É seguro fazer pagamentos com QR Code?

Um tópico que tem sido bastante debatido nos últimos tempos refere-se à segurança dos pagamentos digitais. Esse tema está em alta em razão da crescente utilização de computadores e celulares para transações financeiras. Também é possível observar a popularização de novos métodos de pagamento digital, entre quais se destaca o QR Code.

é seguro fazer pagamentos QR Code

Apesar de se tratar de um recurso antigo, desenvolvida ainda em 1997, o QR Code só começou a ser usado para a realização de pagamento há poucos anos. Sem você não está familiarizado com a ferramenta ou não tem certeza se ela se ela é segura de verdade, confira as nossas explicações a seguir.

Mas afinal, o que é o QR Code?

O QR Code é uma sigla para Quick Response, tipo de código bidimensional que permite fácil leitura por dispositivos como smartphones. A tecnologia pode acessar links, imagens e até mesmo quitar contas. Mais recentemente, os pagamentos com QR Code têm sido muito empregados por serem convenientes e rápidos. Basta você ter o celular em mãos e em poucos segundos a conta está paga.

De acordo com um estudo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgado em 2018, o Brasil já dispõe de mais de um smartphone ativo por habitante. Com isso, estabelece-se o cenário perfeito para que surjam novos meios de pagamento digital.

Com o QR Code, o procedimento se dá de duas maneiras. Uma delas se dá quando o indivíduo vai até o caixa do banco e recebe um código na conta ou no próprio sistema do caixa. Depois, é só ler o código para que o valor da compra fique visível na tela do celular e o cliente possa confirmar os pagamentos com QR Code.

Já o segundo processo é chamado de Pessoa para Pessoa (P2P) e inicia com a geração do código no celular do devedor. Nesse caso, o vendedor lê o QR Code e acrescenta o valor da venda. O cliente então digita a sua senha e confirma a transação. Esse último método apresenta certas variações de acordo com o aplicativo escolhido.

Passo a passo do QR Code

Para que o smartphone entenda o código, é necessário primeiro instalar o leitor de QR Code. Essa ferramenta pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativos.

Em seguida, é só apontar a câmera para imagem, focando sempre a área delimitada. Pronto! O programa escolhido vai exibir o conteúdo decodificado ou redirecionará você para o site, no caso de um link.

Em ações de marketing, por exemplo, o código normalmente leva o cliente à página daquele produto ou promoção. Para os pagamentos com QR Code, o link encaminha você à tela onde a compra será finalizada.

Como o QR Code se diferencia do código de barra convencional?

Apesar de ser parecido com o código de barras que estamos acostumados a ver e usar, o QR Code conta com três benefícios importantes. São eles:

• O QR Code armazena uma quantidade maior de dados. Esse recurso consegue manter até 7.089 dígitos ou 4.296 caracteres, incluindo caracteres especiais e pontuação;

• Ele é criptografado, o que fornece segurança adicional para as suas informações;

• Permite criar redundância, isto é, o código pode ser lido mesmo se uma parcela do código estiver danificado.

E os pagamentos com QR Code são mesmo seguros?

Conforme os pagamentos com QR Code ficam mais difundidos, os consumidores com frequência se questionam se o método é seguro ou não. E a resposta curta é: sim, ele é seguro. A proteção ao usuário se deve aos três estágios de verificação envolvidos em uma compra.

No primeiro momento, para acessar smartphone geralmente é necessário digitar alguma senha no aparelho. Em seguida, há o reconhecimento biométrico ou senha para liberar o dispositivo, conforme a preferência do cliente. Por fim, a senha do aplicativo deve ser adicionada para completar a transação.

Para ilustrar melhor o nosso ponto, podemos comparar QR Code com o cartão de crédito, opção nem conhecida pelas brasileiros. Na eventualidade de o cartão ser roubado, ele pode ser usado na efetuação de compras online até que o titular peça o seu bloqueio. O mesmo não ocorre com o QR Code por causa das autenticações descritas.

Em adição, toda informação compartilhada entre os usuários nas transferências ou pagamentos é compartilhada. Isso significa que os dados são enviados e recebidos em forma de código. Somente o aplicativo apropriado é capaz de completar a transação.

Mesmo se o seu celular for roubado, o usuário tem a possibilidade de bloquear a ferramenta naquele aparelho. Por conseguinte, você garante que alguém com acesso ao smartphone não consiga entrar ou usar o app para realizar pagamentos ou transferências.

Um cuidado adicional que recomendamos é que você baixe um aplicativo que funcione como antivírus, para verificar se existe alguma ameaça no QR Code antes de concretizar a operação. Essa precaução reduz ainda mais as chances de qualquer problema durante os pagamentos com QR Code.

Sendo assim, conclui-se que o QR Code representa uma forma segura para se diversos efetuar pagamentos. E a tendência é que esse formato de transação fique cada vez mais comum, já que as pessoas estão interessadas em tecnologias que deixem a rotina prática.