O delivery usando o QR Code

Com um acesso à tecnologia cada vez maior, é natural que se passe a ver a utilização de códigos visuais em muitas atividades, algumas das quais isso poderia até ser pouco esperado. Exemplo disso é o uso do QR Code no delivery, algo relativamente novo, mas com muito potencial.

Isso porque o delivery é um dos serviços mais utilizados todos os dias no país, e que foi ainda mais potencializado após a pandemia, fazendo com que a grande maioria das compras cotidianas fosse realizada por meio deste serviço. Assim, por buscar maneiras de tornar esse tipo de atividade ainda mais otimizada, o uso do QR Code no delivery é uma evolução natural, que pode beneficiar tanto os clientes quanto os trabalhadores.

De uma maneira geral, a implementação do QR Code no delivery pode ser feita de muitas formas diferentes, uma vez que este recurso possui uma grande versatilidade. Estas diferentes formas de uso do QR Code no delivery, entretanto, devem ser conhecidas para que se saiba, desde já, como o serviço pode ser ainda melhor com esta tecnologia.

Desta forma, confira a seguir algumas das maneiras como pode ser utilizado o QR Code no delivery, e saiba como tornar este tipo de serviço ainda melhor para você:

Pagamento de seu pedido

Uma das primeiras formas que o QR Code no delivery pode ser utilizado é como uma alternativa de pagamento de suas compras, o que tornaria dispensável, por exemplo, que os entregadores tenham que carregar dinheiro de troco ou maquininhas de cartões. Assim, o trabalho destes profissionais pode passar a ser ainda mais seguro, com um menor risco de assaltos, por exemplo.

O pagamento com o QR Code no delivery pode ser implementado de duas maneiras diferentes, que é no momento do pedido, diretamente por meio de um código fornecido pela própria empresa ou estabelecimento comercial, ou na entrega.

No caso de pagamentos na entrega, o QR Code pode ser disponibilizado pelo entregador por meio de uma maquininha, ou mesmo com um código impresso, também disponibilizado pela empresa na qual o pedido foi realizado.

Independente de qual seja a opção escolhida para fazer o seu pagamento com QR Code no delivery, o benefício será o mesmo, de maior segurança para os trabalhadores, que carregarão menos dinheiro consigo, e uma maior agilidade na entrega do pedido, uma vez que isso será muito mais rápido de ser feito.

Localização do endereço de entrega

Uma das possibilidades de uso do QR Code no delivery é com o compartilhamento da localização de entrega por meio de um QR Code. Ou seja, o pedido passa a contar com um código único, que detalhará ao entregador o local em que essa entrega deverá ser feita.

Esse uso do QR Code no delivery pode proporcionar uma facilidade muito maior na realização de entregas de pedidos, uma vez que esta localização passa a contar com um mapa disponibilizado via GPS, para que o entregador escolha o melhor caminho a ser seguido para chegar a seu destino.

Isso pode evitar a dificuldade na localização de um endereço, ou confusões no caso de nomes de ruas semelhantes, de modo que haja, também, benefícios tanto para os entregadores quanto para os clientes.

Acompanhamento do processo de entrega

Da mesma forma que o uso do QR Code no delivery pode proporcionar uma maior facilidade do entregador em identificar o local da entrega de um pedido, esta tecnologia também pode proporcionar que o cliente acompanhe a evolução desta entrega.

Ou seja, assim que o pedido for confirmado por um estabelecimento comercial, um código pode ser disponibilizado ao cliente, para que, ao fazer a leitura do código, possa acompanhar a evolução, desde o tempo de preparação até a entrega e o caminho seguido pelo entregador. No caso de necessidade, o cliente pode até mesmo observar se precisa entrar em contato com o entregador para esclarecer alguma dúvida sobre o caminho ou endereço, por exemplo.

Desta forma, o uso do QR Code no delivery proporciona uma facilidade muito maior no contato entre cliente e profissional, de forma que haja uma chance de satisfação muito maior em suas compras por meio do serviço de entregas.

Reclamações e avaliações

O feedback de um cliente é essencial para que as empresas e profissionais possam determinar maneiras de melhorar o seu trabalho e, assim, obter resultados ainda melhores. Com o delivery isso não é diferente, e é mais um ponto em que a tecnologia pode ser bastante benéfica.

É possível, por exemplo, disponibilizar um QR Code para que os clientes avaliem o desempenho dos profissionais e de seus pedidos por meio da leitura deste código. Assim, o QR Code no delivery pode proporcionar um contato mais próximo e garantir que o serviço seja ainda mais otimizado ao longo do tempo.

Agora que você sabe como o QR Code no delivery pode ser uma boa opção, considere utilizar o recurso em sua empresa ou passe a observar se algum de seus pedidos já conta com este recurso.

Saiba ainda mais sobre a tecnologia QR Code ao visitar a página da QR Paga e acompanhar as nossas publicações sobre este tema.