Como os aeroportos estão usando o QR Code?

Dentre todos os lugares em que os códigos visuais podem ser utilizados atualmente, aqueles que apresentam um maior fluxo de pessoas são alguns dos quais mais podem se beneficiar desta tecnologia. Assim, o uso de QR Code nos aeroportos é um dos que podem ser apontados como um dos mais importantes atualmente.

Isso se deve ao fato de que muitas ações realizadas nos aeroportos podem ser mais fáceis e rápidas com o uso destes códigos. Desta forma, o uso dos QR Code nos aeroportos, que já é muito comum, deve se tornar ainda mais frequente nos próximos anos, em substituição a processos mais lentos nestes espaços.

Para que se consiga compreender ainda melhor a forma como pode ser feito o uso do QR Code nos aeroportos, confira a seguir quais são algumas das funcionalidades às quais este recurso pode ser implementado nestes locais:

  • Compra de passagens por meio do autoatendimento

Uma das maneiras mais comuns de se utilizar o QR Code nos aeroportos é com a compra de passagens por meio de terminais de autoatendimento. Isso significa que os passageiros não precisam pegar filas e esperar pela liberação de um atendente das companhias aéreas para que possam fazer as compras de suas passagens.

Entre os principais benefícios que isso pode gerar, há uma liberação dos balcões de atendimento para que os atendentes possam se focar em auxiliar os clientes e solucionar dúvidas, enquanto a venda de passagens é centralizada nos terminais de autoatendimento.

Além disso, com esse tipo de venda de passagens mais concentrado no autoatendimento, há uma diminuição do uso de dinheiro e cartões, uma vez que o pagamento pelo QR Code pode ser feito diretamente pelo smartphone dos clientes. Este menor uso de dinheiro e cartões pode contribuir para que se aumente a segurança nos aeroportos, com menores casos de furtos, por exemplo.

  • Realização de check-in

O check-in é um dos processos que mais gera reclamações por parte dos passageiros, especialmente pelo tempo de demora que isso leva. Entretanto, com o uso do QR Code nos aeroportos, até mesmo este procedimento pode ser otimizado, e feito em questão de alguns segundos.

Desta maneira, o processo de embarque pode ser feito em um tempo muito menor, e modificar o estigma que isso possui, de ser algo que leva até algumas horas. Isso pode ser algo muito benéfico até mesmo para a imagem das empresas e companhias aéreas, que poderão oferecer um serviço otimizado a seus clientes.

  • Acompanhamento de bagagem

Outro ponto que sempre foi alvo de muitas críticas por parte de passageiros de quase todas as companhias aéreas é a perda ou extravio de bagagens. Isso pode gerar muitos problemas e prejuízos de acordo com os itens perdidos em uma viagem.

Porém, outra forma de uso do QR Code nos aeroportos é com a implementação de um código visual em suas bagagens, para que a sua movimentação possa ser registrada e, assim, suas malas sejam encontradas a qualquer momento. Desta forma, mesmo em casos de extravio é possível recuperar a sua bagagem e evitar muitos problemas aos passageiros.

Por ser uma alternativa ainda em implementação em algumas companhias aéreas, é possível que esta possibilidade não esteja presente em todas as viagens, ou até que gere algum custo adicional. Entretanto, por ser um mecanismo com um alto potencial de benefícios a empresas e clientes, é possível que se torne mais comum nos próximos anos.

  • Comprovação de autenticidade de passagens

As passagens vendidas por companhias aéreas possuem diversos mecanismos de segurança, para evitar falsificações e fraudes. Entre elas, um outro uso do QR Code nos aeroportos é como uma forma de garantir que as passagens aéreas tenham a sua autenticidade comprovada.

Com essa tecnologia, até mesmo o processo de embarque é mais facilitado, pois basta que seja feita a leitura deste código e, em segundos, a passagem do cliente seja liberada. Assim, em poucos minutos é possível que todas as passagens sejam conferidas e os passageiros estejam dentro da aeronave.

Além disso, é possível que se utilize o QR Code nos aeroportos como substituto aos bilhetes de passagens aéreas, que podem ser simplesmente armazenados no smartphone de cada passageiro. Em especial, com o maior uso do autoatendimento, essa é uma possibilidade que deve ser mais comum em aeroportos de todo o mundo.

Obviamente, por ser uma tecnologia altamente diversificada, é possível que o uso do QR Code nos aeroportos apresente muitas novas possibilidades nos próximos anos, sempre em busca de tornar a experiência mais facilitada e segura. Assim, tanto empresas quanto clientes devem estar prontos para que este recurso faça ainda mais parte de seu dia a dia nos aeroportos.

Agora que você sabe mais sobre o uso do QR Code nos aeroportos, considere utilizar este recurso em suas viagens aéreas e tenha uma facilidade maior em todos os processos de seu embarque e na viagem de modo geral.

Para saber ainda mais sobre o uso do QR Code nos aeroportos e em muitos outros locais e estabelecimentos, visite a página da QR Paga e acompanhe todas as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!