Entenda como metrô está utilizando os QR Codes

A versatilidade e diversificação do uso do QR Code faz com que esta tecnologia esteja presente em grande parte dos serviços cotidianos que as pessoas utilizam. Em especial, um dos meios de uso que mais se destaca e que começa a ser colocado em prática no Brasil é o uso do QR Code no metrô.

Desta maneira, um serviço utilizado por milhares de pessoas todos os dias pode começar a ser muito mais facilitado por conta da implementação desta tecnologia, uma vez que o uso do QR Code no metrô pode ser feito para auxiliar os usuários de muitas formas diferentes.

Obviamente, por ser algo ainda novo no Brasil, o uso do QR Code no metrô pode gerar muitas dúvidas e questionamentos, pois é algo que se tornará mais natural com o tempo. Porém, é importante que se solucione estes questionamentos o mais rápido possível, de forma que se possa começar a usufruir dos benefícios deste recurso desde já, em todas as suas viagens no metrô.

Assim, para lhe ajudar a compreender melhor as formas como é utilizado o QR Code no metrô, confira a seguir como esta tecnologia já é empregada e como você pode se beneficiar disso enquanto usa este meio de transporte:

Certamente o principal uso do QR Code no metrô em todo o mundo e um dos fatores que mais contribuiu para que fosse implementado no Brasil é a possibilidade de pagamento das passagens com a leitura de um código visual. Desta maneira, não é necessário que o passageiro utilize dinheiro ou cartões para comprar suas passagens e poder utilizar o metrô.

Este tipo de pagamento permite ainda que as pessoas optem pelo método que mais lhe seja benéfico, como o atendimento em guichês, com atendentes, ou em máquinas de autoatendimento. Assim, utilizar o QR Code no metrô para o pagamento de suas passagens é algo que torna este processo muito mais ágil e contribui para uma melhor funcionalidade do transporte coletivo.

Além disso, em locais que possuem cartões de passagens de metrô, como o bilhete único utilizado em algumas cidades do Brasil, por exemplo, é possível pagar por uma recarga de várias passagens em seu cartão por meio do QR Code. Desta forma, o uso desta tecnologia beneficia a todos os passageiros, tanto ocasionais como os que o utilizam de forma diária.

  • Informações a respeito de localizações

O uso do metrô de forma cotidiana é comum para um número muito grande de pessoas que utilizam este meio de transporte para chegar a seu local de trabalho ou estudo, por exemplo, bem como no retorno para as suas casas. Assim, estas pessoas já conhecem as estações de metrô e sabem em qual local devem descer para chegar ao seu destino.

No entanto, da mesma maneira há muitas pessoas que não possuem este conhecimento a respeito do meio de transporte, seja por utilizarem com pouca frequência, ou mesmo na primeira vez que precisam recorrer ao uso do metrô. Nestes casos, estas pessoas podem precisar de informações e orientações a respeito deste meio de transporte, bem como de sua localização, o que pode ser facilmente solucionado com o uso do QR Code no metrô.

Isso porque, ao disponibilizar um código aos passageiros e usuários deste serviço, é possível que a pessoa que deseja obter informações as receba diretamente em seu aparelho celular, sem que precise perder tempo ao se dirigir a um ponto de atendimento, ou que não saiba como se localizar quanto ao local de descida.

Desta forma, a disponibilização de QR Code no metrô com informações e orientações é outra forma comum de uso deste recurso, e algo que deve ser cada vez mais presente nas estações e veículos utilizados neste serviço no Brasil.

  • Acompanhamento de horários de partidas no metrô

Uma das maiores certezas da vida de todas as pessoas é que o cotidiano é muito corrido, e cada segundo de seu tempo é muito valioso. Desta maneira, perder o horário de partida de seu metrô pode representar um grande problema para todo o restante de seu dia.

Com isso, o QR Code no metrô ganha ainda mais uma forma de utilização, que é o acompanhamento de horários, para que você possa se programar da melhor maneira possível para utilizar o transporte coletivo sem o risco de atrasos e problemas decorrentes em seu dia.

Assim, basta que se faça a leitura de um QR Code específico, disponibilizado nas estações de metrô, para que se tenha mais esta facilidade em seu cotidiano graças ao uso desta tecnologia.

Agora que você conhece um pouco melhor a maneira como o QR Code no metrô pode lhe ajudar, comece a fazer uso desta ferramenta em seu transporte coletivo e usufrua de muitas facilidades, vantagens e segurança no seu deslocamento diário para o trabalho, escola ou para sua casa.

Para saber ainda mais sobre outras maneiras de se utilizar o QR Code em seu dia a dia, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados que lhe permitirão conhecer ainda melhor este recurso tecnológico!