O QR Code coloca um fim em pagamentos de forma convencional ?

Praticamente todas as pessoas possuem contato com a tecnologia QR Code em algum momento de seu cotidiano, seja para acessar um conteúdo digital, registrar presença em um espaço reservado, ou mesmo para fazer transferências bancárias, por exemplo. No entanto, o seu uso mais comum é, certamente, o pagamento com QR Code, o qual já é aceito por muitos estabelecimentos comerciais em diversas cidades brasileiras.

Isso se deve, em grande parte, ao fato de que o pagamento com QR Code é bastante facilitado, e oferece muitas vantagens, tanto para os clientes quanto para os vendedores. Dentre estas vantagens, algumas das que mais merecem destaque são a segurança deste tipo de transação, bem como a economia gerada para os comerciantes.

Por conta disso, é natural que o pagamento com QR Code seja cada vez mais incentivado pelos estabelecimentos comerciais, de forma que alguns locais oferecem até mesmo descontos e promoções para os clientes que pagam suas compras desta maneira. Como também oferece vantagens para os clientes, isso faz o método de pagamento ser muito bem aceito pelo público, que o utiliza de forma bastante frequente.

Desse modo, é normal que o pagamento com QR Code seja visto como algo cada vez mais rotineiro e cotidiano, de forma que faça parte da vida de todas as pessoas. Ou seja, será cada vez mais comum chegar aos estabelecimentos comerciais e pagar as suas compras apenas por meio da leitura de um código visual, o que pode ser feito apenas com o seu smartphone.

No entanto, essa mudança na forma de realizar os pagamentos e no hábito de como se fazer as suas compras, é algo que pode gerar muitas dúvidas em algumas pessoas, em especial nos comerciantes e pessoas que possuam algum tipo de comércio. Em geral, estas dúvidas se referem aos meios de pagamento tradicionais, os quais poderão ser ofuscados pela tecnologia do pagamento com QR Code.

Saiba o que acontecerá com os meios de pagamento tradicionais com a chegada do QR Code

O primeiro ponto para saber o que acontecerá com os meios de pagamento tradicionais com a chegada do QR Code, em especial os cartões de crédito e débito, é saber que qualquer mudança mais considerável no hábito da população demanda tempo. Ou seja, não é apenas pela maior popularização do pagamento com QR Code, que este método será exclusivo de maneira imediata.

Assim, se você possui um estabelecimento comercial, ou presta serviços e recebe pagamentos com maquininhas, por exemplo, você não deve deixar de aceitar pagamentos feitos com cartões, pois estes ainda são os mais utilizados, assim como o pagamento em espécie. No entanto, é preciso que esteja pronto para receber o pagamento com QR Code, para acompanhar esta evolução natural.

Mesmo com o conhecimento a respeito deste tempo que o prevalecimento do pagamento com QR Code precisará para ser a principal forma de se fazer compras ou pagar contas, é possível que você ainda não consiga visualizar a forma como isso acontecerá. Este tipo de dúvida ou questionamento pode ser mais facilmente respondida com um exemplo prático, que é o que aconteceu com os cheques.

Há alguns anos, o pagamento com cheques era bastante comum, e muitas pessoas possuíam talões de cheques em suas carteiras, para fazer o pagamento de suas compras desta maneira. No entanto, algo que acontecia com alguma frequência era a adulteração ou clonagem destes cheques, de forma que sua segurança não era completamente garantida.

Com isso, esta forma de pagamento perdeu espaço para os cartões, os quais são utilizados de forma majoritária ainda hoje. Com isso, o que se pode concluir é que a evolução dos principais meios de pagamentos acontece de acordo com a segurança e as facilidades oferecidas.

Os cheques foram uma forma de se facilitar o uso de seu dinheiro há algumas décadas, os quais foram substituídos pelos cartões para que se tivesse mais facilidade e segurança, e agora surge o pagamento com QR Code, que traz ainda mais benefícios e segurança aos clientes de qualquer estabelecimento comercial.

Assim, os cartões de crédito e débito não serão completamente anulados, mas seu uso será muito menos comum, como acontece com os cheques, os quais ainda são utilizados atualmente, embora com muito menos frequência. Isso ocorre porque é natural que as pessoas deem preferência para os serviços que lhes proporcionam maiores vantagens.

Desta forma, estar preparado para o uso do pagamento com QR Code é essencial para que não se tenha nenhuma dificuldade ou problema nos momentos em que esta modalidade de pagamento for a principal opção. Da mesma maneira, os comerciantes que ainda não possuem este recurso em seu estabelecimento, precisam se atualizar o mais rápido possível, para que seus ganhos não sejam comprometidos.

Dessa maneira, é possível afirmar que o pagamento com QR Code não coloca um fim nos pagamentos de forma convencionais, mas vai substituí-los como a principal opção dos clientes em todo o país nos próximos anos.

Para conhecer ainda mais sobre o uso do QR Code e todas as novidades referentes a esta tecnologia, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este importante recurso!