Embalagens com QR Code: saiba a importância

Criado para facilitar a catalogação de componentes de automóveis, o QR Code rapidamente se expandiu e conquistou o ambiente tecnológico, hoje sendo utilizado para uma infinidade de funções. Tanto para entreter, como informar ou organizar, o código bidimensional permite o acesso rápido a:

  • Textos simples;
  • Mensagens de SMS; a
  • Páginas da web;
  • URL;
  • Aplicativos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Endereços;
  • E muito mais.

Embalagens também vêm incluindo o QR Code para prestar informações aos consumidores. Indo além do que já é descrito nos rótulos, o rápido desenvolvimento tecnológico tem permitido que as empresas utilizem esse benefício para: Oferecer mais informações nutricionais; Fazer vendas casadas; Rastrear produtos; Ampliar a confiança com o consumidor. Abrangência do QR Code O Quick Response Code, conhecido como QR Code , é uma inovação tecnológica criada em 1994, pela Indústria automobilística Denso-Wave, da Toyota. Inspirado no código de barra, sua função inicial era ser incluído em cada peça, para que fossem catalogadas corretamente no acervo. Logo, outras indústrias seguiram a ideia e começaram a utilizar para outras funções. A exploração de novas formas de utilização do QR Code foi um processo natural, já que o código bidimensional permite uma grande variedade de armazenamento de dados, o que permite sua utilização inclusive para veículos comerciais. A versão mais moderna do código de barras tem seu formato quadrado, que permite a leitura ser realizada tanto na horizontal quanto na vertical, o tornando bidimensional. E é exatamente essa característica que facilita a grande inserção de dados. A leitura é feita atualmente, através de smartphones e aplicativos específicos, embora alguns modelos mais recentes já venham com essa ferramenta. O avanço veloz da tecnologia e a massificação da rede móvel permitiram que o uso do QR Code fosse expandido. O Marketing é um dos setores que mais obteve vantagem sobre ele, oferecendo peças publicitárias ricas em informações e surpreendentes, inclusive com promoções exclusivas. Como não há limites de uso, até mesmo os monumentos turísticos e artísticos apresentam QR Code , onde o leitor pode ter acesso a informações sobre o local, assim como eventos, descontos e dicas. Isso também acontece em: Bibliotecas; Sistema de pagamentos; Catálogos; Aplicativos de música; Programas de TV; Como método de segurança; Reserva de hotéis e passagens; Comunicação; Compras; Embalagens; E muito mais. Por que usar o QR Code em embalagens? A embalagem de um produto tem tanta importância quanto o seu conteúdo. Afinal, além de protegê-lo, também é usada como método de comunicação com o consumidor. A primeira função é atrair o consumidor, pelas suas formas e cores, para em seguida, informar sobre o conteúdo, geralmente com mensagens técnicas e pouco interessantes. A inclusão do QR Code nas embalagens ajuda a oferecer ao consumidor muito mais do que o que ele vê. Basta clicar no símbolo com o seu smartphone, para ter acesso não só as informações técnicas do produto, com muito mais detalhes, como também a outras possibilidades como interatividade, entretenimento e publicidade. O QR Code em embalagens é um grande facilitador da marca, em chegar mais próximo ao seu consumidor. Como o símbolo pode armazenar uma grande quantidade de dados, é possível oferecer uma comunicação criativa e especial. Dessa forma, o consumidor se sente ouvido e atendido pela marca. Como é possível inserir muitos conteúdos em apenas um símbolo, as empresas não medem esforços em disponibilizar links de acesso a páginas da web, maior profundidade em: Informações nutricionais; Receitas; Dados sobre a fabricação; Utilização; Medidas; Dicas de conservação; Data de fabricação e validade. Além de poder falar sobre a empresa. Para o Marketing, a fidelização é o principal caminho para o uso do QR Code . Ao otimizar informações, é possível levar o consumidor a uma viagem sobre a produção da mercadoria, assim como todos os caminhos que ela percorre até chegar a ele. Esse trajeto traz uma maior proximidade com a marca, levando o consumidor a entender melhor toda a logística para manter a qualidade do produto. Ele também pode criar promoções especiais, diferentes de tudo o que é conhecido pelo mercado tradicional. Com as inúmeras possibilidades oferecidas pelo QR Code , é possível quebrar o padrão e atingir novidades que não se imaginava. Uma delas é através de jogos e downloads de app exclusivos, que só com o acesso ao código é possível obter. Como para a maior parte das marcas é fundamental se manter à frente da concorrência, a inclusão do QR Code é um excelente passo. Embora as marcas já estejam aderindo ao seu uso, há ainda uma grande quantidade que não conhece suas vantagens. Apresentar ao seu público consumidor itens que representam modernidade e inovação pode ser essencial para sua fidelização. Dessa forma, a empresa precisa se conscientizar de que a embalagem não serve apenas como item protetor do produto, mas a reprodução física do perfil da marca. Fatores como inovação, qualidade e sustentabilidade são relevantes agora e podem fazer toda a diferença na escolha do cliente. O QR Code é um item de comprometimento da marca com as tendências, com a informação e com o próprio consumidor. Ser atraente é fundamental para se destacar da concorrência, mas é preciso ir além da beleza para conquistar de verdade o seu consumidor. E o QR Code pode ser exatamente a peça que faltava para que essa meta seja atingida. Saiba mais sobre o uso do QR Code nas mais diversas variações, através do site