O QR Code como aliado do marketing nas empresas

O uso da tecnologia para as empresas é cada vez mais importante, especialmente em tempos como os de hoje, em que praticamente todos os seus clientes estão conectados em redes sociais, por exemplo. E um dos principais recursos tecnológicos da atualidade pode ser uma grande ferramenta para as empresas: o QR Code.

Em especial para a área de marketing, a versatilidade do QR Code pode ser ainda mais benéfica, pois proporciona um uso bastante variado e que pode ser adaptável aos objetivos desejados com cada campanha. Assim, gerar QR Code específicos para seu marketing pode ser um importante diferencial para o sucesso.

No entanto, não é difícil encontrar empresas e até mesmo profissionais que tenham dúvidas a respeito de como o QR Code pode beneficiar suas ações de marketing. Desta forma, é preciso conhecer melhor a utilidade deste recurso tecnológico e quais os seus maiores benefícios para seu marketing, de forma que seja mais fácil aplicá-lo a esta área.

Os benefícios do QR Code para o marketing de uma empresa

A seguir, confira quais são as maiores vantagens e benefícios que o uso de um QR Code pode gerar para as campanhas de marketing de sua empresa, e entenda melhor como este recurso pode impulsionar seus resultados:

Maior proximidade entre sua empresa e o público

Algo que todas as empresas buscam é fazer com que seu público-alvo se sinta mais próximo de sua marca, pois assim a relação de confiança passa a existir e gera uma maior fidelidade a seus produtos e serviços. No entanto, nem todas as campanhas de marketing conseguem atingir este objetivo, o que pode ser facilitado pelo uso do QR Code.

O primeiro ponto diferencial é que, ao utilizar um QR Code, seu público precisa interagir com a marca para que chegue até o conteúdo compartilhado por meio deste código. Isso faz com que já se tenha um grande avanço na captação de clientes, graças a esta ação realizada.

Com melhores conteúdos e até mesmo com ofertas especiais oferecidas para aqueles clientes que realizarem a leitura de um QR Code, isso pode se tornar mais natural, e fazer com que mais pessoas se interessem em realizar esta leitura. Assim, cada mensagem enviada por sua empresa que contenha um QR Code irá fazer com que exista interesse do público na leitura deste código.

Maior alcance e melhores resultados

Outra grande vantagem do uso de QR Code em uma ação de marketing é que esta é uma ação que se espalha de forma natural, ou seja, basta que se tenha um QR Code divulgado de maneira bem trabalhada e este mesmo código poderá se espalhar rapidamente. Em especial os códigos disponibilizados na internet, podem ser lidos por qualquer pessoa sem que seja preciso enviá-lo diversas vezes.

Mesmo em materiais físicos, como banners, folders e outdoors, por exemplo, o QR Code se mantém ativo e permite que mais pessoas acessem seu conteúdo por meio da leitura deste código. Com isso, o alcance é maior em relação às outras estratégias de marketing, o que pode refletir positivamente em seus resultados, principalmente na captação de clientes.

Facilidade de mensurar seus resultados

Toda ação de marketing está diretamente ligada aos resultados, pois qualquer estratégia traçada possui objetivos definidos previamente. No entanto, existe uma dificuldade muito grande em se mensurar resultados de alguns tipos de campanhas de marketing, especialmente quando se trata do marketing tradicional, com folders, banners ou propagandas em revistas e jornais, por exemplo.

Diferente disso, com o uso de um QR Code em sua campanha de marketing, acompanhar e mensurar seus resultados são alternativas simples e que podem ser feitas em tempo real. Isso porque é possível acompanhar o número de pessoas que recebeu um conteúdo ou foi redirecionado a uma página por meio do QR Code.

Desta maneira, o investimento em campanhas de marketing que tenham um QR Code como aliado possui chances de retornos muito maiores, e é cada vez mais preferido pelas empresas.

A inovação no marketing com o QR Code

Além de todos os seus benefícios e vantagens, o QR Code como aliado ao marketing de uma empresa permite que se tenha uma grande inovação. Ou seja, é possível sair das propagandas rígidas, que seguem um mesmo formato, e passar a atingir seu público com materiais mais diversificados.

Isso se deve, em especial, ao fato de que o QR Code é um tipo de código visual bastante fácil de ser encaixado em imagens publicitárias. Com isso, basta que se crie uma imagem que tenha relação com a campanha de sua empresa e que tenha o código inserido em seu contexto, para que as pessoas saibam o que poderão encontrar ao realizar a leitura deste código.

Além disso, a versatilidade do QR Code também permite que este tipo de código visual seja inserido em diferentes locais. Ou seja, é possível fazer um banner com este QR Code de sua campanha de marketing, ou mesmo colocá-lo em embalagens de seus produtos, em brindes, veículos, vitrines, entre muitos outros.

Saiba ainda mais sobre como o QR Code pode contribuir para o marketing de sua empresa ao acessar a página da QR Paga e ler nossos artigos sobre esta tecnologia.