Como os grandes centros hospitalares podem usar o QR Code?

Na atualidade, gerar QR Code se tornou importante para uma série de otimizações no âmbito empresarial. Assim, tem-se tornado cada vez mais comum cobrar com QR ou mesmo gerar QR Code de endereços para ajudar clientes a se orientarem. Além disso, um setor que passou a fazer uso dessa tecnologia foi o hospitalar, que costuma usar QR Code de várias formas diferentes.

centros hospitalares

Vale ressaltar que esse tipo de código se transformou em uma ferramenta bastante relevante para os hospitais e apresenta várias utilidades distintas nesse sentido. Dessa forma, considerando as informações que podem ser embutidas em um QR Code, bem como a sua facilidade de leitura por meio de smartphones, uma série de facilidades foram geradas a partir disso.

Primeiramente, vale citar que usar QR Code em uma unidade hospitalar pode ser uma forma de cuidar dos equipamentos usados em exames e outros procedimentos médicos. Logo, o código é capaz de assegurar qualidade nos atendimentos prestados e ajudar em processos como a calibração de aparelhos.

Então, em linhas gerais, o ato de usar QR Code no âmbito hospitalar facilita para que a equipe médica lide com funções que seriam da alçada de um engenheiro clínico sem que a presença desse profissional se faça necessária em tempo integral.

Entretanto, também é válido considerar questões como o atual contexto de pandemia vivido pelo mundo ao falar sobre usar QR Code em ambientes hospitalares. Nesse sentido, vale destacar que o compartilhamento de informações sobre o quadro dos pacientes, bem como os resultados de exames pode ser facilitado a partir do código em questão.

Assim, basta que os profissionais insiram todas as informações necessárias dentro do QR Code e, então, toda a equipe poderá ter acesso a essas questões, facilitando também a comunicação interna e agilizando uma série de processos que antes seriam mais demorados e complexos.

Além dos profissionais, quando se pensa o caso dos exames, os clientes também poderão ter acesso aos resultados de forma facilitada pelo ato de usar QR Code . Dessa maneira, basta que a clínica compartilhe esse código com uma determinada pessoa para que ela possa saber exatamente como está a sua saúde.

Sem dúvidas, outro diferencial que o QR Code é capaz de oferecer para os hospitais está ligado à possibilidade de rastreio de material consignado, um processo que pode ser bastante complicado e acabar gerando problemas para os gestores. Portanto, ele precisa ser efetuado por meio de práticas eficientes e capazes de assegurar a precisão.

Assim, abaixo será abordado como usar QR Code para realizar o rastreio desse tipo de material.

Como usar QR Code para garantir a rastreabilidade de material consignado?

Em linhas gerais, um material consignado pode ser definido como todo aquele em que a venda parte de um fornecedor para cliente final, mas possui um intermediário no processo, conhecido pelo nome de consignatário. No âmbito hospitalar, esse tipo de venda é fundamental.

Quando se pensa, por exemplo, espaços como centros cirúrgicos, todo o material usado, incluindo os implantes voltados para um determinado procedimento, podem ser considerados enquanto material consignado. Portanto, diariamente surgem dúvidas a respeito de como agilizar esses processos e reduzir o tempo relativo à entrega e o uso de tais insumos.

Isso ocorre porque se trata de uma operação que conta com várias etapas distintas, que vão desde o recebimento da documentação relativa ao material até mesmo às formas de evitar que ele seja encaminhado diretamente para os centros cirúrgicos sem antes passar pelo Centro de Material de Esterilização (CEM).

Portanto, exatamente por se tratar de uma prática complexa e que exige bastante atenção, usar QR Code nesse cenário é algo interessante e capaz de assegurar a rapidez necessária. Isso acontece devido à questão da rastreabilidade, que passa a ser facilitada por meio do código em questão.

Logo, a possibilidade de rastrear esses insumos evita uma série de possibilidades, como as fraudes, capazes de gerar prejuízos para todos os envolvidos no processo. Além disso, o QR Code também é capaz de auxiliar na questão da elaboração de inventários, por exemplo.

Vale informar que o que torna esse processo otimizado quando se opta por usar QR Code é o fato de que a rastreabilidade permitirá que o hospital consiga reconstituir toda a trajetória que os seus insumos fizeram desde o momento em que saíram das mãos do fornecedor. Assim, todo o seu caminho será registrado no código e, portanto, tende a ser uma facilidade interessante.

Assim, abaixo serão listados alguns dos principais benefícios atrelados ao uso de QR Codes por parte de hospitais:

  1. Gerenciamento dos riscos envolvidos no processo, o que ajuda a evitar falhas relacionadas à distribuição de insumos;
  2. Proteção da marca quanto a possíveis fraudes, já que todo o processo se torna passível de monitoração e o seu histórico pode ser rastreado por meio do QR Code;
  3. Redução de perdas em materiais de alto custo com a realização de inventários otimizados;
  4. Controle da localização exata dos insumos, feito de forma rápida e capaz de assegurar a logística com as distribuidoras.

Portanto, caso você tenha se interessado por esse assunto e deseje conhecer mais a respeito das formas de usar QR Code, acesse o site do QR Paga para explorar mais possibilidades ligadas a esse código.