O processo de logística facilitado com QR Code

Os QR Codes são empregados no processo de logística desde sua criação em 1994. Assim como seus predecessores, os códigos de barras, essa tecnologia está presente em armazéns para efetuar duas ações: auxiliar os operadores a fazerem inventários com rapidez e oferecer rastreabilidade completa. Ou seja, o QR Code permite que os produtos sejam facilmente localizados nas várias etapas da chamada cadeia de suprimento.

Se você é empreendedor e quer saber mais sobre o impacto do QR Code na logística, prossiga com a leitura do artigo.

Mas afinal, o que é QR Code?

Antes de nos aprofundarmos no tema, é importante definirmos o que é um código QR. Trata-se da sigla em inglês para Quick Response, algo como código de resposta rápida. A tecnologia refere-se a um sistema de codificação desenvolvido para ser lido com maior agilidade. Para tanto, a ferramenta é capaz de armazenar diferentes tipos de dados: códigos numéricos, textos, links para sites e até pequenos arquivos binários.

Eles são compostos por códigos quadrangulares formados por pequenos quadrados pretos e brancos, chamados de módulos. Essa estrutura permite uma leitura ágil e precisa dos dados armazenados, isolando o QR Code dos seus arredores.

Como surgiu o QR Code?

Conforme já mencionado, o QR Code foi criado em 1994, ainda que tenha se popularizado apenas mais recentemente. Os responsáveis pela invenção foram os engenheiros da Denso Wave, subsidiária japonesa do Grupo Toyota. A meta era superar as limitações observadas nos códigos de barras tradicionais. E quais eram essas tais limitações? No setor de produção da companhia, os operadores precisavam ler muitos códigos de barras e buscar inúmeras referências, o que demandava esforço e tempo.

Outra questão estava no fato de que artigos de tamanhos e características diferentes exigiam códigos menores, adaptados às dimensões específicas dos produtos. Como resultado, os desenvolvedores queriam flexibilizar a gestão de estoque e por isso era desejável substituir os códigos de barras.

Graças ao seu design característico, os códigos QR viabilizaram uma leitura mais veloz e, no que dizem respeito às proporções, os símbolos menores podem medir 1,5 de cada lado.

Surgiu assim, o QR Code, um código bidimensional que uma vez scaneado por um aplicativo especializado transmite os dados do produto.

Tanto os códigos de barras, quanto os QR Codes são excelentes no momento de identificar artigos. Ainda que tenham nascido na manufatura, logo os QRs foram introduzidos na logística com o propósito otimizar ações e rastrear mercadorias rapidamente. Por conter mais informações e ser de fácil leitura, essa tecnologia se mostra ideal para o monitoramento das mercadorias em cada estágio da cadeia de suprimentos.

Contudo, é natural que os empreendedores se questionem: se já utilizo os códigos de barras, por que devo aderir ao QR Code? Aqui, apontaremos quais as distinções e benefícios dos dois códigos.

As vantagens e limitações dos QR Codes na logística

• Informações: As companhias coordenam uma série de dados sobre os produtos, como data de fabricação e validade e diretrizes para a armazenagem, por exemplo. Os QR Codes foram projetados para guardar um grande número de caracteres: até 7.089 caracteres numéricos, 4.296 caracteres alfanuméricos ou 2.953 bytes. Isso significa que eles armazenam até 10 vezes mais dados do que os códigos de barras convencionais;

• Medidas: Muitas firmas atuam como artigos de dimensões bem variadas e por isso exigem flexibilidade ao rotular todos os itens. Mais uma vez, os QR Codes são uma solução excelente, pois são versáteis e eficientes, independentemente do tamanho;

• Praticidade: Os códigos QR são lidos com os principais dispositivos presentes nos armazéns. Sua leitura não é limitada pela orientação dos terminais, em oposição aos códigos de barras, que só são decodificados na horizontal;

• Resistência: Caso um código de barras seja danificado ou esteja sujo, a sua leitura fica comprometida. O mesmo não acontece com os QR Codes na logística, porque o timer ou padrão de tempo garantem a recuperação de dados sem problemas.

Na atualidade, o principal desafio dos QR Codes está na difusão dos códigos de barras, sobretudo no mercado nacional. As companhias estão acostumadas a utilizarem os códigos de barras para identificar seus produtos e aderir ao QR Code envolve um esforço inicial extra.

Em adição, os QR Codes não são adequados na hora de rotular determinados objetos, por causa do seu formato. Cabos, por exemplo, devem ser rotulados com um código de barras tradicional.

Dito isso, a maioria dos negócios terá a logística simplificada com o uso do QR Code. Como a tecnologia não está tão popularizada Brasil, as marcas que aderirem antes terão vantagens competitivas e estarão entre as pioneiras.

Cabe salientar que os armazéns que adotam um QR Code devem ter um sistema de gestão apropriado. Portanto, é fundamental que os administrador estejam dispostos a realizar um investimento inicial para equipar os armazéns e treinar os funcionários. Em pouco tempo, já será possível notar resultados positivos nas várias fases de logísticas.

Esperamos que o texto tenha deixado claro as muitas vantagens da implementação do QR Code em logística. Seja qual for o ramo e o tamanho da sua empresa, essa tecnologia facilita todos os estágios da cadeia produtiva. Sendo assim, vale a pena se familiarizar com os QR Codes o quanto antes.

Por fim, não deixe de acessar o site da QRPaga para ler mais sobre QR Code e demais assuntos relevantes.