Marketing digital e QR Code

A tecnologia se tornou essencial para todos os setores da sociedade e quem não está conectado tem muitas dificuldades em se desenvolver e aproveitar as oportunidades. Poucas empresas ainda permanecem analógicas e, por isso, estão sendo praticamente engolidas pela concorrência que está envolvida com as novidades tecnológicas.

celular QR Code

As novidades não dizem respeito apenas aos aparelhos e softwares, mas também ao ambiente web, como é o caso das redes sociais. O marketing digital utiliza desse ambiente para estreitar o contato entre a empresa e o cliente, usando ferramentas como o QR Code. Com uma grande gama de possibilidades, o QR Code oferece conteúdo imediato a quem acessar o código bidimensional, estrategicamente inserido para oferecer comunicação, entretenimento e informação.

O marketing digital se tornou essencial

Com estratégias e ferramentas específicas para o ambiente web, o marketing digital foi criado para que empresas pudesse usufruir do novo ambiente que se apresentava em desenvolvimento e oferecia uma explosão de oportunidades. Criado em 1969, só após a introdução da internet banda larga tornou o acesso mais amplo e com menor custo.

O marketing digital ganhou uma nova dimensão com as redes sociais, em especial o Facebook, que se mostrou muito eficaz para empresas que poderiam mostrar suas características e produtos para um público segmentado. A criação de uma página é gratuita até hoje, fazendo o custo ser direcionado para a criação de conteúdo relevante e campanhas para estimular o engajamento.

Os gastos em redes sociais são democráticos, já que permitem que cada empresa elabore sua estratégia de investimentos de acordo com sua necessidade e disponibilidade financeira. Assim como o Facebook, outras redes começaram a expandir para os negócios, tais como o Instagram, YouTube e LinkedIn.

Os blogs também estouraram nos anos de 1990/2000, a princípio usados como um diário e elevando anônimos a se tornarem celebridades digitais. Em seguida, foi a vez das empresas descobrirem o meio, para oferecer conteúdos de qualidade que ajudassem a trazer notoriedade e referência a marca.

O acesso a internet globalizou o marketing digital. Afinal, tudo que é divulgado no ambiente web pode ganhar proporções gigantescas e sem fronteiras, mesclando entre o sucesso absoluto e o chamado “cancelamento”, se a repercussão é negativa.

Mas, se há muito tempo estar na web já era um diferencial, hoje, com a ampliação do acesso e a consciência da necessidade de seu uso, é preciso estar um passo a frente do concorrente. Como hoje a grande maioria das empresas estão amplamente inseridas na web, cada detalhe inovador pode fazer diferença, como é o caso do uso de QR Code, um código bidimensional capaz de levar o leitor a uma grande variedade de ambientes.

Basta focar o QR Code pela câmera do smartphone para ter acesso a páginas exclusivas da web, games, documentos, vídeos, imagens, cartão de visitas, mapas e muitas outras opções de apresentação de conteúdo. Dessa forma, o QR Code se mostra bastante versátil, já que se adapta a necessidade do cliente e do consumidor.

Usado em campanhas publicitárias impressas ou digitais, o QR Code também está presente em rótulos e embalagens. Dessa forma, o consumidor pode ter acesso a mais detalhes do produto, aos seus ingredientes e métodos de fabricação, manual de instrução, promoções e muito mais.

O QR Code muito além de organizar a logística

O QR Code surgiu no Japão, com a finalidade inicial de organizar as peças de uma montadora de automóveis, a Denso-Wave, uma empresa Toyota. Rapidamente ganhou espaço nas indústrias da região para organizar estoques, mas também para exercer outras funções. Criado em 1994, ele é uma evolução do código de barras.

A limitação do código de barras em armazenar um conteúdo restrito foi o principal estímulo para o desenvolvimento do QR Code. O quadrado que contém desenhos que se assemelham a um labirinto pode ser lido tanto na horizontal quanto na vertical e não se limita e números. Na verdade, o QR Code consegue armazenar 7089 caracteres numéricos, 4239 alfanuméricos, 2953 binários e 1817 kanji/Kanã (alfabeto japonês).

O código de resposta rápida chegou nas Américas com maior abrangência na última década, de 2010. No início, era usado como complemento de informações, timidamente em algumas embalagens e em campanhas publicitárias. O segundo passo foi dar suporte as compras, permitindo que o cliente possa acessar uma loja virtual e fizesse pedidos online.

Hoje ele está disposto até em pequenas cidades do interior brasileiro, oferecendo informações sobre o local, auxiliando moradores e turistas, realizando pagamentos e até para a produção de documentos. O QR Code vem se tornando um elo importante de comunicação entre o usuário e a empresa.

Seu uso pelo marketing digital é baseado em estratégias de campanha. Após o planejamento, ele é desenvolvido para atingir um objetivo específico, que precisa ser feito para quem tem acesso a um smartphone e à internet. Com um plano bem traçado, que permite identificar o formato e o tamanho do que será feito, os resultados começam a aparecer.

Conheça mais sobre a tecnologia do QR Code através do site QRPaga. Estando sempre atento às novidades, é possível encontrar detalhes sobre o uso desta tecnologia, sua abrangência, capacidade, onde encontrar aplicativos e muito mais!