Diferenças entre os pagamentos de débito, crédito e QR Code

Oferecer maiores facilidades e comodidades aos clientes no momento do pagamento de suas compras é algo que todos os comerciantes, vendedores e empresas desejam, pois isso é visto como um diferencial e um atrativo, para que mais pessoas comprem os seus serviços e produtos.

Com isso em vista, muitos destes profissionais passaram a oferecer a seus clientes a possibilidade de fazer o pagamento com QR Code, apenas por meio da leitura de um código visual. Ou seja, o pagamento de suas compras pode ser feito sem que você precise carregar dinheiro ou cartões de crédito ou débito, apenas com o uso de seu smartphone.

Porém, isso é algo que ainda gera muitas dúvidas, tanto para os clientes quanto para os vendedores, especialmente sobre as diferenças com relação aos demais meios de pagamento. De uma maneira geral, o pagamento com QR Code é realizado nas mesmas maquininhas que aceitam as opções de crédito e débito, mas é preciso que estejam configuradas para o uso desta tecnologia.

Isso pode gerar maior facilidade aos comerciantes, que podem concentrar os pagamentos de diferentes maneiras na mesma maquininha, sem que precise comprar ou alugar diferentes tipos de aparelhos para atender ao seu público.

No entanto, o fato de estarem disponíveis na mesma maquininha não significa que o pagamento com QR Code seja idêntico aos pagamentos com cartões de crédito e débito. Assim, se você é um comerciante, vendedor, ou profissional que recebe pagamentos por estes métodos, é importante conhecer estas diferenças, para que compreenda melhor como isso afeta o seu lucro.

Saiba o que diferencia o pagamento com QR Code dos pagamentos em crédito e débito

O primeiro passo para compreender as diferenças entre o pagamento com QR Code dos feitos com cartões é de que não se trata apenas do uso de diferentes ferramentas para que se pague por suas compras. A diferença maior está nas taxas que são repassadas aos vendedores.

Ou seja, se você possui uma maquininha de crédito e débito, cada compra renderá uma parcela de desconto sobre o seu lucro, de modo que você receba um valor um pouco menor do que aquele que o cliente paga, propriamente dito. Isso ocorre para que as empresas que disponibilizam estes aparelhos possam ter o seu lucro de acordo com a quantidade de vendas realizadas por meio destas maquininhas.

No entanto, cada uma destas modalidades de pagamentos gera uma taxa de venda diferente, de modo que são mais, ou menos, atraentes para os vendedores. Isso torna compreensível, também, que alguns profissionais não aceitem alguns meios de pagamento, por conta destas taxas, as quais podem comprometer o seu lucro, de acordo com os valores destas taxas.

De uma maneira geral, o meio de pagamento menos atraente aos profissionais é aquele feito com cartões de crédito, uma vez que esta modalidade é a que possui a maior taxa de vendas. Em algumas maquininhas, esta taxa pode chegar a valores de até 6% do total da venda realizada.

Já o pagamento com cartão de débito é um pouco mais atraente aos lojistas e vendedores, pois as suas taxas não são tão elevadas, embora possam variar entre 2,5% e 4% do valor total da venda.

Por fim, o pagamento com QR Code, método de pagamento mais recentemente implementado, é o que possui as taxas mais baixas, com cerca de 1% sobre o valor da venda. Em alguns casos, esta taxa pode ser ainda menor, sempre de acordo com o que é oferecido pelas empresas operadoras das maquininhas.

Com isso, é justificável que o pagamento com QR Code seja cada vez mais incentivado pelas empresas e comerciantes, pois lhes é mais vantajoso perder uma porcentagem menor de suas vendas para as operadoras. Isso já pode ser visto em muitas empresas, especialmente as do ramo de alimentação, que oferecem descontos e vantagens aos clientes que fazem o pagamento com QR Code.

Assim, se você é um vendedor, comerciante, ou profissional que recebe pagamentos por meio de maquininhas, saiba que pode ser muito mais vantajoso oferecer aos seus clientes o pagamento com QR Code. Além das facilidades oferecidas por esta tecnologia, o seu resultado financeiro pode ser ainda melhor por conta do recebimento com a leitura dos códigos visuais.

Por outro lado, se você é cliente de qualquer empresa ou profissional, saiba que é preciso se adaptar a esta nova realidade, com o pagamento com QR Code, uma vez que este meio de pagamento pode ser apontado, sem sombra de dúvidas, como o principal em um futuro recente.

Em suma, contar com a tecnologia QR Code para fazer os pagamentos de suas compras é algo bastante positivo, tanto para os clientes, que possuem maior segurança e agilidade em seus pagamentos, quanto para os vendedores, que contam com maior economia e ganhos financeiros maiores em seu negócio.

Para saber ainda mais sobre os benefícios e vantagens do pagamento com QR Code, além das diferenças com relação a outros meios de pagamento, visite a página da QR paga e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados a esta importante tecnologia, cada vez mais presente na vida de todas as pessoas!