Como o QR Code está sendo utilizado pelo turismo?

O setor de turismo está em franca globalização, tão necessária para expandir seus mercados e atingir o máximo de público através da informação. As cidades vêm se esforçando para dinamizar suas atrações e torná-las mais acessíveis aos turistas regionais e também do mundo, através de mecanismos como o QR Code.

A introdução do QR Code vem incentivada pelo número elevado de turistas estrangeiros, que buscam informações sobre os destinos visitados pela internet. Segundo o Ministério do Turismo, 57% acessam a web em busca de mais detalhes sobre o local, demonstrando como se torna essencial a agilidade da tecnologia do QR Code.

A informação com apenas um clique

Não só o Governo Federal, mas principalmente o Estadual e Municipal vem investindo em implantar a tecnologia de QR Code em seus pontos turísticos. Mesmo os locais mais distantes da tecnologia, já entenderam a importância de dar ao turista uma informação ágil e ampla, com apenas poucos cliques no smartphone. Dessa forma, uma estátua localizada em uma praça pública, por exemplo, pode ter ao lado de sua descrição um QR Code que inclui não só o nome do vulto que representa e o autor da obra, mas também conte a história que lhe deu importância. Essas informações enriquecem o passeio e permite ao turista ir muito além do que as tradicionais placas podem informar. Esse acesso é muito simples: basta que o visitante abra seu smartphone, clique no ícone da câmera, posicione o foco para o QR Code presente e acesse a informação que ele vai abrir. Os materiais acessados podem ter os mais diversos formatos, que podem ir de simples dados escritos em editor de textos, como também vídeos, encaminhar para sites exclusivos com jogos e entretenimentos, ou mesmo mapas. Há ainda a disposição de fotos e vídeos que podem servir como papel de parede para celular, dicas de locais mais indicados para cada perfil de idade e interesse, assim como locais turísticos semelhantes ao que a pessoa está conhecendo e que podem servir de complemento das informações. Esses conteúdos não são feitos apenas em português, mas muitas cidades disponibilizam material trilingue para atingir um maior número de pessoas que falem inglês, espanhol ou inglês. O mais interessante é que essa tecnologia não está presente apenas nos pontos turísticos mais badalados das grandes cidades, mas já é bastante difundida a tecnologia regional. Afinal, todas as cidades apresentam seus pontos históricos e belezas naturais, que podem e devem ser valorizadas por suas prefeituras. Em cada praça há uma homenagem a um vulto importante, uma igreja de séculos e uma área especial da natureza. Por isso, o QR Code ajuda não só o turismo, mas aos próprios cidadãos a conhecerem melhor o local onde moram.

Como as cidades utilizam o QR Code

Cada cidade vem organizando seu turismo de acordo com suas peculiaridades. Assim acontece como em Salvador, onde a Fundação Gregório de Mattos criou o projeto #Reconectar em que lista locais que contam a historiada cidade através do QR Code. Essa lista inclui bustos de personalidades como o próprio fundador da cidade, Thomé de Souza, que fica localizado na Praça Municipal, assim como o Elevador Lacerda, a Praça da Sê, Pelourinho e monumentos em homenagem a Castro Alves, Dodô e Osmar e Zumbi dos Palmares. A Cidade de São Paulo vem investindo maciçamente no seu turismo e recebendo em troca, cada vez mais turistas de todo o mundo. Mesmo sem praias em sua capital, a cidade já é líder em público no carnaval e disputa com Copacabana, no Rio de Janeiro, a liderança de maior réveillon. Mas nada se compara a Parada Gay, evento que atrai turistas de todo o mundo e é considerado o maior da capital. São Paulo foi uma das primeiras a investir no sistema de QR Code para atrair os visitantes e cativá-los. Em praticamente todos os monumentos, pontos turísticos e imóveis há placas com um QR Code que levam o usuário a páginas específicas e que incluem não só os dados, mas também curiosidades interessantes. Os locais vão desde o Mercado Municipal, a Galeria do Rock, a Estação da Luz, o Museu do Futebol e a Catedral da Sê, incluindo outras igrejas, pontos históricos e monumentos. Já Florianópolis, conhecido e importante capital turística brasileira, a prefeitura criou um roteiro iniciado pelo Centro Histórico, que engloba 25 locais. A iniciativa foi organizada pelos lojistas e inclui a Catedral Metropolitana, museus, praças, outras igrejas e até as pontes que ligam a cidade ao continente. A capital do frevo, Recife, não ficou de fora da inclusão do QR Code , fazendo com que os turistas possam fazer um belo passeio em seus locais turísticos e históricos. O turista tem acesso até mesmo a mapas e pontos de referência, além de curiosidades e dados sobre o local que está sendo pesquisado. Todas as cidades, agências de turismo, parques, eventos, guias, transportadoras e outras funções ligadas ao turismo, precisam estar inseridas no Cadastur, cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos, para que possam adicionar um QR Code à sua atração. Dessa forma, o Ministério do Turismo pode ter informações mais precisas sobre seus operadores e os movimentos do sistema. Para quem não tem o aplicativo de QR Code já incluído em seu smartphone, é preciso instalar um de sua preferência e que possua as ferramentas que suprem sua necessidade. Há alguns gratuitos, mas em geral, para ter acesso a um número mais abrangente de informações é preciso adquirir uma assinatura. Saiba mais sobre o uso do QR Code no cotidiano e suas facilidades, através do site .