O QR Code ajudando o comércio

O QR Code está em todos os lugares. Desde os pontos turísticos, para informar ao visitante mais sobre o local em que está, até mesmo em livros, na embalagem de produtos, como forma de pagamento e na TV. O Código bidimensional vem se tornando a saída mais criativa e dinâmica, para estreitar a comunicação entre empresa e consumidor, das mais variadas formas.

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O comércio é um dos setores que mais tem se beneficiado com o QR Code. Já é comum ver o pequeno quadrado com desenhos semelhantes a de um labirinto, estarem presentes em etiquetas de preço e roupas, no cardápio, nas peças publicitárias, pagamento e muito mais. A tendência é que esse crescimento ainda siga adiante, e já conta com 80% dos varejistas, utilizando o método de comunicação e informação.

QR Code e a comunicação

De todas as mudanças que a tecnologia trouxe, a forma das empresas lidarem com o consumidor é uma das mais significativas. Se até os anos oitenta o consumidor era só um número a mais ou a menos, sempre com pouca interação entre ele o a empresa, tudo mudou com a implantação dos serviços de atendimento ao cliente e o foco em oferecer ao cliente um produto ou serviço diferenciado.

O marketing entrou com tudo na vida das empresas, independente de seu setor ou tamanho, fazendo com que o consumidor fosse ouvido e atendido em suas necessidades. Os produtos começaram a ser trabalhados para atingir em cheio o desejo do cliente, diminuindo ou eliminando o comportamento do vendedor que “empurra” o produto.

Por outro lado, o consumidor também foi se desenvolvendo e ficando mais exigente. Passou a questionar, sugerir, elogiar e criticar o produto, obtendo o poder de escolha sobre suas ações no mercado.

A internet se tornou uma aliada de todos, oferecendo uma maior amplitude de informações, mais opções que atiçaram a concorrência, mas também a oportunidade da empresa em conquistar o seu público alvo. Tudo é válido para atrair quem lhe interessa, fazendo com que cada detalhe seja relevante e parte de uma estratégia.

O QR Code, pequeno quadrado de desenhos geométricos, tem tido um papel fundamental nessa comunicação entre empresa e consumidor. O código passou a integrar embalagens e a fazer parte de campanhas em todas as mídias, inclusive TV e anúncios em sites. Basta ao cliente posicionar sua câmera do smartphone e ter acesso a uma vasta gama de comunicação.

O pequeno espaço pode oferecer ao cliente informações sobre a origem do produto, como manuseá-lo da melhor forma, os itens que fazem parte de sua composição, assim como a história da própria empresa, curiosidades e muito mais. Seja em vídeos, link para aplicativos, SMS, email, imagens, games e outros, o cliente pode ter acesso a amplo espaço de interação.

Hoje o QR Code faz parte da vida de todos

O QR Code foi criado em 1994, numa subsidiária do Grupo Toyota, a Denso-Wave, com o intuito de facilitar a classificação de peças automotivas. Na verdade, o princípio básico do QR Code já existia desde 1970 com a criação do código de barras, que revolucionou as práticas de identificações de produtos e pagamentos.

O gráfico em 2D pode ser lido na posição horizontal e vertical, através de qualquer câmara dos celulares atuais. Desde meados da década de 2000, os smartphones já vem incluídos aplicativos para leitura de QR Code. Sua principal vantagem é que ele pode levar o consumidor exatamente onde quer que ele vá, de forma rápida e prática.

O caminho mais comum de um QR Code é levar o consumidor a um link, para acesso a uma página normalmente exclusiva. Mas nem todos sabiam usar essa ferramenta tão ampla, criando páginas desinteressantes, com informações rasas e pouco atraentes. O mercado logo entendeu essa falha e passou a investir mais no conteúdo de um QR Code.

Um desses caminhos é levar o cliente a uma loja virtual, com mais informações sobre o produto desejado e ainda aliado a promoções. É possível ver constantemente o QR COde no canto da TV, para ter acesso ao patrocinador do programa, que em geral oferece vantagens exclusivas.

Outro uso bastante comum hoje em dia é a presença do QR Code em embalagens. Ela facilita que o consumidor tenha acesso a informações mais amplas sobre o produto, antes de adquiri-lo. Quanto mais atraente e com informações reais e objetivas, maior pode ser a capacidade de conquistar o cliente. Dados como os ingredientes usados, receitas, modo de preparo, cuidados no manuseio e até histórias de sua produção podem ser incluídos nas informações do QR Code da embalagem.

Até mesmo para animais de estimação, o QR Code pode ser útil. Ele pode ser inserido na coleira do bichinho, que ao ser escaneada pode indicar seus dados e contato de seus tutores, evitando que ele se perca.

Até mesmo o Whatsapp utiliza o QR Code para que o usuário possa acessar a sua versão Web, obtendo ainda mais segurança na transferência de dados. Esse método já vem sendo copiado e aperfeiçoado outros aplicativos e redes sociais, ganhando agilidade no manuseio. Esse conceito de validação também é muito comum para a compra de ingressos, especialmente de cinema, eventos em geral e esportes.

Até mesmo a entrada em eventos e festas pode ser feita com QR Code. O código pode ser enviado ao convidado, pouco tempo antes de iniciar, para garantir uma entrada mais rápida ao local e muito mais segura para todos.

O marketing vem se valendo do QR Code para criar ações ainda mais criativas, dentre elas a proposta de ofertar ao cliente uma oferta exclusiva, que seria indicada de acordo com a localização e horário que ele está. Assim como o pagamento instantâneo de compras e serviços, e transferências financeiras.

Conheça mais informações sobre o QR Code e como ele pode ser usado em sua cidade, através do site e contribua divulgando!