Como utilizar QR Code no sistema de check-in?

Por conta de sua grande versatilidade, a tecnologia QR Code é utilizada de formas cada vez mais distintas, sempre em busca de maneiras de tornar alguns serviços mais práticos e ágeis ao público em geral. Porém, mesmo com esta diversidade de empregos dos códigos QR, ainda é comum que algumas pessoas se surpreendam com as possibilidades oferecidas por esta tecnologia.

Um destes casos é o seu uso em sistemas de check-in, utilizados de forma muito comum na realização de eventos ou em ocasiões nas quais se precise reservar um espaço, como em hotéis, por exemplo. Em ambos os casos, é preciso que uma pessoa confirme sua presença e esteja em um determinado local e horário para a realização do check-in.

No entanto, o modo mais comum de se realizar esta ação é com a apresentação de documentos, assinaturas, senhas, entre outras formas de garantir maior segurança. Porém, embora não sejam completamente seguros, estes métodos ainda podem gerar demora no atendimento, filas e muitas reclamações por parte de clientes.

Assim, a implementação do sistema de QR Code na realização de check-in é algo ainda mais atrativo, que pode otimizar o serviço e garantir maior satisfação para as pessoas que precisam realizar check-in em qualquer local.

Porém, para o sucesso garantido deste sistema, é preciso conhecer bem a maneira como esta tecnologia pode ser empregada para esta finalidade, de modo que a chance de erros e problemas seja totalmente eliminada.

Como implementar o QR Code a um sistema de check-in?

De uma maneira geral, todos os tipos de serviços que exigem a realização de check-in requerem que se tenha uma compra de ingresso ou uma reserva feita de maneira antecipada. Isso é preciso para que se confirme que a pessoa estará no local no dia do evento, ou de sua reserva, no caso de check-in em um hotel, por exemplo.

Desta forma, é possível que se possa implementar o sistema de QR Code de uma forma mais fácil, pois não há a necessidade de grandes mudanças neste sistema de vendas de ingressos ou reservas. A grande mudança proporcionada pelo sistema de QR Code é na forma como acontece este check-in, sem que seja preciso carregar diversos documentos ou comprovar senhas e identidade.

Isso se deve ao fato de que, no momento da compra de um ingresso ou confirmação de participação em um evento, ou mesmo no momento em que se reserva um quarto de hotel, as pessoas podem receber, ao invés de um voucher a ser impresso, um QR Code que pode ser mantido em seu celular.

Esta mudança faz com que seja preciso que a empresa ou profissional responsável pelo evento ou reserva tenha um smartphone preparado para ler um QR Code. Assim, ao chegar ao local em que deverá realizar o check-in, o cliente precisa apenas estar em posse de seu código e permitir a leitura, de modo que o check-in seja feito em apenas alguns poucos segundos.

Como o QR Code é um código visual que pode conter grandes quantidades de informações, este check-in pode indicar muitos detalhes a respeito do cliente. Dados pessoais, nome, documento, local reservado ou número de ingresso são alguns exemplos de tudo o que pode ser armazenado no código e passado à empresa responsável no momento da leitura.

Os benefícios da implementação do QR Code no sistema de check-in

Assim como em diversas outras utilizações do QR Code, sua implementação no sistema de check-in pode render grandes benefícios e vantagens para as empresas e clientes que precisam realizar esta ação.

O primeiro grande benefício de fazer um check-in por meio da leitura de um QR Code é a facilidade oferecida por este sistema. Um exemplo básico disso é a possibilidade de fazer check-in apenas com seu próprio aparelho celular, sem que seja preciso procurar por diversos documentos, ou mesmo imprimir algum voucher referente a ingressos de eventos, por exemplo.

Outro ponto positivo, que gera benefícios especialmente para as empresas, é a agilidade da realização de check-in por QR Code. Como a leitura deste tipo de código leva pouco mais de alguns segundos, não há o risco de se formarem filas gigantescas em decorrência da demora na conferência de documentos, algo muito comum em eventos.

Além disso, há ainda a maior segurança proporcionada pelo uso do QR Code, que dispensa que o cliente carregue documentos em mãos, o que pode gerar um elevado risco de perdas, especialmente em locais muito movimentados. Mais do que isso, a chance de erros em um check-in feito por meio de QR Code é praticamente nula, diferentemente do que pode acontecer em um check-in manual.

Com todas estas informações, caso você trabalhe com algum tipo de serviço que exija a realização de check-in, considere imediatamente começar a utilizar a tecnologia QR Code em seu favor, de modo que se possa usufruir dos benefícios e vantagens deste recurso.

Para saber ainda mais sobre como a tecnologia QR Code pode contribuir para uma melhor realização de diferentes serviços e garantir maior segurança a clientes e empresas, acesse a página QR Paga e leia nossos artigos sobre este e muitos outros temas relacionados!