Entenda como funciona o rastreamento do código QR

Você já deve ter se deparado, em algum momento, com o QR Code, não é mesmo? Provavelmente, você nem sabe como ele funciona, mas pelo nome sabe do que se trata. Pois bem, o Quick Response Code, mais conhecido como QR Code, é um modelo de código que vem sendo amplamente utilizado no Brasil, mas que não foi desenvolvido aqui.

Tudo começou no Japão, quando o QR Code foi desenvolvido para ser utilizado exclusivamente na indústria automobilística, como forma de facilitar e agilizar o processo de montagem dos veículos. Com o tempo, foi sendo aplicado em outras áreas até se tornar mundial, sendo utilizado em programas de TV, jornais, revistas, campanhas publicitárias, pontos turísticos e vários outros lugares. Quer saber como usar QR Code , como gerar QR Code e até como cobrar com QR Code? Então, se liga neste artigo!

O que é o QR Code?

Pode-se dizer que o QR Code é uma adaptação melhorada e avançada do tradicional código de barras, que está presente em praticamente todas as embalagens de produtos. Assim como o código de barras, o QR Code é um código utilizado para resumir uma série de dados sobre algo. Mas é claro, há diferenças entre esses formatos. Enquanto o código de barras só pode ser rastreado por aparelhos capazes de emitir a luz vermelha, o QR Code é acessível à boa parte dos aparelhos celulares, através da câmera.

Outra diferença notável entre o QR Code e um código de barras é o próprio formato. O QR Code é um código 2D, ou seja, bidimensional. O tradicional código de barras é rapidamente identificado por ser uma linha horizontal, ao mesmo tempo em que o QR Code pode ser identificado com facilidade pelo seu formato quadrado, com linhas e elementos, tanto na horizontal, quanto na vertical.

Como usar QR Code?

É bem provável que, assim como você já tenha se deparado com algum desse código em algum momento, você também tenha ficado na dúvida de como usar QR Code . A verdade é que não há nenhum segredo! Para que você possa aproveitar e usar QR Code sem problema, preparamos essas instruções para você.

Em primeiro lugar, você deve ter um celular Android ou IOS. Os mais atuais já possuem o leitor de QR na própria câmera do aparelho. Se o seu celular for um iPhone, você precisa ativar esse recurso nos Ajustes, deixando o modo Escanear Códigos QR” ativado.

Com o aparelho em mãos, você vai abrir a câmera do celular e apontar para Código QR que deseja rastrear. É isso mesmo, você vai direcionar a câmera do seu celular para o código, como se fosse tirar uma foto, mas sem fazê-la. Automaticamente o seu aparelho vai fazer a leitura e direcionar você para o banco de dados que corresponde àquele código. Pode ser um site, uma página de rede social, uma página de pagamento, e até mesmo um guia turístico. Esse é o único passo para usar QR Code , fácil, não é?

Popularização do QR Code

Como dissemos anteriormente, o QR Code vem se tornando cada vez mais popular no Brasil e a tendência é estar, em breve, presente em todos os meios. Atualmente, pode-se encontrar esses códigos com maior facilidade nos materiais impressos, como revistas e jornais. Além disso, em algumas cidades, outdoors também já utilizam o recurso para direcionar as pessoas para páginas de venda, tornando o processo de publicidade ainda mais efetivo.

Enfim, é uma variedade de formas de uso que estão atreladas ao QR Code. Essa popularização se deve também ao fato da influência da tecnologia na vida das pessoas, que estão a todo o momento conectadas, com um celular na mão. Com apenas a câmera do aparelho, é possível acessar facilmente catálogos, imagens e textos, sem muitos cliques e sem demora.

Como gerar QR Code?

Agora que você já sabe do que se trata e como utilizar, deve estar se perguntando: e como gerar QR Code para o meu negócio? Como utilizar desse recurso para o meu trabalho? É possível realizar pagamentos e cobrar com QR Code ? A resposta é sim!

E saiba que você está correto em querer saber! O código QR Code tem facilitado e dado um UP na vida de muita gente. Para ter o seu, você vai precisar dedicar alguns minutos e fazer uma rápida pesquisa na internet. Há diversos sites que permitem, de forma gratuita, gerar QR Code , oferecendo até mesmo a opção de personalizar e deixá-lo como você quiser.

Basicamente, você só vai precisar saber qual é o conteúdo que deseja colocar para gerar QR Code, se é um site, um arquivo em áudio, um arquivo em PDF, um link de vídeo, enfim, o que for necessário para você e seu negócio. Só para negócio? Não! Você pode, por exemplo, colocar um QR Code no seu currículo para direcionar o leitor para o seu portfólio. Ou seja, o recurso é bem amplo e pode ser usado de várias formas. E há ainda a possibilidade de cobrar com QR Code , facilitando não só a sua rotina, mas também dos seus clientes!

Conclusão

Se você ainda está pensando, ou então, já percebeu que o seu celular não é compatível com a leitura do QR Code, tenha calma! Temos uma novidade que será divulgada muito em breve e que você vai adorar! Não será necessário trocar de celular para ter essa tecnologia na palma da mão. Fique atento! Será possível usar QD Code, gerar QR Code e muito mais!!

Gostou deste conteúdo e quer saber da novidade em primeira mão? Então visite o nosso site e fique por dentro de tudo sobre QR Code e outros assuntos !