5 dicas de como criar um QR Code

O QR Code é uma chave desenvolvida pelo Japão em 1994, especificamente para as indústrias automobilísticas e que logo foi reproduzido para os mais variados fins. O símbolo bidimensional, chamado de Quick Response Code, pode possuir informações complexas, como uma chave capaz de abrir um espaço específico na web.

dicas de como criar um qr code

A maior parte dos smartphones comercializados hoje possuem um leitor QR Code instalado, mas também pode ser incluído posteriormente. Os formatos apresentados após a leitura do QR code levam as mais complexas informações, que vão desde mensagens simples de texto até acesso a aplicativos, sites exclusivos, detalhes do contato como um vCard e muito mais.

A facilidade de um QR Code

Uma subsidiária da Toyota, a Denso-Wave, criou o sistema de QR Code para ajudar a melhorar os processos de catalogação dos componentes de cada automóvel. Dessa forma, a empresa poderia ter maior controle sobre suas peças e acessórios, por meio de códigos específicos para cada uma.

Como as novidades tecnológicas tendem a se tornar populares rapidamente, o sistema de QR Code logo se tornava popular e, nos dias de hoje, vem se tornando imprescindível para qualquer negócio presente na web.

Uma das suas evoluções é o 2-D, que ampliou a capacidade de armazenamento do QR Code, que embora sejam mais amplos, podem ser impresso em espaços menores.

O QR Code possui códigos ser lidos e decodificados, em grande velocidade, mesmo que tenham um grande volume. Útil para uso industrial, o QR Code hoje é amplamente explorado para fins comerciais e de Marketing e, embora seja uma marca registrada, tem uso livre pelo mundo.

A amplitude de possibilidades na criação de um QR Code é uma de suas principais vantagens e desafios. Como foi criado no Japão, já é de sua origem a possibilidade de conter dados com Kanji e Kana, o seu alfabeto, assim como símbolos, números e alfanuméricos, que podem ser combinados e ampliados.

A facilidade do QR Code já começa em seu tamanho: se um código simples contém apenas 20 dígitos, o QR Code pode chegar a 7.089 caracteres. O smartphone pode captar suas informações através dos mais diferentes ângulos e não apenas ao acionar a câmera frontal, que podem chegar até 360 graus e a distancias relativamente grandes.

O Brasil ainda utiliza muito pouco da tecnologia do QR Code, mas já há uma franca expansão e modernização cultural, fazendo com que a população descubra as suas facilidades e possam usufruir de toda sua amplitude.

A falta de informação e acessibilidade ao QR Code ainda impede que a maior parte das pessoas o utilizem, mas esse quadro vem mudando nos últimos anos e meses, fazendo mais empresas investirem nessa tecnologia.

Embora muitos profissionais de Marketing e até de Informática não acreditaram na proliferação do uso do QR Code e até mesmo acreditaram que estava fadado ao fracasso, mas estavam enganados.

Uma dessas vertentes é que o QR Code já está inserido em informações turísticas, nas há empresas que oferecem ao cliente a possibilidade de acessar seu cardápio ou lista de compras e fazer seu pedido em seguida. Tudo muito rápido, prático e seguro.

Como produzir seu próprio QR Code

Ao serem personalizados, os QR Code podem ter incluídos cores e logotipos, mas requerem uma observação na produção técnica, para evitar danos e sujeiras ao reservar a informação e repassá-la.

O pequeno quadrado com outros micros quadrados distribuídos em preto e branco, são digitalizados pelo smartphone ou tablete, oferecendo uma “resposta rápida”, complexa ou não.

Muito requisitado pelas áreas de venda e marketing, é mais fácil do que parece criar seu próprio QR Code e incluir as informações desejadas. Qualquer pessoa pode criar um, desde que possua um desenvolvedor de software específico, inserindo até mesmo em cartões de visitas e panfletos.

Para facilitar a criação do seu QR Code, listamos abaixo dicas de como criar um, sem dificuldade e com a complexidade desejada:

  1. Encontre o gerador de código QR Code

Há muitos tipos de geradores de códigos no mercado digital. Com inúmeras composições, cada um pode criar um tipo de QR Code diferente, de acordo com o formato desejado.

Ele também oferece a possibilidade de controle e análise de sua visualização, assim como possíveis erros apresentados.

2. Hora da criação

O mais interessante de um QR Code é quando sua criação é personalizada com a marca. Ele pode ser semelhante ao logotipo, ter as cores da empresa ou possuir temas específicos para uma campanha.

No gerador escolhido, clique no tipo de QR Code que deseja criar, para em seguida fornecer o conteúdo a ser inserido.

3. Testar antes de vincular

Antes de salvar, visualize-o para confirmar se está limpo e sem problemas de digitalização. Use mais de um leitor, para conferir todas as possibilidades de erro, para que seja possível fazer as modificações necessárias.

Há ferramentas que ajudam a conferir se há algum tipo de erro no QR Code criado, informando o que está inserido nele. Caso esteja tudo ok, é só baixar e inserir onde se deseja.

4. Avaliar o desempenho

Como são feitos com os processos de Marketing Digital, é possível avaliar o desempenho de um QR Code. Através de aplicativos específicos de mensuração ou mesmo um de gerador que possui essa ferramenta, é possível confirmar o tráfego gerado, se há venda após a digitalização ou se as pessoas não têm interesse em digitalizá-lo.

A partir das informações oferecidas pelas ferramentas de desempenho, pode-se fazer ações concretas para melhorar o quadro e obter melhores resultados. As informações também podem ser incluídas em outros relatórios.

5. Facilidade de acesso

O QR Code criado deve ser inserido em local de fácil acesso ao cliente. Assim como deve ser fácil de ser digitalizado, mesmo que por meio da tela de TV. Se o código direcionar a uma página, foque em torná-la sempre acessível e com informações atuais.

Acesse o site da QRPaga e saiba mais sobre outros assuntos relacionados ao tema. Estamos a disposição para mais informações!