Entenda o que é um QR Code estático

Em seu dia a dia, certamente você já usou um QR Code, seja para realizar uma transação financeira, ter acesso a um determinado local, entrar em um site ou baixar um conteúdo na internet, entre muitas outras possibilidades. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem, mesmo que utilizem esta tecnologia diariamente, é que o QR Code pode ser dividido em duas categorias diferentes.

Isso ocorre porque existe o QR Code dinâmico e o QR Code estático, os quais, embora não apresentem diferenças em sua leitura, ou na forma como podem ser utilizados, possuem características diferentes entre si.

No caso do QR Code estático, ser definido desta forma significa que o código não pode ser editado, ou ter seu conteúdo atualizado após a sua geração. Ou seja, depois de gerado, o QR Code estático não poderá ser mudado, e seu uso se limitará a este determinado uso definido previamente.

Com isso, o QR Code estático exige um planejamento mais bem feito em seu uso, uma vez que, se houver mudanças em seu conteúdo, este código poderá se tornar inutilizado no futuro. Isso faz o QR Code estático gerar uma necessidade de se gerar mais códigos futuramente, de forma que tenha que ser novamente compartilhado e divulgado.

Desta maneira, o uso do QR Code estático não é indicado para alguns tipos de ações e serviços, como, por exemplo, as campanhas de marketing, que podem precisar de atualizações constantes, e podem obter um melhor resultado com o QR Code dinâmico.

Além disso, outra característica do QR Code estático é que este tipo de código não permite que os seus usuários tenham a possibilidade de acompanhamento de estatísticas de uso de seu código visual. Ou seja, ao compartilhar um QR Code estático, você não saberá quantas vezes este código foi lido, o que pode fazer com que haja alguma dificuldade em seu acompanhamento.

Esta característica reforça ainda mais a necessidade de um bom planejamento, para que o QR Code estático seja utilizado somente em situações nas quais se tenha a certeza de que não haverá mudanças em seu conteúdo, e que também não é necessário um acompanhamento de suas métricas e estatísticas.

Tudo isso não significa, porém, que o QR Code estático não é uma ferramenta útil para muitos serviços e atividades, pois conta com os mesmos benefícios e vantagens do código dinâmico, de forma que deve ser apenas mais bem trabalhado em seu uso.

Saiba quando utilizar um QR Code estático

Para tornar mais fácil a utilização do QR Code estático e ajudar em seu planejamento, é importante saber em quais situações este tipo de código pode ser utilizado com maior segurança.

Assim, confira a seguir quais são algumas das principais utilizações do QR Code estático e evite dificuldades no momento de escolher o tipo ideal de seu código visual:

  • Conteúdo de texto

Uma das principais utilizações do QR Code, de uma forma geral, é para o compartilhamento de conteúdo pela internet, e exatamente neste tipo de ação o QR Code estático pode ser uma boa alternativa, especialmente quando se diz respeito a conteúdo de texto.

Ao utilizar este tipo de código visual, este conteúdo não poderá ser editado posteriormente, o que não é necessário, caso seu texto tenha sido revisto antes de sua divulgação. Assim, ao compartilhar este tipo de conteúdo, você garante uma segurança maior para o seu texto, e faz com que as informações sejam recebidas corretamente pelas pessoas que fizerem a leitura de seu código.

  • Localização por GPS

Outra forma de uso bastante comum dos QR Code é para o compartilhamento de um determinado local. Isso pode ser feito por empresas, para que os clientes consigam chegar à sua loja com mais facilidade, ou mesmo por pessoas que desejam compartilhar o seu endereço com amigos e familiares.

Como este tipo de localização não possui mudanças frequentes, é mais uma excelente forma de empregar o QR Code estático, pois, assim, sempre que houver a leitura deste código, será possível saber qual o local indicado por quem gerou o QR Code.

Além disso, por conta da possibilidade de utilização de endereço com GPS, é possível armazenar rotas e outras informações que facilitem às outras pessoas chegarem ao local indicado.

  • Informações de contato por e-mail

Embora os aplicativos de mensagens e as redes sociais sejam plataformas cada vez mais utilizadas por profissionais e empresas, o e-mail ainda é o meio de contato mais formal utilizado. Além disso, dificilmente o e-mail de uma pessoa ou de uma empresa é alterado com facilidade, o que permite que sejam divulgados por meio de um QR Code estático.

Isso pode ser feito com o envio de seu QR Code na própria mensagem de e-mail, ou por mensagens e aplicativos, ou em materiais publicitários, no caso de empresas.

Agora que você conhece melhor o QR Code estático, utilize esta ferramenta para tornar ainda mais fácil compartilhar dados e informações em seu dia a dia.

Para saber ainda mais sobre a tecnologia QR Code, acesse a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados!