Gerar QR Code – Aprenda como Criar e Gerar um Código QR

De pouco em pouco, o QR code está se tornando parte essencial do cotidiano das pessoas. Esse código unidimensional já pode ser usado como ferramenta de marketing, forma de pagamento, mapa, troca de contatos e diversas outras formas. E a melhor parte é que é uma tecnologia extremamente acessível, já que basta ter um smartphone em mãos para ler os códigos. Além disso, os direitos de uso são livres, o que significa que um código pode ser criado por qualquer pessoa. E você, já sabe como gerar um QR code?

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a história do código QR. Além disso, explicamos seu funcionamento e contamos tudo o que você precisa saber sobre como criar um QR code. Então, se você quer aprender como utilizar essa ferramenta para facilitar seu dia a dia e impulsionar sua empresa, acompanhe o artigo a seguir!

História do QR Code

Como muitas outras grandes invenções, o código QR surgiu com a intenção de otimizar os processos e aumentar a produtividade de uma empresa. A invenção do código foi em 1994, no Japão, e a responsável foi a empresa Denso Wave, uma subsidiária da montadora Toyota. A equipe da empresa, formada apenas por duas pessoas, criou o código para melhorar o registro de seus veículos e otimizar os processos da fábrica e o controle de estoque.

A ideia surgiu porque os funcionários passavam por dificuldades ao utilizar os códigos de barra tradicionais. Os QR codes conseguiam assimilar mais informações e ocupavam um espaço menor. Portanto, o scanner conseguia rastrear e registrar o estoque de veículos de forma mais precisa e rápida.

A partir de 2000, quando sofreu pequenas alterações e passou a corresponder ao padrão internacional ISO/IEC 18004, o código começou a ser usado também por outras montadoras, em razão de facilitar o rastreamento e estoque dos veículos.

A Denso Wave decidiu não exercer o seu direito de restringir o uso dos códigos, e ele tornou-se livre para quem quisesse gerar códigos e utilizá-los em suas empresas. A partir daí, foi apenas questão de tempo para que seu uso massivo, especialmente por empresas do ramo automobilístico e outros tipos de fábrica, se difundisse no Japão.

Logo, percebeu-se que os códigos QR podiam ser lidos por dispositivos de imagem digitais, como câmeras de celulares. Assim, aumentou-se significativamente as formas de uso do sistema e vários setores começaram a gerar QR code para inúmeras funções, como estratégias de marketing e estoque de produtos. Dessa forma, os códigos saíram do território japonês para começar a ganhar o mundo, embora ainda em escala industrial, como um substituto mais sofisticado dos códigos de barras.

O uso do código QR mundo afora acabou por exigir a criação de novos modelos, que atingissem a necessidades diferentes. Assim surgiu o micro QR code, em 2004, e uma versão em 2009 que restringia a leitura para ser usado para informações mais privadas. Em 2014, foi criado o Frame QR, que permite maior customização na hora de criar o código.

Para o grande público, a popularização do código QR começou mais ou menos no final dos anos 2000 e começo dos anos 2010, com a chegada massiva dos smartphones ao mercado. Com o acesso aos códigos atingindo cada vez mais pessoas, foi a vez de grandes lojas americanas de comércio começarem a espalhar os códigos pelas suas unidades.

E as expectativas para o futuro é que cada vez mais lojas e estabelecimentos usem a ferramenta em seu cotidiano. Tanto no Brasil como no mundo, o número de empresas que já permite pagamentos através do QR code, por exemplo, é grande. Não dá mais para as empresas ficarem por fora dos recursos do código.

Como os códigos QR funcionam?

Como os códigos QR funcionam?

Basicamente, o código QR (cujo nome vem de ‘Quick Response’, ou ‘resposta rápida’ em inglês) é um símbolo bidimensional que pode conter todo tipo de informação, como textos, URLs de internet, vídeos, e até mesmo caracteres kanji e kana, do alfabeto japonês. Geralmente, quem realiza a leitura são as câmeras dos smartphones. Tanto o Android quanto o iPhone possuem ferramentas para a leitura do QR code e o processo de decodificação costuma ser online e instantâneo.

Para entender melhor o funcionamento dos QR codes, veja os aspectos dele que colocamos a seguir:

Formato

Um QR code é basicamente formado por margens brancas, alguns quadrados grandes nos cantos da imagem e uma porção de pontinhos pequenos. Resumidamente, são estes quadrados e pontinhos que são escaneados pela câmera do celular e levam às informações contidas naquele código.

Essas informações podem ser uma imagem, um vídeo, um texto ou uma URL de internet. Mais à frente conversaremos melhor sobre o formato e a estrutura do código QR.

Capacidade de armazenamento

A quantidade de informações possíveis de armazenar é uma das grandes vantagens do QR code. Existem mais de 40 tipos de código e a capacidade de armazenamento varia em função do tipo de código, dimensões de tamanho dele e também do tipo de caractere que está sendo armazenada.

Os menores códigos têm dimensão de 21×21 pixels e os maiores, até o momento, chegam a 177×177 pixels, o que é mais do que uma foto 3×4, por exemplo. Nesses modelos, é possível armazenar até 7.089 caracteres numéricos, 4.296 caracteres alfanuméricos, 2.953 caracteres binários e até 1817 caracteres kanji/kana. Possivelmente, no futuro, poderemos usufruir de modelos que armazenam ainda mais informação.

Processamento

Toda a leitura de QR code é baseada nos bytes e pontinhos presentes na imagem. O processo de leitura começa a partir dos três quadrados grandes que ficam nos cantos das imagens. Eles são como um guia que dá a ordem do resto das informações para o equipamento de leitura. As outras regiões trazem mais informações sobre o que está contido no código e também qual modelo de QR code é aquele.

Níveis de correção

São os níveis de correção que permitem a customização dos QR codes mais modernos. Basicamente, esse sistema consegue interpretar bytes que estão um pouco fora do padrão exigido dos códigos e passar a mensagem da mesma forma. Esse corretor se chama sistema de correção de erros Reed-Solomon. Existem quatro níveis de correção (L, M, Q e H), e sua eficácia é inversamente proporcional à quantidade de informações que estão armazenadas no código. Ou seja, quanto menos informações, mais precisa será a correção.

Como foi possível perceber, existem muitos detalhes envolvidos na criação e na leitura de um QR code. A seguir, vamos expor melhor a estrutura dos códigos QR.

Estrutura de um QR code

Estrutura de um QR code

Basicamente, a estrutura básica de um QR code é formada pelos quadrados grandes e pontos, que são pixels. A estrutura é baseada em dimensões bidimensionais, ou seja, pode ser lido na horizontal ou na vertical.

O componente mais básico que forma o código QR são os pequenos pixels pretos, chamados de módulo. Cada módulo tem uma função específica, e são eles que armazenam todas as informações contidas dentro do código. Os módulos podem ser maiores ou menores, e suas dimensões influenciam na forma como ele é lido pela câmera.

A leitura do QR code é dividida por regiões. A câmera começa com os três quadrados grandes que são encontrados no canto do código. A partir dele, o código se orienta para ler o restante do código, sabendo onde estão o restante dos dados. Outra função deles é garantir que o código possa a ser lido independente do sentido em que estiver posicionado. Ao lado dos quadrados maiores, geralmente, ficam alguns pixels que informam qual versão do QR code gerou aquele código em particular.

O próximo passo é a leitura do outro quadrado grande, que fica posicionado um pouco mais para dentro, no canto inferior direito da imagem. Esse código funciona como um manual de instruções, dizendo como o código deve ser lido e processado pela câmera.

Os quadradinhos pequenos que conectam os maiores também têm a sua função. A partir deles, o leitor entende o posicionamento das linhas e colunas do QR code. Por isso, eles são chamados de timing patterns, ou padrão de temporização.

A região próxima dos quadrados maiores é como se fosse um resumo do código. Ela informa o tipo de informação (link, imagem, texto, etc.) e também quais caracteres estão contidos ali dentro, se são numéricos, letras ou binários.

E os demais quadrados são como o ‘corpo’ do código QR. São eles que contêm as informações do código, e a leitura deles é feita em grupos de oito por vez. A leitura funciona interpretando as sequências de claros e escuros e convertendo-os em bytes. Isso deve ser muito preciso e a sequência precisa ser muito bem elaborada, já que, se houver um problema em qualquer uma delas, fica impossível ler praticamente o código inteiro.

Apesar da estrutura relativamente complexa, é muito fácil trabalhar com QR codes, desde que você conte com um bom gerador. Quando gerado corretamente, o código funciona com simples apps de leitura ou até mesmo com a câmera do celular.

Onde utilizar um código QR

Talvez você esteja se perguntando se vale a pena passar por todo o processo envolvido na criação e leitura de um QR code. Afinal de contas, para quê esse código pode ser usado no cotidiano?

Bem, o código QR está cada vez mais facilitando diversos aspectos do nosso cotidiano. A seguir, vamos listar alguns dos lugares mais comuns de se encontrar os códigos:

Cartão de Visitas

O mercado está cada vez mais competitivo, e uma boa apresentação é tudo. Portanto, uma boa ideia é usar um QR code no seu cartão de visitas. Você pode gerar um QR code que leve até as suas redes sociais ou que salve o seu contato no celular de quem o lê, por exemplo. É uma forma de se mostrar como uma pessoa antenada com as tendências do mercado.

Pagamentos

Vários estabelecimentos já disponibilizam os códigos QR para efetuar pagamentos. Mais adiante detalharemos melhor como utilizar o QR code para transações, mas já podemos dizer que essa tendência está fortemente ligada às empresas cada vez mais conectadas e à agilidade do século 21. Lugares como metrôs e mercados, onde todos têm pressa, é necessário ter o pagamento mais facilitado possível para se destacar no mercado daqui para frente.

Estratégias de marketing

Se você prestar atenção, diversas empresas já integram o código QR em suas estratégias de marketing. Seja para gerar promoções exclusivas, atrair novos clientes ou gerar engajamento nas redes sociais, o código QR pode trazer várias inovações para o branding pessoal ou da empresa, e vale a pena investir nessa tecnologia tão simples e barata.

Eventos

As organizações de evento precisam de soluções práticas para detalhes de logística, credenciamento e distribuição de conteúdo. E, para isso, nada melhor do que contar com uma solução que possa atender a todas as necessidades do evento. Por isso, é cada vez mais comum encontrar eventos que disponibilizam os QR codes para inscrição e credenciamento; para distribuição de conteúdo complementar às palestras; e para facilitar a comunicação entre os membros da equipe organizadora.

Pontos de wi-fi

Os estabelecimentos que oferecem wi-fi gratuito têm percebido no código QR um ótimo recurso para aumentar o acesso. Isso porque, se a pessoa simplesmente escanear o código, os funcionários não precisam perder tempo para resolver problemas com uma eventual senha incorreta ou até mesmo por ter que fornecer a senha a quem pede. Restaurantes, por exemplo, já colocam o código QR da internet nos cardápios para otimizar o tempo dos clientes e funcionários.

Como gerar um código QR

Se você não sabe como gerar QR code, não se preocupe. O processo é extremamente simples e pode ser feito on-line. A melhor parte é que, na maioria dos casos, você não precisa pagar nada para isso, já que, como já mencionado, a licença dos QR codes é totalmente livre para uso. Uma tecnologia simples, gratuita e que pode ser acessada por qualquer pessoa. Você não pode deixar de aprender, não é mesmo?

Você pode gerar QR codes levando às mais diversas informações. É possível personalizar seu cartão de visitas, fazer ações de marketing, criar sistemas de pagamento, divulgar imagens ou números de telefone ou levar a URLs com conteúdo.

Para isso, existem muitas ferramentas online que auxiliam a gerar QR codes. Os geradores online têm diferentes recursos e permitem a geração de códigos diferentes, e é essencial que você encontre aquele com os recursos ideais para as suas necessidades. Escolher um gerador vai depender do tipo e da dimensão do código que você quer criar, das informações que deverão ser inseridas e das personalizações que deseja fazer.

Nos geradores online, você pode personalizar o código QR. É possível alterar a aparência final, a forma dos quadrados e até mandar um logotipo personalizado, que será posicionado exatamente no meio do seu QR code. Isso ajuda com o fortalecimento da sua marca e a valorizar suas estratégias de marketing.

A maioria dos geradores permite que você teste o QR code com o seu smartphone e faça alterações naquilo que não ficar do seu agrado. Assim que ele estiver pronto, você pode fazer o download e começar a aplicá-lo na web e em impressos.

Essa foi uma passada rápida pelos passos necessários para gerar um QR code online. Mas, a seguir, vamos detalhar cada um dos procedimentos para que você não tenha dúvida alguma quanto ao que precisa ser feito. São cinco passos simples, e com eles você pode gerar qualquer código.

1) Selecione um gerador de código QR

Selecione um gerador de código QR

Selecionar um gerador é muito importante, pois cada um tem suas vantagens e recursos, e as necessidades dependem de cada empresa ou pessoa. Primeiramente, você tem que escolher se quer gerar seus códigos em aplicativos de dispositivo móvel ou em sites.

A vantagem dos apps é que eles estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, já que são acessados por celular. Porém, geralmente o celular tem menos arquivos salvos para serem vinculados, e ainda há o problema da bateria.

Os sites têm como vantagem o fato de poderem ser acessados tanto no celular como no computador. Assim, a montagem do código pode ser feita com mais informações contidas no computador. Porém, geralmente a interface não é tão simples como a dos aplicativos.

Para ajudar você a se decidir, vamos listar três apps e três sites de gerador de QR code para que você escolha a melhor opção.

App: QR Code Generator

Com uma interface simples, esse aplicativo gratuito é muito fácil de ser utilizado, principalmente para quem está começando. Ele está disponível para Android e permite a criação de códigos com imagens, links, e-mail ou cartões de visita. Além disso, é possível personalizar o tamanho da imagem e adequá-la a diferentes mídias.

App: QR Code creator

Também é muito prático e gratuito. Permite a criação de vários tipos de código, como localização, informações de contato e e-mail, por exemplo. Ele permite compartilhar o resultado diretamente ou salvá-lo no celular. Porém, tem como desvantagem o fato da sua interface ser em inglês.

App: Barcode Generator

Apesar da interface só estar disponível em inglês, esse aplicativo é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Isso porque, mesmo sendo gratuito, ele tem muitos recursos e permite a criação de muitos tipos de código QR, até mesmo com configurações de wi-fi e geolocalização. Além disso, ele pode gerar outros tipos, como códigos de barras tradicionais e códigos Aztec.

Site: QR Code Blaster

Essa é a melhor opção para quem deseja personalizar o código. Ele tem várias configurações de personalização, permite vários tipos de impressão, gera os códigos de forma gratuita e tem uma interface extremamente intuitiva.

Site: QR code generator

Site: QR code generator

Esse gerador tem uma interface totalmente em português e permite a criação tanto de códigos estáticos quanto dinâmicos. Ele dá várias opções de customização e tem ferramentas para criar vários tipos de códigos, com imagens, vídeos, PDFs e muito mais. O código pode ter várias cores e logotipos. O acesso depende de uma conta, mas a sua criação é totalmente gratuita.

Site: QR Codes Elemento

Permite a colocação de redes sociais, imagens e várias outras informações no código. Também é em português e tem muitas opções de customização que deixam o código exclusivo. A interface é dividida em duas telas e muito fácil de usar.

Caso você não se identifique com nenhuma das opções acima, uma simples busca na web ou nas lojas de aplicativos trará muitas outras opções além dessas. Garanta que você está escolhendo um aplicativo ou site confiável. Como o QR code tem a licença liberada, qualquer pessoa pode gerá-lo. Portanto, mantenha seu antivírus ativado e em dia!

2) Crie o código e vincule-o

A maioria dos aplicativos e websites que geram QR codes tem a interface parecida e seguem os mesmos passos.

Primeiramente, é preciso abrir o app ou site desejado. Então, pode ser necessário criar uma conta ou efetuar o login. Completado esse passo, é chegada a hora de criar o código propriamente dito.

A primeira etapa é selecionar o tipo de conteúdo que você vai vincular ao código. Mais adiante explicaremos melhor quais as opções de mídia e qual a ideal para a sua necessidade. A maioria dos sites permite que você vincule URLs, imagens, vídeos e informações de contato. Outros ainda permitem a criação de códigos wi-fi e geolocalizadores, por exemplo. Alguns também permitem que você escolha entre códigos dinâmicos ou estáticos.

Depois, você insere o conteúdo. Assim, você fica livre para personalizar todos os aspectos do seu código, como cor, aparência e tamanho. Feito isso, você pode fazer o download do código e começar a utilizá-lo, tanto de forma online quanto em materiais impressos. Até mesmo camisetas e outros acessórios já podem contar com códigos QR nas estampas.

3) Selecione o conteúdo a ser vinculado

Quanto ao conteúdo a ser vinculado, as opções são muitas. Basicamente, qualquer tipo de informação virtual pode ser vinculado a um QR code, seja vídeo do YouTube, imagens, URLs e até mesmo informações de contato. Confira, a seguir, quais são as opções mais comuns e qual é a melhor ocasião para usá-las:

URLs

URLs de site são o conteúdo mais versátil para se inserir em um código QR. A partir da URL, o leitor pode ter acesso a inúmeros tipos de informação e até mesmo a páginas para realizar compras on-line. Se o seu objetivo for trazer informação ou incentivar o cliente a adquirir um produto de forma prática, opte por vincular URLs em seu QR code.

Imagens

As imagens são uma boa opção quando a ideia do QR code é gerar engajamento ou complementar uma campanha de marketing. Você pode vincular o código a uma imagem com cupom de desconto exclusivo ou até mesmo complementar uma matéria de revista, por exemplo. Valorize as imagens com alta resolução e que tenham relevância com o conteúdo que está sendo divulgado.

Informações de contato

Os VCards, que são as novas versões dos cartões de visita, são o veículo ideal para vincular QR codes com informações de contato. Essa atitude facilita o networking e permite que você divulgue a sua marca para um número maior de pessoas.

Essas são apenas algumas das modalidades de conteúdo que você pode vincular no gerador de código QR. Para ter certeza de escolher a opção certa, estude com cuidado os detalhes de cada tipo de conteúdo e em que tipo de ação eles são mais relevantes.

4) Personalize

Decidido o tipo de conteúdo, vem talvez a parte mais importante para garantir que o código QR seja uma ferramenta efetivamente relevante de marketing: personalizar sua aparência.

Se você não tem certeza de como criar código QR personalizado, não se preocupe, pois é bem simples. Na verdade, a maior parte dos geradores de QR code já oferece essa opção dentro dos recursos do site ou do app.

Dentro desses recursos, é possível mudar a cor do código para ficar mais parecido com a identidade visual da sua empresa, por exemplo. Os leitores conseguem realizar a decodificação da mesma forma, então não tenha medo de inovar, usando degradês, cores divertidas e garantindo que o visual do seu QR code esteja chamando a atenção.

Alguns sites e apps também oferecem a opção de inserir um logo no meio do código. Esse detalhe também não influencia no processamento de leitura e vai garantir que o código seja automaticamente associado à sua marca, sem a necessidade de um contexto maior.

Outro aspecto dos códigos QR possível de personalizar é o formato. Embora ele precise ter os quadrados maiores e os menores, dá para mexer neles um pouco sem prejudicar a interpretação. Assim, você pode deixar a aparência do seu código mais inovadora e garantir que aquele código seja único para você e sua empresa.

Em suma, a personalização só depende de um fator: a criatividade. Adapte a cor, aparência e formato do seu QR code de forma que ele represente você e sua empresa da melhor forma possível. Isso com certeza chamará a atenção do seu público.

5) Teste o código QR

Teste o código QR

Depois de usar o seu QR code generator para criar um código com aparência e conteúdo inovadores para alavancar sua marca, é muito importante que você teste o QR code para garantir que tudo deu certo.

O ideal é que você faça o teste em vários dispositivos e leitores diferentes, para garantir que ele pode ser acessado por todos. Coloque-o em diferentes superfícies, tanto impressas quanto digitais e sob diferentes iluminações. Também é uma boa ideia tentar lê-lo de diferentes distâncias.

O teste também serve para verificar detalhes de aparência. Veja se as cores estão do seu agrado, se a logo está bem posicionada e se não tem mais nenhum detalhe fora do lugar. Caso algo não fique do seu agrado, os sites permitem que você altere os detalhes de aparência e conteúdo.

É essencial estar disposto a testar várias vezes e a fazer todas as alterações necessárias. Por ser uma ferramenta tão barata e de fácil manuseio, o sucesso do código QR dentro da sua empresa depende apenas do seu esforço e criatividade na hora de criá-lo.

Como uma empresa pode utilizar QR Codes

Agora que você já entendeu como gerar um código QR, está na hora de aprender como pode utilizá-los para otimizar o trabalho da sua empresa e impulsionar os seus negócios. Existem muitas tarefas e procedimentos dentro de uma empresa que se tornam muito mais fáceis quando você conta com um gerador de QR code. Veja algumas delas a seguir:

Otimizar os trabalhos internos

Como já demonstramos no início do texto, os QR codes surgiram tendo em mente não estratégias de marketing ou relacionamento com o cliente, e sim facilitar o trabalho interno das montadoras de veículos. Portanto, você pode usar os códigos QR para facilitar o registro e estoque dos seus produtos, além de melhorar a comunicação interna da sua empresa. Obviamente, se o trabalho interno é otimizado, a produtividade melhora e reflete nas vendas e imagem da empresa.

Fortalecer a imagem da empresa

O uso dos QR codes pode trazer informações sobre a sua empresa para o público de forma rápida, acessível e praticamente gratuita. Assim, você pode colocá-los em peças publicitárias ou até mesmo nas etiquetas dos produtos e programá-los de forma que gerem acesso a vídeos ou links com a história da empresa ou curiosidades de fabricação dos produtos, por exemplo. Isso gera identificação com a marca por parte dos consumidores, o que pode tornar sua empresa mais relevante no mercado.

Gerar leads

Gerar leads

Os QR codes são excelentes para melhorar o seu relacionamento com os clientes atuais e também para trazer novos clientes para a sua marca. Você pode, por exemplo, acrescentar códigos QR em peças publicitárias e linká-los a páginas de cadastro, talvez oferecendo descontos exclusivos para aqueles efetuados.

Facilitar os pagamentos

Os QR codes já vêm sendo usado por muitas empresas como forma de pagamento. Por serem muito práticos e seguros, já que não envolvem uso de cartões ou dinheiro, muitos clientes gostam desse diferencial. Esse investimento logo se tornará não só um diferencial, mas também um requisito.

Facilitar as compras online

Além de aumentar o número de formas de pagamento disponíveis, você pode usar o QR code para tornar o seu e-commerce mais prático e acessível. Escaneando um código encontrado em uma revista ou placa, o cliente pode comprar algo de seu interesse e simplesmente esperar pela entrega em casa.

Aumentar o valor de mercado do seu produto

Acrescentar QR codes a seus produtos é uma ótima forma de aumentar a sua relevância e valor de mercado. Afinal, quanto mais alguém sabe sobre um produto, mais segurança a pessoa terá na hora de comprá-lo. Com o gerador de QR code você pode dar acesso a diversas informações sobre eles ao seu cliente. Se você monitorar o acesso, também terá informações sobre os hábitos de consumo e perfil do seu público-alvo, o que permitirá que você adapte suas estratégias de marketing de acordo.

Oferecer conteúdo exclusivo

Os QR codes são uma ótima oportunidade de interagir com o seu público e fazer com que ele se sinta especial. Mesmo com o código QR sendo algo totalmente acessível hoje em dia, muitas pessoas sentem que estão acessando algo exclusivo para elas quando escaneiam um código.

Você pode se aproveitar disso para divulgar dicas e informações complementares. Se você trabalha com peças de vestuário, por exemplo, pode gerar um QR code que leva a informações sobre como lavar a roupa. Os produtos da indústria alimentícia podem trazer mais informações nutricionais do que as que estão na embalagem, e assim por diante.

Aperfeiçoar as suas estratégias de marketing

Como o QR code gera acesso a mais informações sobre os produtos e a empresa e permite uma maior interação com os clientes, é uma conclusão lógica que ele pode e deve ser parte das ações de marketing. Os códigos devem ser parte essencial da publicidade da empresa, e precisam estar presentes nas mídias e eventos realizados para aumentar a relevância da marca.

Qual a diferença entre o Código QR e o Código de Barras?

Qual a diferença entre o Código QR e o Código de Barras?

Uma das dúvidas mais comuns dos clientes e empresas sobre os QR codes é a sua diferença em relação aos códigos de barras. Afinal de contas, ambos são formas de identificação de produtos, pensadas para facilitar estoques e padronização do processo logístico. Então, o QR code veio para substituir o código de barras?

Essa não é uma pergunta tão simples de responder mas, de forma geral, não. Os dois têm algumas diferenças fundamentais no que diz respeito à representação gráfica, função primordial e outros detalhes.

Aparência

A diferença mais notável para os leigos é que o código são barras com espaços brancos, gerando listras que são lidas pelo scanner e viram informações. Portanto, ele é um código tido como unidimensional, pois suas informações são todas armazenadas na horizontal. Enquanto isso, o QR code é bidimensional e armazena informações na horizontal e na vertical. Por isso, sua aparência é formada por pixels e quadrados que formam um mosaico.

Método de leitura

O código de barras é lido por um raio infravermelho, como aqueles geralmente encontrados em caixas de supermercado. Por ser um código mais simples, a leitura é analógica. O QR code, por sua vez, deve ser lido por dispositivos de imagens, como as câmeras dos smartphones, e isso é realizado de forma digital. Quase sempre é necessário ter internet para lê-lo.

Extração da informação

O QR code tem capacidade de armazenar muito mais informações do que o código de barras. Além disso, a extração das informações é diferente entre eles. As informações do código de barras geralmente são acessadas de um banco de dados onde os produtos estão registrados. Já as do código QR são encontrados na internet. Portanto, isso mostra que os códigos de barra ainda são necessários em lugares mais remotos e com menos acesso à internet.

Uso mais comum

Geralmente, o código de barras costuma ser mais utilizado no varejo para o processamento de produtos e consulta de estoque. Ainda é bem mais comum que o QR code nos supermercados e nas grandes lojas do varejo, por exemplo, com exceção de algumas empresas mais modernas que já o utilizam nos pagamentos. Mas, o uso mais comum do código QR ainda está nas estratégias de marketing e acesso a informações complementares em relação aos produtos ou locais.

Como ler um QR code

Como ler um QR code

Se você já sabe como gerar um código QR, é essencial saber também como deve ler um QR code. A vantagem é que não tem segredo nenhum para isso.

O básico para ler qualquer QR code é ter um smartphone com uma câmera. Caso a câmera não faça a leitura automática, é preciso baixar um app que seja leitor de QR code. Geralmente, eles estão disponíveis nas lojas de aplicativos gratuitamente. Depois, é só apontar a câmera para o código e deixar que ela interprete e dê as direções seguintes para o telefone.

Porém, cada função do código QR vem com as suas particularidades. Confira, a seguir, três dos principais usos do QR code e como utilizar o leitor para realizá-los:

Acesso a informações

Caso você queira usar o QR code para obter mais informações acerca de um produto, é simples. Verifique se o produto ou a etiqueta conta com um código, aponte a câmera para ele e então acesse o link gerado.

Pagamentos

Os pagamentos com QR code são uma praticidade que cada vez mais estabelecimentos oferecem. Para realizá-los, basta apontar o celular para o código gerado pela loja e ele automaticamente será redirecionado para sua carteira online ou para o app do seu banco, para que você efetue o pagamento. Depois, é só mostrar o comprovante para o lojista.

Adicionar contatos

Os QR codes tornaram o networking muito mais simples. Com os vCards (cartões de visita com informações de contato notificadas), você só precisa ativar o seu leitor de código QR para adicionar um novo contato ao seu telefone. O celular interpretará o código e vai automaticamente redirecioná-lo para a sua agenda. Então, você pode editar as informações e personalizá-las.

Como fazer transações utilizando QR codes

Como fazer transações utilizando QR codes

Uma das inúmeras opções na hora de gerar um código é disponibilizá-los para pagamentos. Para isso, é preciso entender como esse pagamento funciona e como gerar QR code para pagamento. Primeiramente, vamos ensinar você a gerar um QR code para transações.

Para gerar um QR code de pagamento para os seus clientes, você pode usar vários aplicativos de transação financeira. A maioria ou oferece o recurso no próprio app ou disponibiliza um aplicativo específico para gerar QR codes de pagamento.

Além disso, as maquininhas de cartão de várias empresas já estão vindo com a opção de gerar um código, vinculado ao celular do lojista. É algo muito prático inclusive para empreendedores individuais e microempresas, que ficam livres das taxas de cartão, mais caras do que a cobrada para operar com o código.

Quando o código fica disponível no caixa ou na maquininha de cartão, basta que o cliente aponte a câmera do seu smartphone para ele. Para o lojista, é só seguir o procedimento que seguiria para uma venda com cartão, inserindo o valor. Aí, a própria maquininha vai gerar o código e o cliente pode escolher como deseja efetuar o pagamento.

Com o código gerado, você precisa disponibilizá-lo para o cliente e garantir que haja uma boa conexão de wi-fi. Agora, tudo depende da câmera do smartphone do cliente. Existem vários aplicativos móveis que já permitem o pagamento através dos códigos e o número de lojas físicas que também oferecem o recurso tende a aumentar cada vez mais. No Brasil, já são mais de 50 mil estabelecimentos que disponibilizam o pagamento pelo código, por ele ser mais prático e seguro do que os pagamentos tradicionais.

Inove utilizando os Códigos QR

O uso dos QR codes já está se tornando comum nas estratégias de marketing e na organização interna da maioria das empresas. Então, está na hora de você pensar em formas de criar QR code para inovar e fazer a diferença! Vamos ver a seguir como gerar um código QR para trazer modernidade e inovação para você e sua empresa:

Cartões multimídia

Cartões multimídia

Já pensou em enviar um cartão de aniversário ou de Natal para um amigo ou cliente que o direcione para uma página de descontos ou para um vídeo em sua homenagem, por exemplo? Você pode criar o presente e então gerar um código QR no cartão físico ou virtual. É uma ideia carinhosa e diferente, que certamente se destaca entre as outras felicidades.

Fornecer endereços

As pessoas já têm por hábito inserirem qualquer endereço nos apps de mapa ao invés de ficarem procurando por eles, e aí está uma oportunidade de inovar e colocar sua empresa em destaque. Ao invés de divulgar o endereço escrito da forma tradicional, divulgue a localização exata através de um QR code. Isso traz praticidade e também precisão, evitando que a pessoa cometa algum erro na hora da digitação e se perca no caminho.

Códigos interativos

Você pode criar códigos que sejam também uma fonte de diversão ou game para o seu cliente, por exemplo. Uma ideia é criar um código em quebra cabeça ou então um sticker que pode ser posicionado em um álbum ou móveis. Outra opção é montar um código em estilo ‘raspe e ganhe’. Existem empresas que já elaboraram jogos de Sudoku usando o código como base. Assim, o código ficará marcado na memória do seu cliente como sendo diferente de todos os outros QR codes que ele normalmente acessa.

Códigos em GIFs

As ferramentas de personalização dos QR codes já estão muito avançadas. É possível criar códigos coloridos, com imagens, com logos, em formatos diferentes. E por que não criar um código em GIF? Esse tipo de imagem faz um grande sucesso nas redes sociais mais jovens, como Twitter e Tumblr, e criar um QR code neste formato é uma boa chance de fazê-lo ser notado por esse público.

Código em tatuagens temporárias

Essa ideia possivelmente fará muito sucesso em eventos ou, dependendo do produto, com o público infanto-juvenil. Você pode criar um código como tatuagem temporária e vinculá-lo a descontos ou a uma página com a história da empresa. O alcance certamente será alto e a ideia vai gerar muita propaganda espontânea.

Códigos que só são acessados pelo produto

Uma boa inovação é criar um código que só pode ser acessado com o uso do produto da sua empresa. Um bom exemplo foi uma companhia de cerveja que lançou um copo que tinha um código QR impresso, mas que só podia ser acessado quando o copo estava cheio com a cerveja escura da marca.

Códigos formados pelo produto

Essa é uma opção que pode ser feita fisicamente ou nos editores de imagens. Com as opções de personalização, você pode montar o código apenas com silhuetas ou imagens relacionadas ao produto. Uma cafeteria, por exemplo, pode criar códigos com grãos de café. Uma floricultura pode enfeitar os pixels com pétalas para lembrar as flores.

As opções de inovação são inúmeras e só dependem da criatividade da equipe de design. É importante investir nesse tipo de inovação, para que a imagem da sua empresa se mantenha antenada e moderna.

Conclusão

Conclusão

Agora você já entendeu como gerar QR code. Nesse texto, tentamos explicar resumidamente o surgimento dessa tecnologia, quais os seus usos mais comuns, qual a estrutura básica que monta os códigos e como ele funciona. Além disso, explicamos como utilizar os QR codes para inovar e impulsionar a sua empresa e para facilitar os pagamentos, trazendo praticidade e modernidade aos seus clientes.

Você viu também como é fácil gerar um QR code. Basta apenas escolher o gerador certo, seguir os passos que listamos e disponibilizar o código de uma forma criativa e inovadora. É muito importante também pensar com cuidado no tipo de conteúdo que será gerado e garantir que ele está adequado à mensagem que você deseja passar.

Não subestime a importância de saber como gerar um código QR no mercado moderno. Essa ferramenta é cada vez mais importante, e logo será essencial dominar o seu uso e trabalhar com inovações, pois é isso que trará o cliente para a sua empresa em vez do concorrente.

E você ficou curioso para saber mais sobre QR codes? Então acesse nosso blog e leia mais conteúdos sobre essa tecnologia.