indústria automobilística Denso-Wave, da Toyota, para ajudar na identificação das peças armazenadas. A tecnologia de sua criação se baseou no código de barras, em que apenas um contato digital consegue ler a informação contida naqueles riscos desenhados no papel.

O Qr Code não lê apenas números, como o código de barras, mas uma série de conteúdos diferentes, que permitem seu uso para projetos distintos. Rapidamente o Qr Code saiu das fronteiras da Denso-Wave e ganhou novas funções, especialmente na área de marketing e comercial.

Mesmo que não seja tão novo assim, o uso do Qr Code vem surpreendendo cada vez mais o mercado, diante de suas quase infinitas possibilidades. A matriz bidimensional em 2D pode ser lida em qualquer posição, basta ter um smartphone que possua ferramenta de leitura. O código é composto por uma série de módulos pretos em formato de diagrama, que podem ser criados exclusivamente para a empresa e o conteúdo que ela deseja oferecer.

Por ser bastante simples e acessível, associado ao fato de comportar uma grande quantidade de dados, o Qr Code vem transformando o meio digital. Nele é possível inserir desde acesso a sites e app exclusivos, até vídeos, e-mails, telefones, planilhas e outros dados digitais. Basta que quem vai acessar tenha um programa adequado para sua leitura, que atualmente já vem inserido de fábrica nos nossos smartphones e tablets.

Mas o mercado de aplicativos também vem trazendo novidades, a partir de aplicativos com novas funções e ferramentas. Assim elas ajudam a visualizar praticamente todos os tipos de conteúdo oferecidos pelo Qr Code. Basta que ele esteja no seu smartphone, tablete ou PC.

A criação de um Qr Code não é exclusiva para empresas. Qualquer pessoa pode gerar um Qr Code com facilidade, desde que encontre um aplicativo para fazer. Em geral, os serviços são gratuitos e o usuário pode criar um código dinâmico e que pode ser alterado, ou um código estático, que não muda.

O queridinho do meio digital Atualmente, o Qr Code é mais utilizado na publicidade e no marketing. É grande a pluralidade de opções onde ele pode ser usado, desde o processo de atração do cliente, até sua informação e fidelização. A maior parte das campanhas publicitárias, especialmente as que são vinculadas em jornais, revistas e TV, possui o Qr Code posicionado em algum local da imagem, para que o cliente possa acessar uma informação adicional e exclusiva.

Essas campanhas oferecem, em geral, vídeos promocionais, informações técnicas, manual de instrução, acesso a aplicativos exclusivos, promoções e descontos, guia, cardápio ou opções para compra e até a venda em si, com pagamento também realizado por meio de Qr Code. Os pagamentos feitos com Qr Code tem sido considerados como a principal tendência do meio digital. É cada vez maior o número de instituições financeiras que aderem a ferramenta, como meio rápido e seguro de transferência de valores.

Hoje já é possível que o cliente de um cartão de crédito efetue sua compra apenas acionando o Qr Code informado pelo seu celular. O Qr Code tem sido uma ferramenta fundamental para melhorar a experiência do consumidor com a marca e a empresa.

Ele tem permitido ao cliente, obter informações muito mais abrangentes sobre o que deseja comprar, fazendo as embalagens virem com um código para se comunicar com ele desde o início da compra. Outro nicho que vem utilizando o Qr Code para sintetizar informações é o turismo. Museus, centros culturais e pontos turísticos das grandes cidades já oferecem o código para falar mais sobre o local, oferecer um mapa que facilita o translado e até acesso mais rápido para a compra de ingressos.

Conheça mais sobre a potência e capacidade abrangente do Qr Code, por meio do site !