O aumento do uso de QR Code durante a pandemia

Nos últimos meses, todas as pessoas tiveram sua vida afetada de maneira direta por conta da pandemia causada pela Covid-19, o coronavírus. Com milhões de pessoas afetadas em todo o mundo, obviamente a rotina teve de ser modificada em busca de uma maior segurança e de uma maneira que buscasse manter as pessoas livres do contágio pelo vírus.

Assim, a tecnologia, já muito presente no dia a dia de todas as pessoas antes da pandemia, passou a ter uma importância ainda maior, pois contribui de muitas formas para a segurança das pessoas. Em especial, uma tecnologia que ganhou maior destaque no período de pandemia foi o QR Code, que possui grande versatilidade e pode ser empregado em diferentes funções.

Por conta disso, usar QR Code se tornou algo ainda mais comum, e esse tipo de código, que já conquistava muito espaço de maneira natural, se tornou uma ferramenta importante neste período de pandemia. Desta maneira, se adaptar ao uso do QR Code para diferentes ações é mais do que uma opção de facilidade para sua rotina, mas também uma forma de se prevenir do Covid-19.

O que faz o QR Code ser mais utilizado durante a pandemia

Que o QR Code se tornou ainda mais utilizado após a pandemia mundial de Covid-19 é um fato conhecido por quase todas as pessoas. Mas existem alguns pontos que podem exemplificar melhor o motivo deste uso mais comum desta importante tecnologia.

Para conhecer melhor os motivos que fazem com que o QR Code seja uma ferramenta de combate e prevenção ao contágio de coronavírus, veja, a seguir, o porquê desta tecnologia ser utilizada de maneira cada vez mais comum em diversos locais. Confira:

  • Diminui o contato direto entre as pessoas

Uma das características mais comuns do uso do QR Code é o fato de que esta tecnologia não implica no contato direto entre a pessoa que fornece o código a ser lido com a pessoa que deseja fazer a leitura do código. Isso porque a leitura é feita diretamente pelo celular da pessoa interessada.

Com isso, não há nenhum tipo de toque entre estas pessoas, o que faz com que o risco de contágio pelo vírus seja menor. Assim, ao usar QR Code é possível contribuir diretamente para o distanciamento social, principal prática de combate à disseminação da doença.

Em especial, isso faz com que o QR Code seja uma das principais opções de pagamento em estabelecimentos comerciais durante a pandemia, para que, além de não haver contato direto entre pessoas, não seja preciso manipular dinheiro ou cartões para pagar por suas compras.

  • Evita o uso de equipamentos compartilhados

Outra opção de uso da tecnologia QR Code bastante útil, e que se intensificou durante o período de pandemia, foi o de liberação de acesso a espaços fechados com a leitura deste tipo de código. Principalmente em empresas, a entrada em espaços reservados pode ser permitida apenas com a digitação de uma senha, por exemplo.

No entanto, para evitar que muitas pessoas utilizem a mesma máquina ou equipamento com as mãos, é possível gerar QR Code para a liberação desta entrada. Com isso a liberação de acesso a determinados locais é feita com a leitura deste QR Code diretamente pelo aparelho celular de cada pessoa, sem que seja preciso compartilhar o mesmo equipamento.

Este cuidado, que também contribuiu diretamente para o aumento do uso de QR Code durante a pandemia, é essencial para diminuir o risco de contágio. Isso porque as mãos são uma das principais portas de entrada para o vírus, que pode ser levado ao organismo por meio de toques nos olhos, boca ou nariz, por exemplo.

  • Realização de serviços por aplicativos

Utilizar QR Code para realizar serviços pela internet já era uma das principais utilizações deste tipo de código, mas se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia e distanciamento social. Isso porque, ao utilizar QR Code para serviços como pagamentos e transferências bancárias, por exemplo, se evita a necessidade de deslocamento até bancos ou lotéricas.

Desta maneira, muitos serviços podem ser realizados por meio de aplicativos ou páginas da internet, sem que o cliente precise sair de sua casa. Com isso, se contribui de forma muito maior para que haja o distanciamento social e o controle do avanço da Covid-19, sem a aglomeração de pessoas em filas de bancos, por exemplo.

Além disso, muitos aplicativos de entrega passaram a oferecer pagamentos por QR Code, o que faz com que também estes serviços permitam que as pessoas façam suas compras sem sair de casa e haja um menor risco de contágio.

Embora existam muitas outras possibilidades de utilização do QR Code para garantir que haja uma maior distância entre as pessoas durante a pandemia, estas são as principais causas do aumento do uso desta tecnologia neste período.

Para saber ainda mais sobre o uso do QR Code durante a pandemia e como este recurso tecnológico pode lhe ajudar em suas tarefas do dia a dia, acesse a página da QR Paga e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados para se manter atualizado e bem informado!