Como receber pagamento com QR Code pela maquininha?

Embora tenha uma versatilidade muito grande de uso, o QR Code é constantemente utilizado para a realização de transações financeiras, de modo que vendedores, comerciantes e estabelecimentos comerciais são alguns dos que mais utilizam este recurso. Um dos motivos que torna isso possível é a possibilidade de receber pagamento com QR Code pela maquininha.

Ou seja, a mesma maquininha utilizada para o recebimento de pagamentos com cartões de crédito e débito permite, agora, que se possa receber esses pagamentos por meio da leitura de QR Code. Entretanto, por ser algo ainda relativamente novo, é possível que alguns profissionais não saibam como receber pagamento com QR Code pela maquininha.

Assim, é importante que se tenha estas informações, para que os comerciantes e vendedores, ou mesmo os empresários que possuem estabelecimentos comerciais possam conseguir receber pagamento com QR Code pela maquininha e oferecer ainda mais opções para os seus clientes.

Saiba quais são os passos para conseguir receber pagamento com QR Code pela maquininha

A implementação da possibilidade de receber pagamento com QR Code pela maquininha é algo ainda bastante novo, o que significa que esta é uma opção mais presente nos modelos mais modernos destas maquininhas. Desta maneira, empresas e profissionais que tenham algum modelo mais antigo de maquininha podem não contar com este recurso, e precisem de um aparelho mais novo para contar com este recurso.

Já nos modelos mais modernos, que permitem receber pagamento com QR Code pela maquininha, esta é uma função extremamente fácil de ser utilizada, e não requer qualquer tipo de ação prévia em seu equipamento. Isso porque a opção de receber pagamento com QR Code pela maquininha já está presente em seu sistema, e funciona de modo bastante semelhante aos pagamentos com cartões.

O primeiro passo para que você possa receber pagamento com QR Code pela maquininha é inserir na maquininha o valor total de sua venda, que será pago pelo cliente. Assim que este valor for inserido, você deverá escolher a opção do pagamento, que pode ser débito, crédito ou com o QR Code.

Ao optar pela opção do QR Code, o próximo passo pode ser diferente de acordo com o modelo da maquininha utilizada. Isso porque algumas marcas de maquininhas oferecem a opção de escolha por QR Code de diferentes operadoras de crédito ou financeiras, de modo que se deva fazer a escolha pela opção referente à conta em que o dinheiro será recebido.

Caso não haja a necessidade desta escolha, ou após esta escolha, caso ela seja necessária, o passo seguinte já será a exibição do QR Code na tela da maquininha. Isso significa que o código está pronto para ser utilizado e cobrará pelo valor exato informado no início deste procedimento.

Desta maneira, basta que o cliente faça a leitura do código exibido em sua maquininha e, ao finalizar esta leitura, o pagamento já estará completamente realizado, com o valor enviado diretamente da conta bancária de seu cliente para a sua empresa.

Com esses passos simples, receber pagamento com QR Code pela maquininha é algo muito fácil, e que certamente estará disponível em todos os estabelecimentos do país nos próximos anos.

As vantagens de receber pagamento com QR Code pela maquininha

O que faz com que receber pagamento com QR Code pela maquininha seja algo cada vez mais comum é o fato que esta opção de cobrança gera muitos benefícios e vantagens aos comerciantes. A seguir, confira algumas destas vantagens e saiba por que você também deve começar a receber pagamento com QR Code pela maquininha:

  • Menor taxa sobre suas vendas

As maquininhas de cartão são um equipamento que facilita muito a vida de todos os vendedores e proprietários de estabelecimentos comerciais, uma vez que permite o pagamento com cartões mesmo que os clientes não tenham dinheiro em espécie em mãos. Porém, estas maquininhas possuem uma taxa cobrada sobre o valor de cada venda, que podem variar entre as vendas de débito e crédito.

No caso das vendas feitas com o QR Code nas maquininhas, no entanto, esta taxa é muito mais baixa, de forma que é a melhor opção para estes comerciantes, que terão o seu lucro praticamente inalterado. Em geral, a margem da taxa de venda com o QR Code nas maquininhas é de aproximadamente 1% do valor da venda total.

  • Maior segurança no recebimento

Outro grande benefício de receber pagamento com QR Code pela maquininha é a segurança que isso oferece ao vendedor e ao cliente, ao mesmo tempo. Isso porque os códigos visuais não são passíveis de adulteração, além de não proporcionarem possibilidades de golpes e fraudes.

Tudo isso porque a criptografia existente nestes códigos visuais impede que qualquer pessoa tenha acesso às informações financeiras de uma transação de pagamento. Assim, mesmo que haja uma tentativa de golpe, todos os seus dados e de sua empresa estarão completamente seguros.

Para saber ainda mais sobre como receber pagamento com QR Code pela maquininha e muitas outras formas de utilização desta tecnologia em seu cotidiano, visite a página da QR paga e acompanhe todas as nossas publicações sobre esses e muitos outros temas relacionados a esse recurso!