Como vender com QR Code – Aumente suas vendas aceitando QR Code

Não é segredo para ninguém que a revolução tecnológica que estamos presenciando nos dias atuais tem facilitado uma série de atividades com as quais estamos acostumados a lidar cotidianamente. Nesse sentido, vemos surgir inúmeras novas ferramentas capazes de tornar a nossa rotina cada vez mais prática.

Mais do que isso, algumas dessas ferramentas vêm ganhando um grande espaço em vários setores do mercado, nos quais são utilizadas como forma de aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Uma delas, sobre a qual falaremos no artigo de hoje, é o QR Code, considerado um código de barras evoluído, isto é, mais moderno e sofisticado.

Muitos donos de negócio ao redor do mundo e também aqui no Brasil já estão de olho nessa tecnologia. Veremos que, apesar de não ser uma ferramenta nova, a popularidade do código só começou a crescer nos últimos anos, quando a sua aplicação se mostrou realmente vantajosa em diversos tipos de atividade, sobretudo como meio de pagamento instantâneo.

Por esse motivo, se você tem o seu próprio negócio e está sempre em busca de aprimorá-lo, confira neste artigo um guia completo de como vender com QR Code. Descubra como é fácil aumentar as suas vendas aceitando essa tecnologia e dê mais um passo em direção ao futuro.

O crescimento do mercado de QR Code

Criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, integrante do Grupo Toyota, o Código QR não é uma tecnologia necessariamente nova. O nome da ferramenta é uma abreviação de Quick Response Code que, em tradução para o português, significa Código de Resposta Rápida.

Quando surgiu, era utilizado única e exclusivamente pela indústria automobilística com o objetivo de rastrear e classificar de forma prática os veículos produzidos em uma fábrica, além de controlar o estoque e todas as movimentações e processos da empresa.

Na verdade, a tecnologia é uma evolução do tradicional código de barras que estamos acostumados a ver em diversos tipos de estabelecimentos, como lojas e supermercados, por exemplo, cujo objetivo é identificar um produto e exibir todas as informações referentes a ele a partir desse código. O código de barras, aliás, é uma tecnologia verdadeiramente revolucionária no quesito de identificação de produtos.

QR Code X código de barras

Apesar da semelhança, existem algumas diferenças importantes entre o código de barras e o QR Code. A principal delas é o número de dimensões usadas em cada um deles: a primeira tecnologia, existente desde 1970, utiliza apenas a dimensão horizontal para ler os dados de um determinado produto, ao passo que a ferramenta mais recente compreende um gráfico bidimensional (2D), ou seja, usa tanto a dimensão vertical quanto a horizontal.

Isso faz o QR ser lido tanto em computadores quanto na maioria dos smartphones vendidos atualmente, embora em alguns modelos ainda seja necessário instalar aplicativos específicos de leitura do símbolo. O uso dessa tecnologia nos celulares é realidade desde 2003, quando se percebeu as amplas possibilidades que o código é capaz de oferecer. Isso é o contrário do que ocorre com o tradicional código de barras, o qual requer um leitor próprio para isso, como o utilizado em grande parte dos estabelecimentos que conhecemos.

Mas essa não é a única diferença existente entre as duas tecnologias. Pouco tempo após o surgimento do QR, ficou evidente para os seus criadores que ele poderia ser aplicado em outros segmentos e não apenas o da indústria automobilística. Além disso, poderia conter muito mais dados do que o código de barras originalmente continha, exatamente por se tratar de um símbolo bidimensional.

O segredo do Código QR

E é justamente aí que mora o grande segredo da crescente popularidade do Código QR: ao invés de armazenar exclusivamente informações de produtos, como ocorre com o código de barras, o novo símbolo é capaz de direcionar o leitor a diversos outros tipos de conteúdo, como páginas da web e redes sociais; imagens; localizações georreferenciadas; números de telefone; textos; e-mails; promoções; SMS; músicas; vídeos; PDF; eventos, etc. Pode estar presente, ainda, nos mais variados tipos de plataformas, como embalagens de produtos, cartazes, banners, crachás, livros, revistas, folders, sites, etc.

Também tem sido utilizado em outros tipos de operações, como por exemplo, na validação de um ingresso para a entrada em determinado evento; na visualização do cardápio de um restaurante; no controle de acesso a uma festa realizada em um condomínio; e até mesmo na identificação de um animal a partir do código inserido na coleira.

Oportunidade de negócio

Por conta disso, empresas dos mais variados nichos de mercado têm visto a tecnologia como uma excelente oportunidade de negócio, já que ela permite oferecer conteúdos específicos e personalizados aos seus clientes. Mais do que isso, os consumidores conseguem acessá-los diretamente a partir da leitura do código digital ou físico pela câmera do smartphone em um processo extremamente rápido e prático.

Atrelado a isso está o fato de que o número de smartphones vendidos vem crescendo consideravelmente no Brasil a cada ano. De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, publicada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), em 2019, já são cerca de 230 milhões de aparelhos no país.

Portanto, não é exagero dizer que o QR é uma tecnologia que chegou para ficar e que, sem sombra de dúvidas, irá ganhar um espaço cada vez maior dentro das empresas, tanto no Brasil quanto no mundo todo.

Como o pagamento por QR Code funciona?

Embora o QR Code tenha se popularizado como uma ferramenta de acesso direto a um conteúdo específico, outra função igualmente vantajosa para os estabelecimentos tem ganhado destaque: o código QR pode ser usado como meio de pagamento instantâneo.

Isso se deve principalmente ao fato de que, apesar do QR ter mais de 25 anos de existência, ele já sofreu uma série de modificações importantes durante esse período. Essas alterações têm como principal objetivo adequar o código às constantes transformações tecnológicas e ao aumento do número de celulares e outros aparelhos em posse dos cidadãos. Isso tem levado à criação de novas funções para o QR Code.

Opção de pagamento

Ao analisar o cenário atual, no qual a tecnologia já é responsável por grande parte das operações de compra e venda realizadas em lojas e outros estabelecimentos, fica evidente que cada vez mais donos de negócios irão aderir ao QR Code como uma opção de pagamento para os seus clientes.

Isso reduz os conflitos que normalmente ocorrem nas transações convencionais, além de oferecer uma solução muito mais prática e segura aos consumidores. Na China, por exemplo, essa já é a modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes no comércio, inclusive nas áreas rurais. Outros países também já apostam no uso do código nesse sentido, como Índia, República Tcheca, Eslováquia e Cingapura.

No Brasil, apesar de ainda se tratar de uma tecnologia tímida, o pagamento por QR Code vem ganhando cada vez mais espaço. Aliás, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulgada em junho de 2019 e intitulada “O uso do QR Code e apps como meio de pagamento (na visão dos consumidores e das empresas varejistas)”, confirma essa ideia. Ela aponta que, nos 12 meses subsequentes, a tendência é que 82% dos donos de lojas físicas brasileiras adotem a ferramenta como meio de pagamento. Esta pode, inclusive, substituir os cartões de crédito e débito no futuro e, quem sabe, até mesmo o pagamento em dinheiro.

Para o consumidor, a vantagem está em pagar por suas compras, sejam físicas ou virtuais, com agilidade e segurança, já que o código possui um sistema antifraude bastante eficiente e é capaz de evitar problemas como pagamentos duplicados, caso você escaneie o código mais de uma vez. Além disso, há quem não se sinta seguro em andar com cartões e dinheiro na carteira, o que significa que o pagamento via QR Code pode ser uma excelente alternativa para essas pessoas.

Como realizar o pagamento?

Veja como é bastante simples: o cliente só precisa apontar a câmera do seu dispositivo móvel – smartphone ou tablet – para o código disponível no estabelecimento ou no site. Alguns locais já incluem o código QR na conta do consumidor. Feito o escaneamento do símbolo, as informações referentes ao produto, bem como os dados da loja e da conta bancária do usuário, serão cruzadas, possibilitando a finalização da compra.

Nesse momento, o consumidor pode realizar o pagamento de duas formas: utilizar um cartão de crédito ou débito cadastrado no aplicativo de leitura do código ou recorrer ao saldo disponível em uma carteira digital, que deverá ser maior ou igual ao valor da compra para que ela seja autorizada. Todo o processo é extremamente rápido e prático, além de ser uma excelente maneira de melhorar cada vez mais a relação entre o cliente e a empresa.

Ou seja, além das inúmeras facilidades que o celular trouxe à nossa vida, ele também está se tornando a mais nova ferramenta de pagamento instantâneo, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. É possível que, daqui há alguns anos, as pessoas deixem até mesmo de utilizar carteiras, já que não será preciso carregar dinheiro ou cartões ao sair de casa.

Características do QR Code

Como vimos, o QR Code é uma tecnologia muito semelhante ao código de barras e pode ser considerada como a evolução do convencional símbolo utilizado nas embalagens de produtos. No entanto, a ferramenta mais recente possui algumas características próprias que a diferenciam daquela mais antiga. Falaremos sobre elas a partir de agora.

Em primeiro lugar, o QR é composto por uma série de pontos e três quadrados posicionados nas suas extremidades, os quais não lembram em nada as barras e números típicos do código de barras convencional. Além disso, por se tratar de um símbolo bidimensional, isto é, que contém informações tanto no sentido horizontal quanto no vertical, o código tem uma alta capacidade de armazenamento de dados.

Qual é essa capacidade?

Para se ter uma ideia, enquanto o tradicional código de barras é capaz de armazenar cerca de 20 dígitos, o código QR supera esse número em várias dezenas. Em apenas um símbolo, podem ser codificados até 7.089 caracteres, dependendo do tipo de dado, como está descrito a seguir:

  • Caracteres numéricos: até 7.089;
  • Caracteres alfabéticos: até 4.296;
  • Caracteres binários: até 2.953 bytes;
  • Caracteres do alfabeto japonês (Kana e Kanji): até 1.817.

Essa grande quantidade de caracteres pode ser combinada em apenas um QR ou ser dividida em até 16 códigos. Além disso, na hora de criar o seu próprio código, o usuário pode optar por um código estático, o qual não pode ser alterado em outro momento; ou por um código dinâmico, que permite a edição dos dados futuramente caso ocorra algum engano ou haja a necessidade de mudar as informações codificadas. Isso mostra não apenas a incrível capacidade de armazenamento desse tipo de código, como também a sua eficácia em lidar com qualquer tipo de dado e a sua versatilidade.

Falando sobre a versatilidade do QR Code…

Diferentemente do código de barras tradicional, que oferece informações específicas e muito limitadas sobre determinado produto, o QR Code dá ao criador do símbolo a liberdade de criar qualquer tipo de conteúdo. Essa é, aliás, uma característica muito especial dessa tecnologia, pois permite que a empresa codifique em apenas um símbolo os mais variados materiais de acordo com o seu interesse e a sua estratégia de negócio.

Você provavelmente já deve ter reparado que o tradicional código de barras é sempre preto e branco. Embora o QR, na maioria das vezes, também apresente essas cores, o que muitas pessoas não sabem é que ele pode, sim, ser criado em outras cores. Essa é uma opção disponível em várias plataformas de criação de código QR, o que dá ao usuário a possibilidade de gerar um símbolo na cor que desejar e, o que é melhor, que combine com a paleta de cores do seu negócio. Sem dúvida, é uma boa maneira de chamar a atenção dos clientes e de manter a identidade do seu estabelecimento.

A bidimensionalidade do QR também traz outra vantagem em relação ao código de barras: ele consegue armazenar a mesma quantidade de informações em um espaço dez vezes menor. A tecnologia também possui a capacidade de corrigir até 30% dos erros decorrentes de sujeiras ou danos, além de garantir uma leitura de alta velocidade em 360 graus graças aos excelentes padrões de detecção de posição presentes em três cantos do código. É importante lembrar que isso não exige um perfeito posicionamento da câmera ou uma câmera de alta resolução para que a leitura possa ser realizada.

Ampla capacidade de leitura

Outra característica do código, sobre a qual já falamos em alguns momentos durante este artigo, é que a leitura do código é bem menos restrita quando comparada ao código de barras, que só pode ser lido por um sensor com raio vermelho. Para ler o QR, basta possuir um tablet ou smartphone (Android ou iOS) com câmera a fim de decodificar o código lido. Feito isso, o usuário é automaticamente direcionado ao conteúdo produzido e codificado. É necessária uma conexão com a internet caso o símbolo redirecione o usuário para uma página da web.

A maioria dos celulares é capaz de ler esse tipo de código. E, mesmo para os aparelhos que não estão preparados para identificar o código, a leitura é possível, basta que o usuário realize o download de um aplicativo próprio para isso. Na loja de apps específica de cada sistema, procure por um leitor de QR.

Também é possível ler o símbolo pela webcam de um computador. Para isso, deve-se baixar um aplicativo para Windows ou acessar sites específicos voltados ao sistema Mac. Todos os processos são bastante simples e práticos de se realizar.

Quais os usos para o QR Code?

Até aqui, vimos que o QR é uma excelente ferramenta que as empresas têm à disposição para melhorar o relacionamento com os seus clientes. Isso porque ela possibilita a criação de conteúdos específicos e exclusivos, voltados justamente ao público-alvo do negócio, nos mais variados formatos (SMS, e-mail, imagem, vídeo, página em rede social, texto, entre outras inúmeras opções).

Agora, você verá outros usos para o QR que podem ser igualmente úteis a quem deseja trabalhar com essa tecnologia no dia a dia. Todos guardam uma característica em comum, que é a possibilidade de realizar operações sem cartão de crédito, débito ou dinheiro, apenas apontando a câmera do smartphone para o código disponibilizado.

Confira abaixo 4 usos para o QR Code:

1. Pagamentos

Já falamos sobre o uso do QR para pagamentos alguns tópicos atrás. Como vimos, trata-se de uma função bastante útil associada à tecnologia e que, como era de se esperar, tem ganhado uma enorme popularidade nos mais variados segmentos de venda do Brasil e no mundo.

A tendência é que, em um futuro bem próximo, o pagamento por QR ultrapasse os métodos tradicionais de pagamento, isto é, dinheiro e cartões de crédito e débito serão opções menos utilizadas pelos clientes. Aliás, há quem acredite que essa ferramenta pode substituí-los e passar a figurar como o mais importante e utilizado meio de pagamento, seja em lojas físicas ou virtuais.

Com o QR code, é possível pagar pessoas ou estabelecimentos de forma prática, rápida e, o melhor de tudo, segura. Basta, para isso, escanear o código disponível no local e confirmar o pagamento. Outra boa notícia é que os pagamentos via QR podem ser realizados a qualquer hora do dia ou da noite, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

2. Transferências

Transferir dinheiro entre contas também é uma função bastante útil do QR. Para receber, por exemplo, o cliente deve informar o valor da operação e a data em que deseja receber o dinheiro. Feito isso, basta mostrar o código gerado para quem vai realizar a transferência.

É uma opção bastante prática, uma vez que dispensa a digitação dos dados bancários do destinatário. Além disso, normalmente o dinheiro transferido cai no mesmo instante, o que agiliza as operações do dia a dia. E, assim como ocorre com os pagamentos, a transferência pode ser feita a qualquer momento, inclusive nos finais de semana e feriados.

Outras importantes vantagens do uso do QR em transferências bancárias são a redução das tarifas, a agilidade da operação e a garantia de uma experiência mais satisfatória e segura para os clientes. Isso também significa que, no futuro, equipamentos como os caixas eletrônicos se tornarão cada vez mais obsoletos.

3. Check-in

Outro uso para o QR que já foi citado rapidamente é o controle de acesso de pessoas a determinado evento. Com o código, é possível credenciar convidados durante a abertura das atividades, evitando uma coisa que ninguém gosta de enfrentar, ou seja, as filas. Isso tem um impacto significativo sobre a organização do evento, sendo possível não apenas controlar a entrada de pessoas, como também saber quantos já chegaram ao local.

O uso do código para essa finalidade tem ganhado um espaço realmente grande nos mais variados cenários do mercado. Muitas empresas já se deram conta das vantagens que o uso da tecnologia pode oferecer ao negócio, especialmente quando se trata de uma ferramenta de baixo custo e que pode ser integrada a uma plataforma de organização e gestão de eventos.

Funciona da seguinte forma: a pessoa que deseja participar do evento acessa a plataforma digital e realiza a sua inscrição; ao final do processo, ela recebe uma mensagem contendo o seu QR, que fica salvo no telefone e deve ser escaneado pelo equipamento de leitura presente na entrada do evento.

Além da praticidade e agilidade que o uso do QR proporciona aos organizadores de eventos, a segurança é outro fator importante nesse tipo de operação, já que não é necessário conferir todos os nomes em uma lista impressa. Cada um dos inscritos recebe um código único e exclusivo, o qual será lido pelo sistema nos dias do evento, a fim de liberar o acesso de forma muito mais rápida e eficiente.

4. Promoções

Por fim, uma das formas de usar o QR em benefício de um negócio é por meio de ações promocionais de vendas. Para isso, a leitura do código por um smartphone ou computador deve levar o cliente diretamente a uma oferta exclusiva, o que com certeza fará com que ele se sinta especial e instigado a saber mais sobre os produtos oferecidos pela empresa em questão.

Nesse momento, entra em cena uma das principais características do QR: a sua versatilidade e a capacidade de direcionar o cliente ao conteúdo que o dono do negócio deseja. Já vimos a enorme quantidade de formatos pelos quais o conteúdo pode ser disponibilizado, então a dica, nesse caso, é usar a criatividade para conquistar os clientes.

O QR promocional pode ser divulgado em diversas plataformas, tanto on-line quanto off-line, como panfletos, revistas, cartazes, jornais, redes sociais, embalagens, entre outras. Outra forma bastante eficaz de alcançar novos clientes é distribuir, nas lojas físicas, alguns cupons de desconto nos quais o código esteja presente, o que irá levar o cliente diretamente ao conteúdo virtual criado. Sem dúvida, é sempre uma boa estratégia para lojas virtuais e físicas.

Benefícios do QR Code

Agora que você sabe o que é o QR Code, conheceu um pouco da sua história e entendeu quais são suas principais características e aplicações, chegou a hora de falarmos sobre os benefícios que essa tecnologia é capaz de proporcionar aos que optam por ela.

Alguns pontos sobre o QR

Antes de qualquer coisa, porém, é importante ressaltar alguns pontos fundamentais que dizem respeito ao uso do código. Um deles foi revelado pela pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que mostrou que boa parte dos 500 entrevistados não utiliza o QR para pagar pelas suas compras simplesmente porque não têm um leitor apropriado no seu smartphone, acreditando se tratar de uma tecnologia de difícil acessibilidade ou uso.

Esse é, na verdade, um equívoco muito comum relacionado ao QR, já que a maioria dos aparelhos com câmera é capaz de ler o código de forma rápida e simples, assim como é possível instalar um aplicativo específico caso o celular não esteja preparado para isso.

Em outros casos, mais especificamente 12% das pessoas ouvidas no estudo, o motivo por trás da recusa em utilizar a tecnologia como meio de pagamento é o não conhecimento do código. Essas questões mostram que, apesar de o QR Code estar em constante crescimento no Brasil, ocupando um espaço cada vez maior nos mais diversos estabelecimentos, ainda há desinformação a respeito dele.

E é justamente essa falta de conhecimento a respeito do código que faz com que muitos consumidores deixem de utilizar uma ferramenta de fácil acesso, prática e que, acima de tudo, é capaz de facilitar muitas operações do dia a dia.

Para que não reste dúvidas sobre o quanto o QR é vantajoso, listamos a seguir os 3 principais benefícios relacionados à tecnologia:

1. Velocidade

A primeira coisa que deve ser colocada como um benefício do QR é, sem dúvida, a velocidade que esse tipo de tecnologia é capaz de proporcionar às operações em que está envolvida. Seja qual for o conteúdo codificado, o simples ato de apontar a câmera do tablet ou smartphone para o símbolo leva o usuário instantaneamente ao local desejado.

Em alguns celulares, a digitação de endereços da web, por exemplo, é uma tarefa muitas vezes complicada para os usuários. Com um leitor de QR tudo fica muito mais fácil, já que basta ler o símbolo com o smartphone e visualizar o conteúdo relacionado a ele.

Como meio de pagamento, o código também proporciona uma verdadeira agilidade no processo de compra. Nas lojas físicas, essa opção pode evitar as imensas filas que se formam nos caixas. Já nas lojas virtuais, agiliza a transação por não ser necessário digitar, por exemplo, informações do cartão de crédito repetidas vezes.

2. Segurança

O segundo benefício que podemos relacionar ao QR é a segurança. Embora essa tecnologia seja altamente segura, a verdade é que muitos consumidores ainda resistem em usá-la como meio de pagamento por não confiarem que os seus dados estarão protegidos durante a compra.

Das 500 pessoas entrevistadas para a pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 7% afirmam não acreditar que esse método de pagar por suas compras seja realmente seguro. Mais uma vez, trata-se de um equívoco associado à tecnologia, uma vez que, como já foi dito, ela possui um avançado sistema antifraude e uma grande resistência a erros humanos, além de impedir a ocorrência de pagamentos duplicados. Ademais, a transação é feita pelo celular, o qual normalmente é protegido com senha e só pode ser acessado pelo próprio cliente.

No comércio online, o sistema de segurança do QR se mostra ainda mais eficiente. Um exemplo disso é que os donos de lojas virtuais têm acesso a todas as informações dos clientes, como nome, CPF, endereço e dados do cartão cadastrado para a compra. Essas informações, por sua vez, devem ser manipuladas corretamente, a fim de evitar que caiam em mãos erradas e possam prejudicar a vida do cliente.

Com o QR, o consumidor pode realizar e pagar as suas compras tranquilamente. Isso porque, uma vez que o pagamento é feito pelo smartphone a partir da leitura do código, seus dados pessoais não precisam ser informados e não cruzam com as informações da loja. Já os donos do negócio podem ficar aliviados com o fato de não possuírem qualquer tipo de dado do cliente, o que inviabiliza ações de hackers e pessoas mal intencionadas. Ou seja, a tecnologia é segura para ambos os lados da transação.

3. Confiabilidade

O terceiro e último benefício que pode ser associado ao uso do QR é a confiabilidade. Nesse quesito, a tecnologia não deixa a desejar, o que significa que os usuários podem apontar a câmera do tablet ou smartphone para o símbolo sem medo de que o aparelho seja infectado por um vírus, por exemplo.

No entanto, como ocorre com qualquer ferramenta tecnológica, é preciso ficar atento ao código que está sendo escaneado e à empresa ou pessoa que o está disponibilizando. Embora o código QR seja extremamente confiável na grande maioria das vezes, pode acontecer de o símbolo direcionar o usuário a conteúdos desagradáveis, como materiais pornográficos, sites de roubo de dados ou códigos maliciosos.

Isso porque nós sabemos que existem pessoas mal intencionadas em todos os segmentos, e não seria diferente com o QR, principalmente por ser uma ferramenta tão acessível, fácil de criar e que comporta qualquer tipo de dado. Pessoas aproveitam o fato de não ser possível saber para onde o símbolo irá redirecionar e usam a tecnologia para enganar clientes. Nesse caso, a dica é tomar cuidado com os códigos escaneados, especialmente em locais públicos.

Também vale lembrar que o simples fato de ler o QR e chegar até o site codificado não representa um perigo para o aparelho e para os dados do usuário, sendo este um processo inofensivo. O verdadeiro problema pode surgir dependendo do que o cliente faz nesta página, por isso a importância de estar sempre atento aos conteúdos acessados.

Vantagens de vender com QR Code

Falar sobre como vender com QR Code sem abordar as vantagens que essa opção pode oferecer ao seu negócio é algo impossível. Afinal de contas, essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes segmentos e já se tornou uma alternativa real para quem é dono de um negócio e deseja aumentar as suas vendas.

Facilidade no dia a dia

A vantagem mais evidente que você irá obter ao optar por oferecer o QR como meio de pagamento no seu estabelecimento é facilitar o processo de compra e venda, tanto para você quanto para os seus clientes. Além de agilizar a operação, você também garante a segurança dos dados, como foi explicado acima.

Ainda segundo o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo citado anteriormente, 17% dos entrevistados afirmam não usar o pagamento por QR Code simplesmente porque os estabelecimentos não oferecem essa opção ou porque não sabem como utilizá-lo. Isso significa que as pessoas querem que os locais que elas frequentam incorporem essa tecnologia aos seus processos e que, se isso for feito, elas aprenderão na prática como utilizar esse meio de pagamento.

Um passo à frente

É importante frisar que o mesmo estudo mostrou que 18% dos administradores de lojas físicas não pretendem incluir o QR em seus estabelecimentos nos próximos meses. Dentre os motivos apontados por eles, está o fato de ser uma tecnologia nova e ainda pouco utilizada (50%), de difícil implementação (25%) ou mesmo porque lhes falta informação a respeito do serviço (25%). Na prática, isso significa que muitos donos de negócio ainda resistem em aderir à tecnologia, principalmente influenciados pela resistência de outros comerciantes.

Não se pode negar que a implementação de novas tecnologias em um negócio é sempre uma tarefa árdua, especialmente porque exige uma boa compreensão do que se está executando e um treinamento dos colaboradores para que possam lidar com a nova ferramenta. Entretanto, quando falamos do QR, é bom lembrar que se trata de uma tecnologia fácil de usar e bastante intuitiva.

Ou seja, se você quer saber como vender com o Código QR, mas ainda tem dúvidas se vale a pena implementar a tecnologia no seu negócio, a dica é que você se informe sobre ela, o que, em pouco tempo, já te fará ter total domínio sobre como ela funciona. Uma coisa é certa: quem se arriscar a usar o QR no seu estabelecimento estará um passo à frente dos demais.

Descontos e promoções

Uma dica para contornar o receio que os consumidores têm em utilizar o pagamento por QR é beneficiá-los caso optem por esse método. Ou seja, ofereça às pessoas que frequentam o seu negócio algumas vantagens, como cupons de desconto e bônus, caso eles aceitem pagar com o código. Também é fundamental que você esclareça todas as dúvidas dos clientes com relação a esse meio de pagamento, principalmente no que diz respeito a ameaças ao seu aparelho móvel, e alerte-os sobre a segurança que a tecnologia proporciona às transações de compra e venda.

Além disso, se você possui um negócio que também atende a clientes estrangeiros, o pagamento com QR é uma boa alternativa, pois pode ser utilizado em qualquer local do mundo em que o consumidor esteja. É possível, inclusive, monitorar o país de onde o código foi lido.

Fácil administração

O monitoramento das informações referentes a cada compra, aliás, é outra vantagem de vender com o código. Uma vez que a administração das transações é totalmente virtual, o dono do negócio não precisa contabilizar nenhum dado e pode acompanhar todas as vendas por uma plataforma simples e fácil de usar. O pagamento realizado pelo cliente também é recebido automaticamente.

Tendência

Por último, vale ressaltar que o pagamento via QR é, hoje, uma tendência mundial e também nacional, já que cada vez mais estabelecimentos têm investido nesse tipo de tecnologia. Nos próximos anos, esse meio de pagamento pode já figurar ao lado dos métodos tradicionais, como dinheiro e cartões e, quem sabe, até superá-los.

Portanto, vender com o QR é uma das melhores formas de se manter atualizado e de oferecer aos clientes o que eles desejam, isto é, uma forma de pagamento prática, rápida e segura. Não tenha dúvidas de que optar por essa tecnologia levará o seu negócio ainda mais longe e o colocará em lugar de destaque frente aos concorrentes.

Existe um limite na transação?

A boa notícia para quem deseja saber como vender com QR é que não existe um limite para as transações. Ou seja, é possível pagar qualquer compra com essa tecnologia, desde que, é claro, o cliente tenha cadastrado um cartão de crédito ou débito ao aplicativo de leitura do código ou tenha saldo suficiente na sua carteira digital para finalizar a transação.

Qualquer um pode vender com QR Code?

Para quem é dono de um negócio próprio e deseja saber como vender com QR Code, é comum que surja a seguinte dúvida: qualquer um pode vender com a tecnologia do QR? Essa é uma pergunta fácil de ser respondida, e a resposta é sim!

A verdade é que não importa qual o tipo de negócio que você realiza, isto é, se vende doces na sua própria casa, se trabalha como vendedor ambulante ou se já possui uma loja física bem estabelecida há vários anos. Por ser uma tecnologia de fácil implementação, de baixo custo e que proporciona um bom retorno, o QR pode ser utilizado nos mais variados segmentos, desde profissionais autônomos até empresas dos mais variados portes.

Além disso, como a tendência é que cada vez mais estabelecimentos passem a oferecer o QR como opção de pagamento aos seus clientes, o tipo de negócio não fará muita diferença. Em breve, os consumidores estarão tão acostumados com essa modalidade de pagamento que sentirão falta dela tanto no hotel onde passam as férias quanto na padaria próxima à sua residência.

Portanto, seja qual for o segmento em que você atua, optar por vender com o QR pode representar uma verdadeira guinada para o seu negócio.

Como aceitar pagamentos por QR Code?

Outra dúvida comum a quem deseja saber como vender com o Código QR é: como aceitar pagamentos utilizando essa tecnologia? É sobre isso que falaremos a partir de agora, por isso, se você faz parte do grupo de donos de negócios que está sempre em busca de inovação e atualização no mercado, confira as informações que reunimos sobre o assunto.

Aceitar pagamentos por QR é tão simples quanto realizar os pagamentos. O primeiro passo é disponibilizar o código no seu negócio, seja físico ou virtual. Lembre-se de que é importante manter o símbolo bem visível, para que os clientes não tenham dificuldade em encontrá-lo ou escaneá-lo e para que essa opção de pagamento seja atraente para os consumidores. Se você tem uma loja física, pode imprimir o QR em folders ou cartazes personalizados, o que aumenta a visibilidade e a curiosidade do cliente.

Assim, na hora da compra, o cliente irá apontar a câmera do smartphone ou tablet para o código, escolher a forma de pagamento e finalizar a transação. O dinheiro é automaticamente transferido da conta do consumidor para a sua carteira digital.

Existem duas formas de aceitar pagamentos por QR: escolher um sistema que seja integrado à sua loja ou optar pela modalidade de pagamento. No primeiro, o cliente usa o seu dispositivo móvel para fazer a leitura do código, que pode estar no caixa ou no recibo da compra, confirma o valor do pagamento e finaliza a operação.

Já na segunda opção, é o próprio consumidor quem irá informar o valor a ser pago no ato da compra; feito isso, ele apresenta o comprovante de pagamento ao vendedor e a transação é efetuada.

Como implementar um sistema de pagamentos com QR Code

No início deste artigo, falamos sobre a história do QR e seu surgimento no Japão em 1994. A tecnologia foi criada pela empresa Denso-Wave e, por isso, é uma marca registrada da companhia japonesa. No entanto, ao contrário do que era de se esperar, a patente do código não é praticada pela empresa.

Em outras palavras, qualquer pessoa que desejar pode criar e usar o QR em seu negócio, sem ter que se preocupar em pagar os direitos à empresa criadora. Esse, aliás, é um dos motivos pelos quais a tecnologia tem feito tanto sucesso e explica o seu uso por pessoas de todo o mundo.

Para implementar o sistema de pagamentos com QR no seu negócio, primeiramente você deve selecionar uma empresa com a qual irá trabalhar. Se o seu estabelecimento já oferece a opção de pagamento com cartão, pode utilizar as maquininhas que já possui para realizar esse tipo de transação.

É importante, ainda, que o dono do negócio tenha uma carteira digital, a qual será usada como plataforma para as movimentações de venda. O código gerado será atrelado a essa conta.

Conclusão

Como vimos, o QR é uma tecnologia japonesa que está ocupando o espaço que merece nos mais variados segmentos do mercado. Afinal de contas, trata-se de uma ferramenta extremamente versátil, fácil de usar e implementar e que oferece agilidade e segurança nas operações de compra e venda que realizamos no dia a dia.

Entretanto, apesar da grande popularidade que o QR tem alcançado no Brasil, o fato é que ainda há muito desconhecimento com relação à tecnologia. Para resolver isso, é preciso saber mais sobre como ela funciona e quais são as principais vantagens para quem opta por utilizá-la.

Para você que é dono do próprio negócio, a leitura deste conteúdo trouxe uma visão completa sobre as vantagens de vender com o QR, além de mostrar um pouco da história dessa ferramenta, suas principais características e aplicações, bem como outras informações relevantes para quem deseja aderir à tecnologia.

Isso é importante principalmente para desmentir alguns equívocos muitas vezes associados ao QR e que acabam por prejudicar a sua aceitação, tanto por parte dos clientes quanto dos comerciantes. Também foi a partir dessa leitura que você pôde perceber o quão simples e intuitivo é o uso e o funcionamento do código.

Não há dúvidas de que disponibilizar o QR como meio de pagamento aos clientes pode ser um excelente investimento no negócio. Isso mostra aos consumidores uma verdadeira preocupação em oferecer as melhores opções de pagamento, além de colocar o estabelecimento à frente dos principais concorrentes.

Esperamos que a leitura do conteúdo tenha sido de grande proveito e desejamos que, após criar o seu próprio código, você obtenha ainda mais sucesso no seu negócio. Lembre-se: aderir às novas tecnologias é sempre uma boa maneira de manter-se atualizado e de aumentar cada vez mais as vendas!

Se você gostou das informações sobre como vender com o Código QR, acesse agora mesmo o site da QR Paga. Lá, você encontra outros conteúdos exclusivos e pode tirar todas as suas dúvidas sobre como implementar essa tecnologia no seu negócio.