O autoatendimento por QR Code

Entre as muitas possibilidades de uso dos códigos visuais, um dos que mais pode chamar a atenção de muitas pessoas é o autoatendimento com QR Code. Isso significa que as pessoas podem fazer diversos tipos de ações sem a necessidade de que uma outra pessoa venha lhe oferecer atendimento.

Esta implementação do autoatendimento com QR Code é algo que pode modificar a forma como as pessoas fazem as suas compras em diversos estabelecimentos comerciais, ou mesmo em alguns serviços públicos. Assim, é preciso que as empresas e prestadores de serviço estejam prontos para oferecer ao menos a possibilidade do autoatendimento com estes códigos a seus clientes.

Uma preocupação que o autoatendimento com QR Code pode gerar em algumas pessoas é a diminuição de postos de trabalho em virtude da possibilidade de realização de compras e pagamentos sem o auxílio de funcionários. Isso, porém, está longe da realidade, uma vez que os funcionários podem ser úteis em qualquer outra função destas empresas, e até mesmo para a orientação do uso correto desta tecnologia.

Ou seja, não existe motivo para ver no autoatendimento com QR Code um inimigo, mas sim uma evolução que pode permitir uma agilidade muito maior em diversas ações do dia a dia, de modo que as pessoas tenham um pouco mais de tempo livre ao otimizar processos de compras e pagamentos.

Como funciona o autoatendimento com QR Code

Ao saber que o autoatendimento com QR Code é uma ferramenta positiva, e não algo que deva gerar preocupação aos trabalhadores, uma outra dúvida pode surgir na mente de muitas pessoas, que é sobre como este recurso funciona.

Embora muitas pessoas possam imaginar que isso pode ser algo muito complicado ou difícil de ser realizado, a realidade é diferente, pois o autoatendimento com QR Code é, na verdade, algo bastante simplificado. Isso permite que qualquer pessoa possa utilizar este recurso para otimizar o tempo gasto em suas ações cotidianas.

Na maioria dos casos, o autoatendimento com QR Code é disponibilizado ao público por meio de um totem, posicionado em locais nos quais o seu uso pode ser mais atrativo do que o atendimento convencional.

No caso de pagamentos em estabelecimentos comerciais, por exemplo, a tendência é que este totem esteja posicionado próximo aos caixas, ou mesmo como um caixa tradicional, no qual poderá pagar por suas compras sem o auxílio do funcionário do local.

Este dispositivo apresenta uma tela que exibe a figura do código visual, que deve ser lido para que o seu atendimento seja iniciado. É comum que estes dispositivos tenham telas touchscreen, ou com alguns botões laterais, para que opções de serviço possam ser escolhidas e o atendimento realizado sem maiores problemas.

Desta forma, o autoatendimento com QR Code é algo bastante intuitivo, e que não levará mais do que alguns segundos para ser realizado por você mesmo. A única exigência desta tecnologia é o uso de um smartphone com a capacidade de leitura dos códigos visuais, para que o serviço possa ser realizado normalmente.

Quais empresas poderão se beneficiar do autoatendimento com QR Code?

Outro questionamento bastante comum a respeito do autoatendimento com QR Code é a respeito das principais empresas que poderão se beneficiar com este tipo de emprego da tecnologia. Ou seja, os locais em que esta ferramenta poderá ser encontrada para que os clientes possam ter maior facilidade na utilização de seus serviços.

Em geral, os primeiros locais nos quais se imagina que o autoatendimento com QR Code é uma boa opção para os clientes é em estabelecimentos comerciais, como supermercados, por exemplo. Isso porque é um local no qual o pagamento com a leitura de QR Code é muito mais agilizado, e a opção do autoatendimento é ainda mais atrativa a pessoas que desejam fazer pequenas compras de modo ainda mais rápido.

No entanto, estes não são os únicos locais em que o autoatendimento com QR Code pode ser uma boa opção tanto para as empresas quanto para os clientes. Isso porque em locais como metrôs e terminais de ônibus, ou mesmo em aeroportos, o autoatendimento é uma forma de agilizar o acesso à compra de passagens, e liberar o fluxo de clientes em guichês e balcões de atendimento.

Obviamente, por conta da versatilidade dos códigos visuais e das muitas possibilidades que podem ser exploradas com o autoatendimento com QR Code, é possível encontrar este serviço, em um futuro próximo, na maior parte dos estabelecimentos de todo o país. Isso porque essa tecnologia será um importante diferencial para atrair clientes que desejem realizar suas ações por meio desta tecnologia.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o uso do autoatendimento com QR Code, passe a observar se algum estabelecimento frequentado por você já oferece esse tipo de alternativa, de modo que possa usufruir desta tecnologia assim que estiver disponível em sua região.

Para saber ainda mais sobre o autoatendimento com QR Code e todos os demais detalhes e informações a respeito desta tecnologia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este tema, de modo que possa se manter sempre atualizado a respeito deste importante recurso tecnológico!