Como usar QR Code? Aprenda como utilizar o Código QR

O QR Code está cada vez mais presente na sociedade. Você pode encontrá-los em revistas, livros didáticos, produtos à venda, sites da internet e até como forma de pagamento. As empresas têm usado o recurso para impulsionar seus negócios, elaborar estratégias de marketing e até para facilitar pagamentos dos clientes. Mas você sabe de onde surgiu essa tecnologia e como ela funciona? Acompanhe o nosso texto e tire todas as suas dúvidas sobre como você pode aproveitar o QR Code na sua empresa.

Como o QR Code surgiu?

Como surgiu o QR Code

O QR Code, que também costuma ser chamado de código QR, é mais antigo do que você provavelmente está imaginando. Embora ele tenha se tornado mais conhecido do grande público a partir de 2010, quando começou a ser usados por grandes redes de varejo americanas, a criação do QR Code aconteceu em 1994, no Japão.

A invenção do código QR é de responsabilidade da empresa Denso Wave, uma subsidiária da montadora Toyota. A equipe responsável por sua criação era liderada por Masahiro Hara, e o objetivo deles era a criação de um código que otimizasse o controle de estoque dos seus veículos.

A ideia surgiu porque os funcionários passavam por dificuldades ao utilizar os códigos de barra tradicionais. Os QR Codes conseguiam assimilar mais informações e ocupavam um espaço menor. Portanto, o scanner conseguia rastrear e registrar o estoque de veículos de forma mais precisa e rápida.

O código começou a ser usado fora da montadora a partir de 2000, quando sofreu pequenas alterações e passou a corresponder ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Logo ele se tornou muito popular dentro da indústria automotiva, pela facilidade que trazia para os processos de fabricação e para o rastreamento e estoque dos veículos.

Não demorou para que percebessem que os códigos QR podiam ser lidos até mesmo pelas câmeras VGA, mais comuns na época. Com essa percepção, as possibilidades de uso tornaram-se muito mais amplas, e vários setores passaram a contar com o QR Code para várias funções, entre elas rastreamento de produtos e ações de marketing.

No Brasil, o primeiro uso do código por parte do comércio foi feito em 2007, quando uma grande loja de produtos de informática lançou um anúncio em jornal que premiava o leitor com ofertas exclusivas se acessasse o código QR disponibilizado.

A partir disso, várias empresas brasileiras começaram a utilizar o recurso em peças publicitárias e para estoque, especialmente em supermercados e grandes varejistas.

Hoje em dia, tanto no Brasil quanto no mundo, o uso do QR Code está cada vez mais popular. Praticamente todos os setores apostam no código para interação com os clientes e diversas outras funções. Até mesmo a indústria do turismo tem apostado no seu uso para acesso a mapas e outros recursos que envolvem interações com realidade aumentada.

Como funcionam os códigos QR?

Como funcionam os códigos QR

A abreviação QR corresponde a Quick Responsive Code, ou seja, é um código de resposta rápida. A sua função básica é armazenar informações a respeito do produto ou conteúdo a que está relacionado. Confira a seguir alguns detalhes de funcionamento do código QR:

Quantidade de informações

A quantidade de informações que podem ser armazenadas depende do tamanho do QR Code e do tipo de caracteres. Existem mais de 40 tipos de códigos QR, e suas dimensões variam de 21×21 pixels até 177×177. Os QR Codes com as maiores dimensões disponíveis podem armazenar até 7.089 caracteres numéricos ou 4.926 caracteres alfanuméricos.

Formato

O formato básico do código QR é um quadrado formado por um mosaico de pequenos pontos, que são escaneados pelas câmeras dos dispositivos móveis ou pelos scanners das indústrias. A partir da leitura, eles podem ser convertidos em links, textos, números de telefone e até mesmo imagens e vídeos.

Processamento

A câmera processa as informações do código QR e realiza a extração das informações tanto nos componentes horizontais quanto nos componentes verticais da imagem.

O processo de leitura começa a partir dos três quadrados grandes que ficam nos cantos das imagens. Eles servem como um mapa para os outros dados e facilitam a leitura do código em qualquer posição. Depois, há um outro quadrado grande, mais para dentro, que informa como a imagem deve ser lida.

Há também regiões que informam o tipo de código e, de forma geral, os quadradinhos menores contêm o resto das informações relacionadas ao objeto. É importante que todos os bytes do código estejam posicionados corretamente ou pode haver problemas na leitura.

Níveis de correção

O código QR conta com um sistema de prevenção de erros, que evita o mau funcionamento dos códigos quando algum byte apresenta defeitos. Esse sistema, chamado de correção de erros Reed-Solomon, permite a leitura mesmo com bytes danificados. A precisão do sistema é inversamente proporcional à quantidade de informações armazenadas no código. Em outras palavras, quanto mais informações, menos precisa será a correção. Existem quatro níveis de correção: nível L (7% de correção), nível M (15%), nível Q (25%) e nível H (30%).

Uma das vantagens do QR Code é que, além de serem lidos por qualquer dispositivo de imagem, também são muito fáceis de se criar.

Como gerar QR Codes

Como gerar QR Codes

Se você não sabe como usar QR Codes, não se preocupe. É muito fácil fazer a geração de códigos QR online. E de forma geral, você não precisa pagar nada para isso, já que, como mencionado, a licença dos QR Codes é totalmente livre para uso.

Você pode gerar QR Codes levando a diversas informações. É possível personalizar seu cartão de visitas, fazer ações de marketing, criar sistemas de pagamento, divulgar imagens ou números de telefone ou levar a URLs com conteúdo.

Para isso, existem muitas ferramentas online que auxiliam a gerar QR Codes. Os geradores on-line têm diferentes ferramentas e permitem a geração de códigos diferentes, e é essencial que você encontre aquele com os recursos ideais para as suas necessidades.

Nos geradores online, você pode personalizar o código QR. É possível alterar a aparência final, a forma dos quadrados e até mandar um logotipo personalizado, que será posicionado exatamente no meio do seu QR Code.

A maioria dos geradores permite que você teste o QR Code com o seu smartphone e faça alterações no que não ficar do seu agrado. Assim que ele estiver pronto, você pode fazer o download e começar a aplicá-lo na web e em impressos.

Quais as vantagens de usar códigos QR?

Quais as vantagens de usar códigos QR

Não adianta você aprender como utilizar o QR Code sem compreender as inúmeras vantagens que isso pode trazer para a sua vida e para seus negócios. A seguir, vamos listar alguns dos benefícios que o uso dos QR Codes pode trazer para você e para sua empresa:

Acessibilidade

O QR Code é extremamente acessível, tanto no que diz respeito à produção quanto à leitura. Isso porque, como você já viu, ele pode ser produzido em qualquer gerador online sem custo algum, o que gera economia para as empresas. Além disso, ele pode ser lido por qualquer pessoa que possua um smartphone, o que, hoje em dia, significa praticamente toda a população.

Armazenamento de informações

Uma das principais vantagens do QR Code quanto ao código de barras tradicional é a quantidade de informações que podem ser adicionadas a ele. Além disso, o código tem como diferencial o suporte a caracteres kanji, o que abre maior possibilidade de alcance do mercado oriental, algo muito importante no comércio atual.

Agilidade e conveniência

No que diz respeito ao cliente, o QR Code pode trazer dois importantes diferenciais para a sua empresa: agilidade e conveniência, dois fatores extremamente valorizados especialmente pelo público da geração millennial, que vive na velocidade da luz. Agilidade porque o código QR permite que os operadores de caixa, vendas e outras funções possam realizar o atendimento de forma mais rápida, e conveniência porque o cliente pode ter informações, recursos adicionais e até mesmo uma forma de pagamento de forma mais acessível e rápida na palma da sua mão.

Interação online e offline

Os códigos QR podem ser impressos e posicionados em virtualmente qualquer lugar. Cartazes, pontos de ônibus, folhetos, livros, propagandas; todos esses elementos físicos podem levar a diversos recursos virtuais através de um QR Code. Cada vez mais as pessoas podem integrar os aspectos de sua vida on-line e offline , algo que fica muito mais complicado sem a ajuda do QR.

Inovação nas estratégias de marketing

Inovação nas estratégias de marketing

Mais para frente vamos falar um pouco mais sobre como usar o QR Code para otimizar o marketing da sua empresa. Mas já podemos adiantar que essa ferramenta permite que você realize estratégias de publicidade diferenciadas, mais interativas e inovadoras. Além disso, como os códigos normalmente não têm custo para serem gerados, o marketing pode ficar até mesmo mais barato.

Acesso a informações

Em complemento à interação on-line e offline está o acesso a informações por parte do cliente. Pode ser um grande diferencial para sua loja ou marca se o cliente puder ter acesso a todos os detalhes do produto apenas por meio da leitura de um QR Code em sua etiqueta, por exemplo. Em vez de precisar de uma pesquisa online (coisa que a maioria dos consumidores faz antes da compra hoje em dia) que pode demorar ou não a trazer os resultados desejados, o cliente tem acesso às informações que quiser apenas usando a câmera do seu smartphone.

Como usar QR Codes para impulsionar uma empresa?

As vantagens do QR Code estão muito relacionadas com agilidade em atendimento e melhoras no relacionamento com o público. Portanto, vamos entrar mais um pouco nesse assunto e entender como usar QR Code para otimizar o trabalho da sua empresa e impulsionar os seus negócios. Confira a seguir algumas ações que se tornam possíveis ou mais acessíveis com o uso dos códigos QR:

Fortalecer a imagem da empresa

O uso dos QR Codes pode trazer informações sobre a sua empresa para o público de forma rápida, acessível e praticamente gratuita. Assim, você pode colocá-los em peças publicitárias ou até mesmo nas etiquetas dos produtos e programá-los de forma que gerem acesso a vídeos, links com a história da empresa ou curiosidades de fabricação dos produtos, por exemplo. Isso gera identificação com a marca por parte dos consumidores, o que pode tornar sua empresa mais relevante no mercado.

Otimizar os trabalhos internos

Como já demonstramos no início do texto, os QR Codes surgiram tendo em mente não estratégias de marketing ou relacionamento com o cliente, e sim facilitar o trabalho interno das montadoras de veículos. Portanto, você pode usar os códigos QR para facilitar o registro e estoque dos seus produtos, além de melhorar a comunicação interna da sua empresa. Obviamente, se o trabalho interno é otimizado, a produtividade melhora e reflete nas vendas e imagem da empresa.

Facilitar os pagamentos

Os QR Codes já vêm sendo usado por muitas empresas como forma de pagamento. Por serem muito práticos e seguros, já que não envolvem uso de cartões ou dinheiro, muitos clientes gostam desse diferencial sobre o qual vamos conversar em detalhes daqui a pouco. Porém, já podemos dizer que investir em ferramentas que permitam os pagamentos por códigos vai ser cada vez mais importante.

Facilitar as compras online

Além de aumentar o número de formas de pagamento disponíveis, você pode usar o QR Code para tornar o seu e-commerce mais prático e acessível. Simplesmente escaneando um código encontrado em uma revista ou placa, o cliente pode comprar algo de seu interesse e simplesmente esperar pela entrega em casa.

Gerar leads

O uso dos QR Codes não só pode melhorar o seu relacionamento com os clientes atuais, como também pode gerar novos clientes. Basta você posicionar o código em peças publicitárias e linká-los a páginas de cadastro, talvez oferecendo descontos exclusivos para aqueles efetuados.

Aumentar o valor de mercado do seu produto

Quanto mais o consumidor conhecer sobre um produto, mais seguro ele se sentirá na hora de comprá-lo. Assim, acrescentando QR Codes a seus produtos, você pode dar acesso a diversas informações sobre eles ao seu cliente.

Se você trabalha com peças de vestuário, por exemplo, pode gerar um QR Code que leve a informações sobre como lavar a roupa. Os produtos da indústria alimentícia podem trazer mais informações nutricionais do que as que estão na embalagem, e assim por diante. Além disso, você pode monitorar esse acesso e entender mais sobre o público e seus hábitos de consumo, adequando as suas estratégias de marketing de acordo.

Aperfeiçoar as suas estratégias de marketing

Como o QR Code gera acesso a mais informações sobre os produtos e à empresa e permite uma maior interação com os clientes, é uma conclusão lógica que ele pode e deve ser parte das ações de marketing. Os códigos devem ser parte essencial da publicidade da empresa, e precisam estar presente nas mídias e eventos realizados para aumentar a relevância da marca.

Utilizando QR Codes em eventos

Utilizando QR Codes em eventos

Se você está nos acompanhando até aqui, já deve ter percebido que os QR Codes têm inúmeras utilidades e benefícios para a sua empresa, tanto na área de operações como na área de marketing.

Mas talvez você ainda não tenha compreendido como utilizar o QR Code em eventos. O fato é que, desde a divulgação até o relatório pós-evento, existem inúmeras maneiras em que o uso do código QR pode facilitar a vida tanto dos organizadores quanto dos participantes. Ele pode ser usado antes, durante e depois do evento, de várias formas.

Divulgação

O QR Code pode facilitar a divulgação do seu evento. Basta posicioná-lo em pontos estratégicos em locais que costumam ser visitados pelo seu público-alvo. Assim, você evita gastos e prejuízos para o meio ambiente que seriam gerados pela impressão de folhetos impressos, e ainda evita riscos de que as informações fiquem desatualizadas caso haja alguma alteração. Basta manter o site acessado através do código atualizado e os participantes estarão informados corretamente.

Organização

Com o uso do código QR dentro da equipe de organização, as informações podem ser acessadas de forma mais precisa e rápida por todos os envolvidos. Assim, a comunicação melhora e a produtividade cresce, aumentando as chances de sucesso do evento e diminuindo a possibilidade de erros que possam estragar um dia para o qual a sua empresa se prepara tanto.

Cadastro e credenciamento

Seja por convite ou por divulgação, você pode gerar um código QR que permita ao participante fazer um pré-cadastro em seu site. Então, no dia do evento, você pode disponibilizar um outro código que faça o credenciamento do participante de forma rápida e prática, evitando filas e tumulto no começo do evento, algo bem comum nesse tipo de ocasião. Como um bônus, os crachás podem conter um QR Code personalizado com o contato do participante, facilitando a troca de informações entre eles.

Informações complementares

Informações complementares sobre QR Code

Durante as atividades do evento, é possível gerar diversos QR Codes que tragam informações extras a respeito do que está acontecendo. Se o participante estiver em uma palestra, por exemplo, pode haver códigos levando à biografia do palestrante. Se for uma atividade lúdica, o código pode fazer parte dos jogos, trazendo até elementos de realidade aumentada, por exemplo. Basta fornecer uma boa conexão à internet e abusar da criatividade.

Controle de dados

O uso do código QR por parte dos participantes dos eventos gera dados que você pode registrar e aproveitar. Informações como número de presentes, suas profissões, idades e contato ficam disponíveis para a organização. Isso permite à sua empresa elaborar relatórios mais precisos sobre o sucesso e perfil do seu evento, assim adequando eventos futuros e criando uma banco de dados de possíveis convidados.

Viu como um simples evento pode se tornar muito mais produtivo e ter muito mais chances de sucesso se você usar os códigos QR para sua execução? E isso vale para vários outros setores da sua empresa, particularmente o marketing.

Como o QR Code pode ser utilizado como estratégia de marketing?

O QR Code pode ser utilizado de várias maneiras como estratégia de marketing. Ele vem para complementar as ações de marketing tradicional e também o marketing digital. Seu principal diferencial em relação a outras mídias de marketing é permitir a interatividade do público-alvo com as peças publicitárias.

Com a popularização dos smartphones, cada vez mais usar o código QR como estratégia de marketing deixa de ser uma inovação para se tornar um requisito básico para atingir o público e se manter relevante no mercado. Porém, é preciso ter cuidado na hora de utilizá-lo, para não se perder em muitas ideias e acabar por tirar o foco do que é importante.

Primeiro de tudo, é importante conhecer o seu público-alvo. Se você trabalha com um público que não costuma ser tão conectado às mídias sociais e aos smartphones, campanhas publicitárias que dependam muito fortemente da interação com o código QR podem não ter tanto sucesso. Nesses casos, comece introduzindo a ideia devagar, primeiramente colocando o código apenas como um bônus, e não como parte necessária para entender a campanha.

É importante também ser extremamente criativo quando utilizar o código QR em suas peças publicitárias. Parta do princípio de que, se o seu cliente vai ter o trabalho de abrir a câmera do seu smartphone para acessar algum conteúdo, esse conteúdo precisa ser interessante o suficiente para compensar o esforço. Portanto, nada de páginas sem graça ou estáticas; use o recurso para trazer vídeos, imagens e jogos ao seu cliente. Em outras palavras, conteúdos aos quais ele não teria acesso apenas por meio da mídia tradicional.

Tendo essas recomendações em mente, confira a seguir como você pode utilizar o QR Code em suas estratégias de marketing.

Promoções exclusivas

Promoções exclusivas QR Code

Você pode aliar o código QR ao seu trade marketing, por exemplo, e posicioná-lo em seus pontos de venda para dar descontos instantâneos e exclusivos. Esse é o tipo de coisa que com certeza gera tráfego e pode trazer novos clientes, que normalmente comprariam com outra marca, mas ficaram atraídos pela promoção.

Divulgação de novidades

Quando sua empresa pretende lançar um novo design, um novo produto ou qualquer inovação no mercado, o QR Code pode ser um bom complemento. Você pode posicioná-lo em sites e em pontos físicos estratégicos e eles podem levar o cliente a teasers ou contadores do tempo faltante até o anúncio, por exemplo. Eles também podem ser ligados a artigos ou fotos explicando as mudanças ou dando informações dos novos produtos. Abuse da criatividade e da interação.

Aproximar o cliente do produto

Como não cansamos de repetir, um dos principais diferenciais do QR Code é a possibilidade de interação. Portanto, valorize-o como uma forma de aproximar seu cliente do produto, divulgando informações e, se possível, até permitindo “testes” do produto.

Um exemplo seria uma empresa de moda divulgar um código QR que leve a um app ou site em que o cliente possa fazer um upload de uma foto sua e simule como ficará com determinada peça. É esse tipo de ação que faz o cliente entender sua empresa como uma marca conectada e criativa.

Cases de QR Code no marketing

Cases de QR Code no marketing

Se ainda não ficou claro para você como utilizar QR Code em suas estratégias de marketing, não se preocupe. A seguir, nós compilamos alguns casos de empresas, tanto famosas quanto locais, que criaram campanhas de marketing utilizando o código QR.

L’Oreal

Ainda em 2012, a gigante dos cosméticos já utilizava o código QR para alavancar suas vendas. A ideia foi extremamente simples: a empresa colocou um QR Code em cada táxi de New York. Quando escaneado, ele levava ao site da empresa, incentivando as compras online.

LEGO

Em 2009, uma loja de brinquedos alemã elaborou uma campanha bem criativa com Legos.Utilizando as pecinhas da marca, eles montaram códigos QR na rua.Quando escaneados, eles levavam à página da loja onde o cliente podia comprar os tijolinhos utilizados na fabricação do código. Essa ação levou a 49% de aumento nas vendas de Lego.

Pão de Açúcar

A famosa rede de supermercados, inspirada em uma rede sul-coreana que fez a mesma coisa, criou uma Vitrine Virtual, que pode ser encontrada em lugares estratégicos, como shoppings de São Paulo. Usando o leitor de código QR nessa Vitrine Virtual, o cliente podia fazer comprar direto no app do mercado para serem entregues em casa.

Netflix

A famosa rede de streaming já utilizou os QR Codes para divulgação de vários de seus conteúdos. Um dos exemplos foi quando a empresa imprimiu diversos códigos em copos de café de redes americanas para divulgar filtros do Snapchat inspirados na série Gilmore Girls, para a qual a companhia desenvolveu uma continuação.

Instagram

Instagram QR Code

A rede social de fotos disponibilizou um filtro com QR Code que podia ser personalizado pelos usuários e divulgado para que as outras pessoas o seguissem. A iniciativa se provou particularmente popular no cross-posting, ou seja, os usuários e empresas postaram o código em outras redes sociais e conseguiram aumentar o engajamento e número de seguidores no Instagram.

E-mart

Essa rede de lojas sul-coreana é talvez um dos usos mais criativos do QR Code como estratégia de marketing. Ao perceber que as vendas da companhia diminuíam significativamente no período entre às 12h e às 13h, a empresa criou um QR Code que só podia ser acessado durante esse horário, pois dependia do posicionamento sol. O QR Code levava ao e-commerce da empresa, e a ideia foi extremamente bem-sucedida, porque as vendas realmente se elevaram durante esse período.

VivoCity

Provando que o mercado asiático está sempre se aproveitando das tecnologias, o maior shopping de Cingapura realizou uma campanha de marketing em 2013 que ficou muito famosa. Durante uma grande liquidação, eles posicionaram mascotes em tamanho real vestidos de códigos QR, e incentivaram os clientes a escaneá-los. O código levava a uma página de concursos que dava prêmios a quem curtisse a página do shopping no Facebook. Em um dia com a campanha, eles conseguiram 4.000 curtidas.

Vendo esses casos, é possível perceber que as possibilidades são inúmeras, e que todos os setores podem se beneficiar desse recurso para valorizar suas campanhas publicitárias. Também podemos ver que uma das grandes tendências é utilizar o QR Code na própria embalagem dos produtos. Vamos entender isso melhor?

Como usar QR Code nas embalagens de produtos

Como usar QR Code nas embalagens de produtos

Em um mundo cada vez mais visual, em que milhões de imagens são divulgadas e visualizadas a cada segundo, é importante que as empresas fiquem atentas ao design das suas embalagens. Elas se tornaram uma grande ferramenta de marketing e uma maneira rápida e simples de impressionar o cliente.

E se você associar um bom design de embalagem à colocação de um código QR, você pode valorizar ainda mais a sua marca. O código na embalagem pode levar a vários tipos de conteúdo.

Um exemplo seria a possibilidade de gerar uma venda extra. Você pode inserir um código que leve à loja online, por exemplo, e oferecer um produto que complemente o que está naquela embalagem. Seria como colocar um QR Code para a compra de um condicionador em uma embalagem de shampoo, por exemplo.

A embalagem também pode conter um código que leve a informações extras sobre o produto. Algumas indústrias têm requisitos específicos em relação às informações que devem ser divulgadas diretamente na embalagem (é o caso da tabela nutricional em produtos alimentícios, por exemplo). Mas o código QR permite que você deixe o design mais clean, colocando qualquer informação adicional no código, e não diretamente na embalagem.

O QR Code na embalagem pode ser usado também para facilitar a comunicação com o cliente. Você pode usar o código para que o cliente acesse a página de atendimento ao consumidor, gerar uma página onde ele pode postar sua avaliação ou feedback do produto, ou conectá-lo às redes sociais da empresa, onde ele poderá comentar suas opiniões e experiências. As possibilidades de interação são inúmeras, e cabe à sua empresa explorá-las e ver qual a mais adequada para o seu produto.

Você também pode aproveitar o código QR das embalagens para manter um registro dos produtos mais vendidos da sua empresa. Com isso, você pode adequar suas estratégias de marketing e atualizar a forma de distribuição e fabricação.

As vantagens de utilizar o QR Code na embalagem do seu produto são muitas. Porém, é importante você lembrar de seguir algumas recomendações para aumentar a aprovação dos seus clientes e as chances de sucesso. Confira quais são a seguir:

Garanta a visualização e facilite o escaneamento

Garanta a visualização e facilite o escaneamento

Diferente de materiais impressos como revistas e panfletos, as embalagens não são retas, e as pessoas não têm o costume de olhá-las com tanto cuidado. Portanto, pense nisso na hora de pensar nas dimensões e posicionamento do seu QR Code. Certifique-se de que ele tem um tamanho e está em uma posição em que será notado pelo cliente, e garanta também que a superfície não está irregular, pois isso pode atrapalhar no escaneamento.

Invista em cores e aposte em um bom design

Acrescente cores no código QR da embalagem, para chamar mais a atenção do consumidor. Garanta que ele ficará atraente para o cliente escanear.

Inclua uma chamada à ação

Considere que talvez o seu cliente não esteja familiarizado com códigos QR, e talvez não saiba o que aquele ‘quadradinho’ na embalagem faz. Por isso, acrescente uma mensagem que o convide a apontar a câmera de seu smartphone para o código. Assim, as chances de engajamento ficam maiores e podem atingir outros tipos de público.

QR Code como forma de pagamento

O código QR não auxilia apenas o setor de marketing da sua empresa. Ele também pode auxiliar nos departamentos de logística, de relacionamento com o cliente e até mesmo pode ser usado na hora de pagar pelos produtos.

O uso do QR Code para pagamentos vem se popularizando desde meados da década passada. As grandes empresas de transação online foram as pioneiras para utilizar o código nos pagamentos, e a tendência é que, em um futuro não muito distante, isso se torne básico em todos os tipos de comércio.

Isso acontece porque o QR Code oferece inúmeras vantagens em relação às formas de pagamento comuns no mercado hoje em dia. A seguir, vamos elencar algumas delas:

Rapidez e praticidade

Rapidez e praticidade com QR Code

O QR Code garante praticidade e agilidade em todos os seus usos, e com pagamentos não é diferente. Com uma boa conexão à internet, o pagamento deve levar menos de dez segundos, de acordo com as informações das principais empresas de pagamento. Além disso, não há a necessidade de senhas ou o transtorno de se atrapalhar com trocos, por exemplo. É muito mais prático do que qualquer outra opção disponível no mercado atualmente.

Custo menor para o comércio

Quando o cliente paga por QR Code, as taxas que a empresa deve pagar são muito menores do que aquelas cobradas pelas bandeiras de cartão de crédito. Como o número de pessoas que pagam com cartão hoje em dia é muito expressivo, não tenha dúvidas de que esse custo é repassado no preço do produto. Se os QR Codes se popularizarem, esse valor ficará menor, e possivelmente os produtos poderão ter preços um pouco menores.

Democratização dos pagamentos e aumento das vendas

O pagamento com QR Code é extremamente acessível. Basta que a pessoa esteja portando seu smartphone com câmera e ela poderá pagar pelo produto. Assim, acaba aquela frustração, tanto para o lojista quanto para o cliente, de estar prestes a finalizar uma compra e perceber que esqueceu o cartão de crédito ou a carteira em casa.

Segurança

É muito seguro realizar pagamentos pelo código QR, uma vez que é quase impossível fraudar a transação por esse sistema. A notificação chega de forma instantânea tanto para o lojista quanto para o cliente, e nenhum dos dois corre riscos de inadimplência ou cópia dos dados.

Vale lembrar que, apesar de todas as praticidades, o pagamento por QR Code ainda não é totalmente regulamentado pela Legislação Brasileira. Porém, a tendência é que logo isso mude, pois o Banco Central vem realizando diversas ações de incentivo aos pagamentos instantâneos.

Como funciona o pagamento com QR Code?

Como funciona o pagamento com QR Code

Você já entendeu as vantagens de disponibilizar pagamentos com código QR para os clientes. Mas é preciso entender também como esse pagamento funciona. Basicamente, ele depende de um sistema de pagamento online e de uma boa conexão à internet no estabelecimento.

Cumprindo esses dois requisitos, existem duas formas do cliente realizar o pagamento através de QR Code. As duas formas dependem da câmera do seu smartphone. Existem vários aplicativos móveis que já permitem o pagamento através dos códigos, e o número de lojas físicas que também oferecem o recurso tende a aumentar cada vez mais. No Brasil, já são mais de 50 mil estabelecimentos que disponibilizam o pagamento pelo código.

O pagamento com código QR segue alguns passos muito simples, e mesmo quem não tem muito domínio da tecnologia pode efetuá-lo sem grandes problemas. Existem casos em que o código é gerado em maquininhas semelhantes às utilizadas para pagamentos com cartão, casos nos quais o código é gerado no próprio caixa e casos em que o código é único para toda a loja. A diferença entre os dois métodos é muito pequena.

Quando o código fica disponível no caixa ou na maquininha de cartão, basta que o cliente aponte a câmera do seu smartphone para ele. O valor a ser pago aparecerá de forma automática na tela, e basta que ele confirme a transação, seja com o aplicativo do seu banco de preferência, seja com apps de carteira digital. É possível até mesmo que o cliente escolha se deseja pagar no débito ou crédito e parcelar o valor. Depois, basta exibir o comprovante para o lojista, que provavelmente também já terá recebido uma notificação do pagamento.

Quando o código é o mesmo para todas as transações da loja, o pagamento pode ser efetuado da mesma forma, pelo celular. A única diferença é que, antes de pagar, o cliente terá que digitar o valor total das suas compras. Como é integrado com aplicativos financeiros, às vezes o pagamento por código QR pode exigir o código de segurança do cartão.

Portanto, o pagamento se torna muito mais prático e seguro. É muito importante para os comércios oferecerem essa opção para os seus consumidores.

QR Codes vs. Código de Barras

QR Codes vs. Código de Barras

Uma das dúvidas mais comuns dos clientes e empresas em relação aos QR Codes é a sua diferença em relação aos códigos de barras. Afinal de contas, ambos são formas de identificação de produtos, pensadas para facilitar estoques e padronização do processo logístico. Então, o QR Code veio para substituir o código de barras?

Essa não é uma pergunta tão simples de responder mas, de forma geral, não. Os dois têm algumas diferenças fundamentais no que diz respeito à representação gráfica, função primordial e outros detalhes.

Representação gráfica

A principal diferença é que o código de barras é unidimensional, e só armazena informações que podem ser lidas na horizontal. Por isso, sua representação gráfica são barras com espaços brancos, gerando listras que são lidas pelo scanner e viram informações. Enquanto isso, o QR Code é bidimensional, e armazena informações na horizontal e na vertical. Por isso, sua representação gráfica são quadrados e pontos.

Processo de leitura

O código de barras é lido por um raio infravermelho, como aqueles geralmente encontrados em caixas de supermercado. O QR Code, por sua vez, deve ser lido por dispositivos de imagens, como as câmeras dos smartphones.

Extração da informação

O QR Code tem capacidade de armazenar muito mais informações do que o código de barras. Além disso, a extração das informações é diferente entre eles. As informações do código de barras geralmente são acessadas de um banco de dados onde os produtos estão registrados. Já as do código QR são encontradas na internet. Portanto, isso mostra que os códigos de barra ainda são necessários em lugares mais remotos e com menos acesso à internet.

Uso mais comum

Geralmente, o código de barras costuma ser mais utilizado no varejo para o processamento de produtos e consulta de estoque. Ainda é bem mais comum que o QR Code nos supermercados e nas grandes lojas do varejo, por exemplo, com exceção de algumas empresas mais modernas que já o utilizam nos pagamentos. Mas o uso mais comum do código QR ainda está nas estratégias de marketing e acesso a informações complementares em relação aos produtos ou locais.

Qual a diferença de códigos QR dinâmicos e códigos QR estáticos?

Qual a diferença de códigos QR dinâmicos e códigos QR estáticos

Além da diferença entre o código de barras e o QR Code, existem diferenças até mesmo entre os diferentes tipos de código. Um dos exemplos disso é que existe o código QR do tipo dinâmico e o do tipo estático.

Ambos os tipos são úteis, mas suas aplicações são distintas. Entenda melhor:

QR dinâmico

O código QR dinâmico, também chamado de QR vivo, permitem edições depois de criados sem alterar a estrutura do código. Isso significa que você pode alterar o conteúdo à vontade. Portanto, são a opção mais recomendada para conteúdos que precisam ser constantemente atualizados ou são mais tecnológicos, como vídeos ou jogos. Além disso, eles geram estatísticas em relação a acesso. A única desvantagem é que geralmente não são oferecidos pelos geradores gratuitos de código QR, e você pode precisar pagar uma taxa para gerá-los.

QR estático

O QR estático, por sua vez, não permite alterações do conteúdo depois de gerado. Isso significa que, se houver algum erro ou necessidade de alteração, é preciso gerar um código novo. Porém, se feito com cuidado, ele é a melhor opção para conteúdos como textos ou links fixos, como a homepage do seu site. Como vantagem, eles geralmente são mais fáceis de encontrar em geradores gratuitos.

Devo ter cuidado com QR Codes?

Devo ter cuidado com QR Codes

A resposta rápida é: sim, você deve ter cuidado com os QR Codes. Nós já mostramos que eles são extremamente úteis para as empresas e facilitam a vida de milhões de usuários de smartphone. Porém, como seu acesso é 100% livre e virtualmente qualquer pessoa pode gerar um código QR, é impossível garantir que todos tenham boas intenções.

Em 2011, houve um caso bem famoso na Rússia em que um código QR induzia ao download de um app que enviava mensagens de texto sem o consentimento do proprietário do smartphone, gerando aumentos na conta do telefone e atrapalhando a vida de muita gente.

Como é impossível saber qual redirecionamento um QR Code vai gerar, existem alguns cuidados importantes que você deve seguir para não correr o risco de cair em sites de spam ou até mesmo malwares que podem prejudicar seu celular ou computador.

Não escaneie qualquer QR Code que você vê

A regra básica é: se você não conhece o gerador de um código QR, não o acesse. Nessa hora, vale lembrar aquele velho ditado de que a curiosidade matou o gato. Se a fonte não for confiável (como uma marca famosa ou alguém que você conheça), não escaneie o código no seu smartphone.

Use scanners que mostrem o link

Essa tática pode ajudá-lo a evitar links duvidosos. Muitos apps usados para ler os códigos exibem o link antes de redirecionar o telefone. Assim, se o nome não lhe inspirar confiança, você já pode negar o acesso.

Mantenha seu antivírus atualizado

Caso a prevenção falhe, está na hora de remediar. Se o seu celular acabar acessando um link prejudicial, você não terá problemas se o antivírus estiver ativado. Portanto, não deixe de investir em uma boa proteção contra malwares e lembre-se de mantê-la ativada.

Conclusão

Conclusão QR Code

Como você pôde perceber ao longo deste texto, o QR Code já chegou muito mais longe do que previu a sua criadora, a Denso Wave, lá em 1994. Cada vez mais ele se diferencia do código de barras unidimensional, e já se divide em vários modelos, como o dinâmico e o estático. Hoje em dia, o recurso torna-se cada vez mais útil em razão de estarem profundamente ligados com os smartphones.

Para as empresas, os QR Codes representam uma ferramenta muito útil na otimização de processos, organização de eventos e campanhas de marketing, como exemplificado por alguns cases de sucesso. Eles têm como vantagem serem práticos, acessíveis e interativos. Porém, como seu acesso é livre para qualquer pessoa, é preciso tomar alguns cuidados na hora de acessar os links através de seu celular.

Quer saber mais sobre QR Codes? Então acesse nosso blog e leia mais conteúdos sobre essa tecnologia.