Como os códigos QR são construídos?

Os códigos de resposta rápida ou QR eram populares mesmo antes da pandemia do coronavírus, mas agora estão em toda parte: desde cardápios de restaurantes e ingressos a outdoors e anúncios.

Esses códigos quadrados são rápidos e fáceis de usar e, como os usuários de Android e iOS podem escanear códigos QR com a câmera padrão de seus telefones, as pessoas não precisam de nenhum software especial ou atualização para usar QR code. Além disso, os códigos QR não requerem nenhum contato físico para que você interaja com eles, então não é surpresa que agora eles estejam em alta.

Se você sempre quis fazer seus próprios códigos QR, saiba que isso não requer nenhum grande conhecimento técnico ou muito tempo. Você só precisa do aplicativo certo e do conteúdo que deseja codificar, que será formatado de forma diferente dependendo de como você está usando o padrão preto e branco. Neste artigo, trouxemos algumas noções básicas sobre como gerar QR code. Ficou interessado? Confira agora mesmo!

Noções básicas de composição

Primeiramente, vale destacar os padrões de reconhecimento tendo em vista as formas de usar QR code, pois alguns leitores só podem ler códigos de barras padrão em uma direção, de cima para baixo. No entanto, seu telefone pode ler códigos QR em duas direções: de cima para baixo e da esquerda para a direita. Isso significa que esses padrões podem conter muito mais informações.

Nesse contexto, os códigos QR podem armazenar cerca de 4 mil caracteres de texto, que podem ser qualquer coisa, desde uma mensagem simples até um link para seguir ou um arquivo para baixar. Você pode se surpreender com a facilidade com que seu telefone pode ler códigos QR. Os três quadrados pretos nos cantos do gráfico informam ao telefone onde está o código, antes que a digitalização real ocorra.

Isso significa que os ângulos geralmente não são um problema e você não precisa acertar o enquadramento ou ter uma mão perfeitamente firme.

Esses gráficos são mais comumente usados para armazenar URLs de sites, portanto, as pessoas geralmente os usam para redirecionar os clientes ao site da empresa, à lista de bebidas do bar ou ao novo aplicativo.

Essa tecnologia pode ser muito útil, mas não desça as ruas digitalizando todos os códigos QR que encontrar. Existe uma suspeita potencial para indivíduos mal intencionados disseminando QR codes duvidosos, principalmente por meio de tentativas de enviá-lo para sites projetados para capturar detalhes de login ou instalar vírus em seu telefone.

Enquanto o seu dispositivo estiver executando um software atualizado, ele deve ser capaz de detectar e bloquear essas técnicas maliciosas. Mas ainda vale a pena ser cauteloso ao ler os códigos QR em locais públicos, especialmente quando você não tem certeza de quem está por trás deles.

Embora seja improvável que os fraudadores tenham substituído todos os códigos QR nos menus de seu restaurante local, um código preso aleatoriamente em uma parede de um espaço público tem maior probabilidade de ser arriscado. Exercite o bom senso e cuidado, pois assim, você não deve se deparar com problemas de falta de segurança.

Retomando ao lado positivo, na perspectiva de gerar QR code, esses padrões podem fazer com que as funcionalidades sejam otimizadas. Você pode codificar seus detalhes de contato em um código QR, por exemplo, e imprimi-lo em seu cartão de visita. Dessa forma, toda vez que alguém escaneá-lo, todos os detalhes que você compartilhou aparecerão no aplicativo de contatos padrão, prontos para serem salvos.

Possibilidades para gerar QR code

Se você está administrando um local para shows ao vivo, pode ter um código QR impresso na parte inferior dos cartazes anunciando shows futuros, o que levará as pessoas diretamente ao site onde podem comprar ingressos.

Em um nível mais simples, você pode querer criar um código QR que inclua detalhes de login para a rede Wi-Fi em sua casa ou aluguel de quartos, por exemplo. Os hóspedes podem escanear o código na entrada, o que os conectaria à internet sem a necessidade de pesquisar um nome de rede ou inserir uma senha.

Leva apenas um minuto para gerar QR code para esses usos simples. Existem maneiras mais avançadas de usar esses padrões, como fazer login diretamente em sites ou aplicativos, por exemplo. Eles exigem alguma habilidade de programação e codificação específica, então se é isso que você deseja fazer, é necessário pesquisar qual aplicativo oferece mais praticidade na hora de gerar QR code.

Muitos aplicativos desktop ou para dispositivos móveis geram códigos QR para você. Não há grandes diferenças entre a maioria e, até certo ponto, qualquer um deles servirá para suas necessidades de geração de código QR. Mas lembre-se: antes de escolher, verifique qual é o mais intuitivo.

De maneira geral, escolha uma das opções que julgar mais elegante e versátil, que suporte códigos QR para sites, perfis de redes sociais, endereços de e-mail, códigos de Wi-Fi, links de lojas de aplicativos e muito mais. Por fim, escolha o tipo de conteúdo que deseja incorporar ao gráfico para gerar QR Code de acordo com procedimentos exigidos.

Gostou desse artigo? Acesse o QRPaga e confira nossos outros conteúdos exclusivos!