Desvantagens do QR Code para uma empresa

Por ser um recurso muito confiável e com uma série de finalidade possível, é natural que sempre se pense apenas nas vantagens da utilização de um QR Code. Porém, especialmente para as empresas, é preciso que se avalie, também, as desvantagens do QR Code, para que se analise se esta é, de fato, a melhor ferramenta para o seu negócio.

Em geral, as desvantagens do QR Code não costumam ser tão conhecidas, muito por conta do número muito elevado de vantagens que este recurso oferece. Mas, diferente do que se pode imaginar, é possível, sim, apontar algumas pequenas desvantagens do QR Code.

Para que se saiba de forma mais precisa quais são as desvantagens do QR Code, bem como os motivos que podem gerar estas situações, confira os possíveis problemas que uma empresa poderia ter com o uso desta tecnologia:

Falhas em sistemas de pagamento

Uma das formas mais comuns de uso do QR Code é para a agilização do pagamento de compras feitas pelos clientes em empresas e estabelecimentos comerciais. Esta alternativa é bastante segura e prática, o que ajuda a explicar o fato de que seja cada vez mais comum em todo o Brasil.

No entanto, caso o sistema de sua empresa e a conexão com a internet não seja altamente confiável, isso pode vir a se tornar uma das desvantagens do QR Code. Casos nos quais o cliente não consiga fazer a compra de um determinado produto por conta deste sistema falho, é possível que se perca muitas vendas e tenha o seu lucro completamente afetado.

Assim, para que você não sofra com este tipo de desvantagens do QR Code, é preciso, antes de aplicar esta tecnologia e oferecer o recurso a seus clientes, otimizar o sistema de sua empresa. Desta forma, não haverá a chance de que suas vendas sejam comprometidas, e você poderá ter plena confiança no uso deste recurso, assim como muitos outros empresários do país.

Desconhecimento do conteúdo de um QR Code

Outro ponto que pode ser apontado como uma das possíveis desvantagens do QR Code é o fato de que o seu cliente, ou potencial consumidor, só poderá saber o conteúdo exato deste código após fazer a leitura. Em geral, isso pode ser algo positivo, utilizado até mesmo em suas estratégias de marketing como um atrativo a mais para que se faça a decodificação deste código visual.

No entanto, se apenas uma única vez o conteúdo não for interessante, de fato, para o seu público-alvo, isso pode fazer com que não tenham mais interesse em fazer a leitura de novos códigos no futuro. Ou seja, o uso do QR Code como uma forma de atratividade a seus clientes é uma estratégia que não permite erros, especialmente em suas primeiras aplicações.

Assim, para que você não sofra com estas desvantagens do QR Code, o ideal é utilizar este recurso apenas de forma completamente segura, com conteúdos mais simples e efetivos no início, de forma que não se gere nenhum tipo de decepção às pessoas que fizerem a leitura de seu código.

Outra possível estratégia é deixar claro ao cliente qual o conteúdo de seu QR Code. Neste caso, o fator surpresa não será uma estratégia possível, mas especialmente até que haja uma maior fidelização de seu público, isso pode contribuir para que não se tenha problemas com o uso desta tecnologia em seu marketing.

Possibilidade de impressões incorretas

O QR Code é um tipo de código visual extremamente fácil de ser lido, o que faz com que seja tão utilizado por tantas pessoas no dia a dia, uma vez que lhes permite economizar tempo. No entanto, para que essa leitura seja possível, é preciso que o código esteja disponibilizado de forma clara e que possa ter todos os seus pixels distinguidos pelo aparelho leitor.

Para as empresas que investem no uso de QR Code em embalagens e rótulos de produtos, entretanto, esta pode ser uma das desvantagens do QR Code, pois qualquer erro na impressão, como margens borradas, linhas sem clara identificação, ou mesmo cortes incorretos, inviabilizaria a utilização deste recurso, o que poderia gerar gastos sem que houvesse a chance de obter retorno, uma vez que os clientes não conseguiriam ler estes códigos.

Assim, no caso de estratégias deste tipo, é fundamental contar com empresas parceiras nas quais o seu rótulo ou embalagem seja impresso com uma alta definição, de forma que não se tenha problemas com a qualidade do QR Code impresso em seu material. O mesmo vale para folders, banners e outdoors, bem como qualquer outro material impresso.

Agora que você sabe quais são algumas das possíveis desvantagens do QR Code para empresas, se certifique de eliminar estes riscos e, assim, contar apenas com as vantagens e benefícios que esta tecnologia pode oferecer a você e seu negócio.

Para saber ainda mais detalhes, curiosidades e informações a respeito do QR Code, visite a página da QR Paga e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados a esta tecnologia. Você poderá saber quais aparelhos fazem a leitura de QR Code, as cidades em que este recurso é mais utilizado e muito mais!